Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) - Faculdade CDL

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF)

NAF

NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

Atividade de extensão da Faculdade CDL, com vistas a (i) proporcionar aos estudantes, conhecimento acerca da função econômica e social dos tributos, bem como dos direitos e deveres associados à tributação; (ii) qualificar o futuro profissional por meio de uma vivência prática, proporcionando a aplicação profissional do aprendizado, assim como a geração de conhecimento acerca das obrigações tributárias através, por exemplo, de discussões, criação de palestras, grupos de estudo, treinamentos e visitas guiadas à Receita Federal; (iii) disponibilizar orientação contábil e fiscal pelos estudantes universitários a pessoas físicas de baixa renda, bem como a micro-empresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos.

O NAF não é componente curricular obrigatório dos cursos nos quais os alunos participantes estão matriculados.

A participação regular do acadêmico na forma deste Regulamento confere o direito à obtenção de certificado de extensão cujas horas de atividades poderão ser aproveitadas para atividades complementares.

O NAF tem por escopo desenvolver atividades que visam atender aos princípios de responsabilidade social que norteiam a Faculdade CDL, expressando o compromisso social com a comunidade na qual está inserida.

O NAF não é um posto de atendimento da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), assim como não é um substituto de escritórios de contabilidade.

As atividades a serem desenvolvidas no âmbito do NAF são essencialmente orientativas e voltadas a proporcionar aos acadêmicos a participação em situações reais de vida e trabalho, visando à complementação de sua formação.

Em todas as atividades vinculadas ao NAF são perpassados o estudo da ética profissional e sua prática.

Os serviços ofertados são:

• Auxílio na prestação de serviços como: inscrição e informações cadastrais do CPF e CNPJ, agendamento on-line de atendimentos na RFB; consulta à situação fiscal, entre outros.
  • Preenchimento de declarações de IRRF e de isento, declarações e obrigações acessórias do micro empreendedor individual (MEI), certidão negativa de pessoa física e outras orientações no âmbito fiscal e contábil.

O horário de funcionamento:  de segunda a quarta-feira das 16h às 18h.

ENTRE EM CONTATO COM O NAF

Entre em contato

Coordenadora do NAF: Zildene Lopes do Nascimento.

Monitores do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) no semestre 2024.1: Yáskara Guimarães de Sousa e Kelvin Kolly Viana dos Santos.

Contato: naf@faculdadecdl.edu.br