Gestão Comercial

Graduação

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Sobre o curso

As oportunidades existentes para aluno do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial são amplas e bastante diversificadas, tratando-se de um profissional preparado para assumir qualquer função no que se refere às negociações comerciais e mercadológicas da empresa, a elaboração e análise de planos e projetos promocionais e de divulgação, bem como a gestão das diversas unidades operacionais de empreendimentos do setor terciário de comércio e serviços.

Em 18 de março de 2008, através da Portaria Nº 91 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC/MEC a Faculdade obteve autorização para funcionamento do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial obteve conceito 5 nas três dimensões avaliadas, sendo elas Projeto Pedagógico, Corpo Docente e Infraestrutura.

FONTE: Ipece/2006

Objetivos

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial visa formar profissionais com sólidos conhecimentos teóricos e práticos, que serão aplicados na melhoria da produtividade e dos resultados de empresas do setor terciário, notadamente organizações integrantes dos segmentos de comércio (atacadista e varejista) e de serviços, com foco na melhoria da sua competitividade.

– Propiciar a capacitação técnica e científica de profissionais habilitados a exercer as atribuições concernentes à gestão das diversas áreas funcionais de organizações de comércio e serviços, com qualidade e habilidade para trabalhar em equipe, desempenhando seu papel em consonância com as especificidades locais e dentro de uma visão globalizada;

– Proporcionar a disseminação de conhecimentos que ultrapassem a barreira de conceitos estritamente teóricos, oportunizando ao profissional desenvolver capacidade reflexiva, criativa e autônoma no equacionamento de problemas e na tomada de decisões;

– Estimular nos alunos a conscientização de valores sociais, tomando por premissa o saber crítico e promovendo, assim, a evolução e melhoria na comunidade, pautada na responsabilidade, ética, justiça e no compromisso;

– Propor, analisar, conceber e implementar práticas inter e multidisciplinares, bem como estimular e apoiar a execução de projetos transdisciplinares.

Perfil do graduado

O campo de trabalho do profissional de Gestão Comercial é cada vez mais amplo, abrangendo cargos nos escalões alto e médio de organizações dos mais diversos segmentos. O profissional da área é considerado um consultor de negócios, capacitado para instituir, fortalecer, corrigir e direcionar marcas, produtos e serviços, buscando oportunidades junto ao mercado consumidor, além de orientar, executar e controlar atividades relativas à venda e distribuição de produtos e serviços. Para tanto, além das competências interpessoais e conceituais, o perfil profissional do Tecnólogo em Comércio e Serviços abrange ainda as seguintes capacidades específicas do cargo e que serão providas pelo Curso:

• Pesquisar o mercado em que a empresa atua, visando definir o melhor composto de produtos e serviços, conhecer a concorrência, o mercado fornecedor e, principalmente, o público consumidor;

• Planejar e coordenar a realização de pesquisas de imagem, objetivando avaliar o grau de satisfação dos clientes frente aos produtos e serviços ofertados e sobre a empresa como um todo;

• Analisar a demanda e o potencial de mercado, identificando objetivos e metas de sua atividade, alinhado com os propósitos e com a estratégia competitiva da empresa;

• Desenvolver estratégias e planos de marketing da empresa, identificando as ações a serem implementadas no tocante às políticas de preços, à variedade, aquisição, distribuição e divulgação de produtos e serviços;

• Identificar as formas mais convenientes de comunicação da empresa com o mercado, compreendendo a definição dos meios, veículos e épocas de propaganda, promoções de venda, venda pessoal, merchandising e marketing direto;

• Negociar, avaliar, contratar e medir resultados de espaços de publicidade e de produção de peças promocionais nas mídias impressas ou eletrônicas;

• Coordenar a cadeia que abrange a aquisição e o suprimento de artigos e insumos para revenda e para utilização interna, bem como o manuseio, a estocagem e a distribuição física de produtos;

• Estabelecer e gerenciar níveis de serviços para os consumidores, a localização e capacidade das instalações, a localização e tamanho dos depósitos e a seleção dos modos de transporte a utilizar;

• Planejar e coordenar a realização de pesquisas, visando aperfeiçoar o sistema logístico da empresa;

• Coordenar e gerenciar a realização de transações comerciais, atendendo as exigências da legislação e buscando maximizar o retorno para a empresa;

• Instituir mecanismos para atrair novos consumidores e manter os clientes atuais, por meio de técnicas de marketing de relacionamento e de atendimento de pós-venda;

• Planejar e decidir sobre investimentos a serem realizados, indicando fontes adequadas de recursos e o retorno esperado dos dispêndios previstos;

• Elaborar orçamentos de receitas e despesas e fluxos de caixa, bem como gerenciar necessidades e disponibilidades de capital de giro da empresa;

• Coordenar o recrutamento e seleção de funcionários, bem como elaborar e implantar políticas de remuneração, benefícios e avaliação dos recursos humanos da empresa.

Critérios de Avaliação

Serão realizadas três avaliações em cada disciplina, denominadas AP1, AP2 e AP3, sendo as duas primeiras obrigatórias (AP1 e AP2) e a terceira optativa (AP3). As avaliações serão expressas em notas variáveis de zero a dez, considerando-se uma casa decimal a título de fracionamento de nota.

Atendida a exigência de no mínimo 75% de frequência às aulas e demais atividades, o aluno é considerado aprovado na unidade curricular quando obtiver média de aproveitamento igual ou superior a 6,0 sendo consideradas apenas as duas maiores notas obtidas, dentre as três avaliações, sendo que a menor delas deve ser igual ou superior a 4,0. Notas inferiores a 4,0 não são computadas para efeito de cálculo da média. O resultado da média obtida será a média final do aluno.

Será reprovado na unidade curricular o aluno que não obtiver:

Frequência mínima de 75% às aulas e demais atividades;

Média final de aproveitamento inferior a 6,0.

Grau

Tecnólogo em Gestão Comercial

Duração

Quatro semestres (dois anos)

Grade curricular

Código
Nome da disciplina
Ch
Tipo
Pré-requisito

1º Semestre

001
Comunicação Empresarial
60
EAD
-
015
Economia e Mercados
60
PRS
-
032
Princípios de Administração Mercadológica
60
PRS
-
042
Logística de Suprimentos e Reabastecimento
60
PRS
-
284/01
Gestão de Vendas
60
PRS
-
188
Projeto Integrado I
60
PRS
-

2º Semestre

002
Administração Contemporânea
60
EAD
-
430
Canais de Distribuição
60
PRS
-
025
Gestão do Capital Humano
60
PRS
-
022
Gestão Empresarial Estratégica
60
PRS
-
028
Matemática Comercial e Financeira
60
PRS
-
189
Projeto Integrado II
100
PRS
-

3º Semestre

003
Jogos de Empresas
60
EAD
-
001
Comunicação Integrada de Marketing
60
PRS
-
035
Comportamento do Consumidor
60
PRS
-
029
Contabilidade Comercial
60
PRS
-
043
Gestão Operacional de Lojas
60
PRS
-
190
Projeto Integrado III
100
PRS
-

4º Semestre

004
Direito e Legislação Empresarial
60
EAD
-
4/01
Pesquisa de Mercado
60
PRS
-
005
Gestão de Custos
60
PRS
-
023
Diagnóstico e Gestão de Processos
60
PRS
-
-
Disciplina Optativa
60
PRS
-
191
Projeto Integrado IV
25
PRS
-

Observação sobre a Grade Curricular

As disciplinas que são pré-requisitos estão disponíveis para consulta na secretaria acadêmica.

Corpo docente

Francisca Neurismene Oliveira Pinheiro, Me Coordenador(a)

Informações de contato

Horários de funcionamento

SETOR ACADÊMICO
8h às 21h de segunda a Sexta-feira

SETOR COMERCIAL E FINANCEIRO
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8h às 18h, de segunda a sexta-feira

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