O curso chegou ao Brasil em 1952 com uma imensa desvantagem de tempo e número de formados em relação aos EUA, que iniciaram o ensino de Administração no século XIX. O Ensino de Administração veio privilegiar a participação das grandes unidades produtivas, que passaram a constituir um elemento fundamental na economia do país, principalmente a partir de 1964.
Em 13 de setembro de 2012, com a Portaria Nº 169 da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES/MEC, o curso de Bacharelado em Administração da Faculdade CDL recebe autorização com conceito máximo do MEC (nota 5) em Corpo Docente, Infraestrutura e Projeto Pedagógico.
FONTE: Conselho Federal de Administração (CFA)
Formar profissionais dotados de competências necessárias ao cumprimento de sua missão na sociedade, podendo atuar diretamente no planejamento, supervisão e execução das funções que caracterizam as atividades administrativas em instituições públicas e privadas, sendo capazes de atuar de forma eficiente e eficaz, contribuindo para o alcance dos objetivos e desenvolvimento das organizações, tanto em relações comerciais quanto sociais.
O perfil dos graduados em Administração da Faculdade CDL contempla o disposto no Art. 4º da Resolução Nº 4, de 13 de julho de 2005, que dispõe que o curso deve possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:
– Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
– Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
– Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
– Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
– Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
– Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
– Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;
– Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.
Bacharel em Administração
Oito semestres (quatro anos)
A avaliação do desempenho escolar da Faculdade CDL é feita por unidade curricular, abrangendo sempre os aspectos de assiduidade (frequência) e eficiência (resultado das avaliações exigidas no decorrer do semestre letivo e exames finais). Independente dos demais resultados obtidos é considerado reprovado na unidade curricular o aluno que não obtenha frequência mínima de 75% das aulas e demais atividades programadas.
São realizadas três avaliações em cada disciplina, denominadas de AP1, AP2 e AP3, sendo as duas primeiras obrigatórias (AP1 e AP2) e a terceira optativa (AP3). As avaliações serão expressas em notas variáveis de zero a dez, considerando-se uma casa decimal a título de fracionamento de nota.
A avaliação optativa (AP3) tem por finalidade suprir eventuais ausências do aluno a qualquer das avaliações obrigatórias (AP1 ou AP2) ou possibilitar a melhoria da média obtida nas avaliações obrigatórias (AP1 e AP2). A média final do aluno em cada unidade curricular será calculada através da média aritmética das duas maiores notas das provas realizadas durante o período letivo.
Atendida a exigência de no mínimo 75% de frequência às aulas e demais atividades, o aluno é considerado aprovado na unidade curricular quando obtiver média de aproveitamento igual ou superior a 6,0, sendo consideradas apenas as duas maiores notas obtidas dentre as três avaliações: AP1, AP2 e AP3, sendo que a menor delas deve ser igual ou superior a 4,0. Notas inferiores a 4,0 não são computadas para efeito de cálculo da média. O resultado da média obtida será a média final do aluno.
Será reprovado na unidade curricular o aluno que não obtiver: frequência mínima de 75% às aulas e demais atividades; e média final de aproveitamento inferior a 6,0.
As disciplinas que são pré-requisitos estão disponíveis para consulta na secretaria acadêmica.
SETOR ACADÊMICO
8h às 21h de segunda a Sexta-feira
SETOR COMERCIAL E FINANCEIRO
Horário de funcionamento presencial:
8h às 18h, de segunda a sexta-feira
Horário de funcionamento on-line:
8h às 18h, de segunda a sexta-feira e aos sábados de 8h às 12h
(85) 3771-0750
Enviar Mensagem