As oportunidades existentes para aluno do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial são amplas e bastante diversificadas, tratando-se de um profissional preparado para assumir qualquer função no que se refere às negociações comerciais e mercadológicas da empresa, a elaboração e análise de planos e projetos promocionais e de divulgação, bem como a gestão das diversas unidades operacionais de empreendimentos do setor terciário de comércio e serviços.
Em 18 de março de 2008, através da Portaria Nº 91 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC/MEC a Faculdade obteve autorização para funcionamento do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial obteve conceito 5 nas três dimensões avaliadas, sendo elas Projeto Pedagógico, Corpo Docente e Infraestrutura.
FONTE: Ipece/2006
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial visa formar profissionais com sólidos conhecimentos teóricos e práticos, que serão aplicados na melhoria da produtividade e dos resultados de empresas do setor terciário, notadamente organizações integrantes dos segmentos de comércio (atacadista e varejista) e de serviços, com foco na melhoria da sua competitividade.
– Propiciar a capacitação técnica e científica de profissionais habilitados a exercer as atribuições concernentes à gestão das diversas áreas funcionais de organizações de comércio e serviços, com qualidade e habilidade para trabalhar em equipe, desempenhando seu papel em consonância com as especificidades locais e dentro de uma visão globalizada;
– Proporcionar a disseminação de conhecimentos que ultrapassem a barreira de conceitos estritamente teóricos, oportunizando ao profissional desenvolver capacidade reflexiva, criativa e autônoma no equacionamento de problemas e na tomada de decisões;
– Estimular nos alunos a conscientização de valores sociais, tomando por premissa o saber crítico e promovendo, assim, a evolução e melhoria na comunidade, pautada na responsabilidade, ética, justiça e no compromisso;
– Propor, analisar, conceber e implementar práticas inter e multidisciplinares, bem como estimular e apoiar a execução de projetos transdisciplinares.
O campo de trabalho do profissional de Gestão Comercial é cada vez mais amplo, abrangendo cargos nos escalões alto e médio de organizações dos mais diversos segmentos. O profissional da área é considerado um consultor de negócios, capacitado para instituir, fortalecer, corrigir e direcionar marcas, produtos e serviços, buscando oportunidades junto ao mercado consumidor, além de orientar, executar e controlar atividades relativas à venda e distribuição de produtos e serviços. Para tanto, além das competências interpessoais e conceituais, o perfil profissional do Tecnólogo em Comércio e Serviços abrange ainda as seguintes capacidades específicas do cargo e que serão providas pelo Curso:
• Pesquisar o mercado em que a empresa atua, visando definir o melhor composto de produtos e serviços, conhecer a concorrência, o mercado fornecedor e, principalmente, o público consumidor;
• Planejar e coordenar a realização de pesquisas de imagem, objetivando avaliar o grau de satisfação dos clientes frente aos produtos e serviços ofertados e sobre a empresa como um todo;
• Analisar a demanda e o potencial de mercado, identificando objetivos e metas de sua atividade, alinhado com os propósitos e com a estratégia competitiva da empresa;
• Desenvolver estratégias e planos de marketing da empresa, identificando as ações a serem implementadas no tocante às políticas de preços, à variedade, aquisição, distribuição e divulgação de produtos e serviços;
• Identificar as formas mais convenientes de comunicação da empresa com o mercado, compreendendo a definição dos meios, veículos e épocas de propaganda, promoções de venda, venda pessoal, merchandising e marketing direto;
• Negociar, avaliar, contratar e medir resultados de espaços de publicidade e de produção de peças promocionais nas mídias impressas ou eletrônicas;
• Coordenar a cadeia que abrange a aquisição e o suprimento de artigos e insumos para revenda e para utilização interna, bem como o manuseio, a estocagem e a distribuição física de produtos;
• Estabelecer e gerenciar níveis de serviços para os consumidores, a localização e capacidade das instalações, a localização e tamanho dos depósitos e a seleção dos modos de transporte a utilizar;
• Planejar e coordenar a realização de pesquisas, visando aperfeiçoar o sistema logístico da empresa;
• Coordenar e gerenciar a realização de transações comerciais, atendendo as exigências da legislação e buscando maximizar o retorno para a empresa;
• Instituir mecanismos para atrair novos consumidores e manter os clientes atuais, por meio de técnicas de marketing de relacionamento e de atendimento de pós-venda;
• Planejar e decidir sobre investimentos a serem realizados, indicando fontes adequadas de recursos e o retorno esperado dos dispêndios previstos;
• Elaborar orçamentos de receitas e despesas e fluxos de caixa, bem como gerenciar necessidades e disponibilidades de capital de giro da empresa;
• Coordenar o recrutamento e seleção de funcionários, bem como elaborar e implantar políticas de remuneração, benefícios e avaliação dos recursos humanos da empresa.
Serão realizadas três avaliações em cada disciplina, denominadas AP1, AP2 e AP3, sendo as duas primeiras obrigatórias (AP1 e AP2) e a terceira optativa (AP3). As avaliações serão expressas em notas variáveis de zero a dez, considerando-se uma casa decimal a título de fracionamento de nota.
Atendida a exigência de no mínimo 75% de frequência às aulas e demais atividades, o aluno é considerado aprovado na unidade curricular quando obtiver média de aproveitamento igual ou superior a 6,0 sendo consideradas apenas as duas maiores notas obtidas, dentre as três avaliações, sendo que a menor delas deve ser igual ou superior a 4,0. Notas inferiores a 4,0 não são computadas para efeito de cálculo da média. O resultado da média obtida será a média final do aluno.
Será reprovado na unidade curricular o aluno que não obtiver:
Frequência mínima de 75% às aulas e demais atividades;
Média final de aproveitamento inferior a 6,0.
Tecnólogo em Gestão Comercial
Quatro semestres (dois anos)
As disciplinas que são pré-requisitos estão disponíveis para consulta na secretaria acadêmica.
SETOR ACADÊMICO
8h às 21h de segunda a Sexta-feira
SETOR COMERCIAL E FINANCEIRO
Horário de funcionamento presencial:
8h às 18h, de segunda a sexta-feira
Horário de funcionamento on-line:
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