O Tecnólogo em Marketing é capacitado para construir estratégias e ações para manter um relacionamento com o público alvo de uma empresa, seja on-line ou off-line. Esse profissional também atua na comunicação interna e externa, vendas e eventos realizados pela entidade. É um dos principais responsáveis pela imagem do negócio.
No dia 15 de dezembro de 2010, por meio da Portaria Nº 287 da Secretaria de Educação Profissional Tecnológica (SETEC/MEC), a Faculdade CDL obteve conceito 5 (nota máxima) na autorização para funcionamento do Curso Superior de Tecnologia em Marketing, nos quesitos Projeto Pedagógico, Corpo Docente e Infraestrutura.
Formar profissionais com conhecimentos teóricos e práticos em marketing, contemplando a formação humana, ética e social, que serão aplicados de forma crítica e reflexiva na melhoria da comunicação empresarial com o mercado, além do desenvolvimento de produtos e serviços para o segmento de comércio (atacadista e varejista) e de serviços, com foco na melhoria da competitividade de empresas de pequeno e médio porte predominantes na área geográfica de atuação da Faculdade CDL.
A Faculdade CDL busca formar profissionais com competências estratégicas de marketing capazes de identificar e satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores pós-modernos, antecipando tendências e implementando ideias inovadoras no desenvolvimento da comercialização de bens e serviços.
Para tanto, além das competências interpessoais e conceituais, a formação do perfil profissional de Marketing abrange ainda as seguintes pontos específicos:
• Desenvolver as estratégias e planos de marketing da empresa, identificando as diretrizes a serem implementadas no tocante aos investimentos que capacitam a empresa a utilizar o marketing como uma ferramenta de melhoria da competitividade;
• Planejar e coordenar a realização de pesquisas de marketing, objetivando avaliar o grau de satisfação dos usuários em relação aos bens e serviços da empresa assim como para identificação de novos mercados bens e serviços;
• Desenvolver o composto de bens e serviços da empresa de acordo com seu posicionamento no mercado;
• Analisar dados sobre o perfil do consumidor pós-moderno (renda, hábitos de consumo, entre outros);
• Tomar decisões sobre determinação dos canais de distribuição, preço e praça de acordo com o composto de bens e serviços da empresa;
• Identificar as formas mais eficientes de comunicação e vendas, a fim de desenvolver relacionamentos com consumidores, antecipar tendências e aproveitar oportunidades de mercado;
• Coordenar equipes de vendas e de relacionamento com clientes;
• Definir a política de preços e de comercialização de bens e serviços;
• Implantar estratégias para manter os clientes atuais da empresa e fortalecer sua imagem pública;
• Contratar colaboradores para a atividade de marketing, bem como sugerir e implantar políticas de remuneração, benefícios e avaliação dos recursos humanos da área;
• Assessorar os dirigentes de marketing em instituições privadas;
• Empreender negócio próprio e prestar consultoria em marketing;
• Gerenciar as atividades de compra, armazenagem e distribuição de mercadorias, bem como identificar oportunidades no varejo sem loja;
• Gerir negócios técnicos de e-business.
Serão realizadas três avaliações em cada disciplina, denominadas AP1, AP2 e AP3, sendo as duas primeiras obrigatórias (AP1 e AP2) e a terceira optativa (AP3). As avaliações serão expressas em notas variáveis de zero a dez, considerando-se uma casa decimal a título de fracionamento de nota.
Atendida a exigência de no mínimo 75% de frequência às aulas e demais atividades, o aluno é considerado aprovado na unidade curricular quando obtiver média de aproveitamento igual ou superior a 6,0 sendo consideradas apenas as duas maiores notas obtidas, dentre as três avaliações, sendo que a menor delas deve ser igual ou superior a 4,0. Notas inferiores a 4,0 não são computadas para efeito de cálculo da média. O resultado da média obtida será a média final do aluno.
Será reprovado na unidade curricular o aluno que não obtiver:
Frequência mínima de 75% às aulas e demais atividades;
Média final de aproveitamento inferior a 6,0.
Tecnólogo em Marketing
Quatro semestres (dois anos)
As disciplinas que são pré-requisitos estão disponíveis para consulta na secretaria acadêmica.
SETOR ACADÊMICO
8h às 21h de segunda a Sexta-feira
SETOR COMERCIAL E FINANCEIRO
Horário de funcionamento presencial:
8h às 18h, de segunda a sexta-feira
Horário de funcionamento on-line:
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