Gestão de Recursos Humanos

Graduação

Desconto especial de 40%,
Consulte outros descontos especiais em categorias de descontos.
Inscreva-se

O campo de trabalho do Tecnólogo de Gestão de Recursos Humanos é cada vez mais amplo, abrangendo cargos de médio e alto escalão organizacional dos mais diversos segmentos empresariais. O egresso do curso tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos está apto a atuar em Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria; Empresas em geral (indústria, comércio e serviços); Órgãos públicos; Institutos e Centros de Pesquisa; Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

O curso superior de tecnologia em Gestão Recursos Humanos faz parte do conjunto de cursos de graduação tecnológica cujo objetivo é incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos; incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica, e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho; desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de pessoas e processos e a produção de bens e serviços; propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias.

OBJETIVO

O Curso de Gestão de Recursos Humanos da Faculdade CDL visa formar profissionais com sólidos conhecimentos teóricos e práticos, que serão aplicados na gestão com pessoas, capacitando o aluno a identificar, por meio de métodos, técnicas e práticas modernas, a importância das pessoas no contexto de uma organização, tornando-o competente para atuar nos diversos subsistemas que integram a área de Recursos Humanos das empresas.

O curso possui como objetivos formar e atualizar profissionais com alta capacidade em gestão, liderança, negociação e tomada de decisão, fornecendo-lhes embasamento teórico sólido, com ênfase no conhecimento científico e apresentando-lhes as principais práticas em uso, bem como as melhores práticas emergentes no cenário mundial.

Objetiva ainda contribuir para a formação de profissionais capazes de propor, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar com qualidade e competência as funções básicas do processo de gestão de pessoas dentro das organizações, agindo com postura ética e fundamentos científicos; Oportunizar atualização na gestão de pessoas, qualificando e preparando profissionais para as exigências que lhe serão solicitadas, bem como para a melhoria e consolidação das melhores práticas de gestão de pessoas na organização; proporcionar formação para atuação profissional na área de gestão de pessoas, possibilitando o rápido acesso ou consolidação de posição no mercado de trabalho com amplitude de perspectiva e consequente evolução profissional; Promover o desenvolvimento de novas competências no campo da gestão de recursos humanos e a atualização em modernas técnicas e estratégias gerenciais, embasadas nos fundamentos teóricos, elevando os padrões de desempenho; Formar gestores capazes de responder aos desafios das transformações sócio-políticas, econômicas e ambientais que estão acontecendo na área de relacionamento humano.

PERFIL DO GRADUADO

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos deve apresentar competência profissional e capacidade pessoal de mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pelo trabalho, em constante mudança frente as novas demandas apresentadas, aliados ao respeito à diversidade cultural e à compreensão do mundo e de si mesmo.

O egresso do curso estará apto a planejar e gerenciar sistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, rotinas de pessoal e benefícios. Desenvolve planos de carreira. Promove o desenvolvimento do comportamento individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacionais (cultura, estrutura e tecnologias). Planejar programas de qualidade de vida no trabalho. Especificar e gerenciar sistemas de avaliação de desempenho dos colaboradores da organização. Avaliar a necessidade de contratação de novos colaboradores. Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação, além de identificar oportunidades de negócios desenvolvendo a criatividade e inovação para propor soluções na área de gestão de pessoas, atendendo a novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho.

Ao terminar o curso de Gestão de Recursos Humanos o aluno poderá dar prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação.

GRAU

Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

DURAÇÃO

Quatro semestres (dois anos)

GRADE CURRICULAR

Código
Nome da disciplina
Ch
Tipo
Pré-requisito

1º Semestre

-
Comunicação Empresarial
60
EAD
-
-
Economia e Mercados
60
PRS
-
-
Mudanças Organizacionais e do Trabalho
60
PRS
-
-
Captação e Formação de Equipes
60
PRS
-
-
Psicologia Organizacional e do Trabalho
60
PRS
-
-
Projeto Integrado I
100
-

2º Semestre

-
Administração Contemporânea
60
EAD
-
-
Gestão Empresarial Estratégica
60
PRS
-
-
Negociação
60
PRS
-
-
Gestão do Desenvolvimento Humano
60
PRS
-
-
Gestão e Avaliação de Desempenho
60
PRS
-
-
Projeto Integrado II
100
-
-

3º Semestre

-
Jogos de Empresas
60
EAD
-
-
Comportamento Organizacional
60
PRS
-
-
Qualidade de Vida e Segurança do Trabalho
60
PRS
-
-
Responsabilidade Social e Ambiental
60
PRS
-
-
Gestão de Cargos, Carreiras, Remuneração e Benefícios
60
PRS
-
-
Projeto Integrado III
100
-
-

4º Semestre

-
Direito e Legislação Empresarial
60
EAD
-
-
Diagnóstico e Gestão de Processos
60
PRS
-
-
Consultoria e Indicadores de RH
60
PRS
-
-
Novas tecnologias e práticas contemporâneas de RH
60
PRS
-
-
Disciplina Optativa - LIBRAS
60
PRS
-
-
Projeto Integrado IV
100
-
-

OBSERVAÇÃO SOBRE A GRADE CURRICULAR

As disciplinas que são pré-requisitos estão disponíveis para consulta na secretaria acadêmica.

CARGA HORÁRIA

1620 horas/aula

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

A avaliação do desempenho escolar da Faculdade CDL é feita por unidade curricular, abrangendo sempre os aspectos de assiduidade (frequência) e eficiência (resultado das avaliações exigidas no decorrer do semestre letivo e exames finais). Independente dos demais resultados obtidos é considerado reprovado na unidade curricular o aluno que não obtenha frequência mínima de 75% das aulas e demais atividades programadas.

São realizadas três avaliações em cada disciplina, denominadas de AP1, AP2 e AP3, sendo as duas primeiras obrigatórias (AP1 e AP2) e a terceira optativa (AP3). As avaliações serão expressas em notas variáveis de zero a dez, considerando-se uma casa decimal a título de fracionamento de nota.

A avaliação optativa (AP3) tem por finalidade suprir eventuais ausências do aluno a qualquer das avaliações obrigatórias (AP1 ou AP2) ou possibilitar a melhoria da média obtida nas avaliações obrigatórias (AP1 e AP2). A média final do aluno em cada unidade curricular será calculada através da média aritmética das duas maiores notas das provas realizadas durante o período letivo.

Atendida a exigência de no mínimo 75% de frequência às aulas e demais atividades, o aluno é considerado aprovado na unidade curricular quando obtiver média de aproveitamento igual ou superior a 6,0, sendo consideradas apenas as duas maiores notas obtidas dentre as três avaliações: AP1, AP2 e AP3, sendo que a menor delas deve ser igual ou superior a 4,0. Notas inferiores a 4,0 não são computadas para efeito de cálculo da média. O resultado da média obtida será a média final do aluno.

Será reprovado na unidade curricular o aluno que não obtiver: frequência mínima de 75% às aulas e demais atividades; e média final de aproveitamento inferior a 6,0.

ATO AUTORIZATIVO

Portaria No 155. De 29 de março de 2019 da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior

Coordenador de Curso

Christian Avesque, Me. Coordenador(a)

Coordenadora Geral

Francisca Neurismene Oliveira Pinheiro, Me Coordenador(a)

Informações de contato

Horários de funcionamento

SETOR ACADÊMICO
8h às 21h de segunda a Sexta-feira

SETOR COMERCIAL E FINANCEIRO
Horário de funcionamento presencial:
8h às 18h, de segunda a sexta-feira

Horário de funcionamento on-line:
8h às 18h, de segunda a sexta-feira e aos sábados de 8h às 12h

Telefones de contato

(85) 3771-0750

Enviar Mensagem