Comissão Própria de Avaliação (CPA) - Faculdade CDL

Comissão Própria de Avaliação (CPA)

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

A Comissão Própria de Avaliação (CPA)

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade CDL (IES no 4784), foi criada em 2009 e desde esse ano publica anualmente relatório com os resultados das avaliações realizadas internamente de acordo com as diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Em 2014, a partir das recomendações apresentadas pela Nota Técnica INEP/DAES/CONAES No. 065, de 09/10/2014, o relatório passou a apresentar novas dimensões de acordo com a estruturação sugerida.

A Faculdade CDL, desde o início de suas atividades, realiza continuamente avaliação de suas atividades, seja de ensino, pesquisa e extensão por acreditar que melhorias podem ser advindas dos resultados encontrados.

O Planejamento e a Avaliação (autoavaliação) estão previstos em seus documentos norteadores, como o PDI, PPI, além dos PPC’s de todos os cursos ofertados. Esses documentos, torna-se a referência no processo de avaliação.

Todo o processo de planejamento, levantamento dos dados, análise e avaliação foi realizado segundo a metodologia do Sistema de Autoavaliação Institucional da Faculdade CDL definida em seu PDI.

Estão sendo contemplados no processo de autoavaliação e de estrutura do presente relatório os 5 eixos contemplando as dez dimensões referenciadas no marco legal do SINAES (Artigo 3º da Lei n° 10.861). O agrupamento das dimensões em eixos facilitou a inter-relação entre as atividades desenvolvidas pela instituição avaliação.

Os eixos ficam assim dispostos:

Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional: considera a dimensão 8 do SINAES (Planejamento e Avaliação).

Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional: contempla as dimensões 1 (Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional) e 3 (Responsabilidade Social da Instituição) do SINAES.

Eixo 3 – Políticas Acadêmicas: abrange as dimensões 2 (Políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Discentes).

Eixo 4 – Políticas de Gestão: compreende as dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira).

Eixo 5 – Infraestrutura Física: contempla a dimensão 7 (Infraestrutura Física).

O sistema de avaliação de uma instituição de ensino é formado por três componentes principais:

1- Avaliação das Instituições de Educação Superior (Avalies) – centro de referência e articulação do sistema de avaliação. Se desenvolve em duas etapas:

a) Autoavaliação – coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada IES, a partir de setembro de 2004;

b) Avaliação externa – realizada por comissões designada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), segundo diretrizes estabelecidas pela CONAES (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior).

2- Avaliação dos cursos de graduação (ACG)

Processo de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento.

3 – Avaliação do desempenho dos estudantes (Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes – ENADE)

Aplica-se aos estudantes do final do primeiro e do último ano do curso.

As informações obtidas com o SINAES são utilizadas pelas IES, para orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; pelos órgãos governamentais para orientar políticas públicas e pelos estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas e público em geral, para orientar suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições.

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Ouvidoria

Composição da CPA

A composição da CPA no ano de 2024, conforme a Portaria 07/2021.

Link: http://www.inep.gov.br/superior/sinaes/

Projeto de Avaliação

O Projeto de autoavaliação da Faculdade CDL orienta-se para a missão institucional da educação superior e constitui-se em um processo sem desdobramentos de natureza controladora ou de fiscalização e sim participativo e de total transparência.

O processo de autoavaliação na Faculdade busca dimensionar a relação entre o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s) e as suas práticas a fim de poder reformulá-los no planejamento e nas ações futuras. Nesta perspectiva, considera-se fundamental aplicar uma metodologia que organize as atividades das unidades acadêmicas, construindo um sistema integrado de avaliação.

A Faculdade compreende que a avaliação tem função formativa, com fins voltados para a consolidação de um processo de comunicação em que se possa apontar a partir do autoconhecimento informações do funcionamento da Instituição em suas diversas dimensões. Este projeto se apresenta como um meio para a sistematização e circulação destas dimensões de modo que a partir da apropriação das mesmas as ações reflitam a identidade da Instituição, evidenciando as suas realizações, potencialidades e fragilidades.

O processo de avaliação é contínuo e sistemático, com finalidade de promover o permanente aperfeiçoamento, a reflexão e a constante redefinição dos objetivos e das prioridades científicas e sociais da instituição acadêmica. Auxiliar a identificação e a formulação de políticas, ações e medidas institucionais que impliquem atendimento específico ou subsídios adicionais para a superação de problemas encontrados.

A avaliação interna se efetiva com a participação da comunidade acadêmica em geral, representantes em órgãos administrativos, corpo docente, discente e técnico-administrativo, além de contar com a participação de membros da comunidade externa na qual a Instituição está inserida. Representa um mapeamento da realidade social, econômica e cultural e o levantamento de dados quantitativos e qualitativos relativos às atividades acadêmicas e administrativas.

Conforme a legislação em vigor, a avaliação da Faculdade CDL, nos moldes determinados pela CPA, tem por objetivo identificar o perfil Institucional e o significado da sua atuação, por meio de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação, projetos de responsabilidade social e apoio ao corpo docente e discente, e demais atividades administrativas, respeitando a diversidade e as especificidades dos diferentes objetivos.

Calendário de Avaliação 2023.