FAQ - Faculdade CDL

FAQ

PERGUNTAS FREQUENTES

GRADUAÇÃO

Como faço para ingressar na Faculdade CDL?
Fechar
Mostrar resposta
Temos 4 formar de ingressar na Faculdade CDL: Vestibular, Nota do ENEM, aluno(a) já graduado e transferência de outra instituição de ensino.
Como faço para me inscrever no vestibular?
Fechar
Mostrar resposta
As inscrições ocorrem pelo site da Faculdade CDL, aba “formas de ingresso” opção: vestibular.
Quando posso me inscrever para o vestibular?
Fechar
Mostrar resposta
As inscrições ocorrem todos os meses. Sendo que inscrições que ocorrem entre os meses de outubro a março, correspondem ao semestre letivo de que inicia em fevereiro e as inscrições que ocorrem entre os meses de abril e setembro, corresponde ao semestre letivo que inicia em agosto.
Onde confiro o resultado do vestibular?
Fechar
Mostrar resposta
O resultado é informado aos candidatos via e-mail, após análise/correção das provas. Prazo de 48h até 7 dias após realização da avaliação.  Caso não receba o e-mail, entre em contato conosco: telefone/WhatsApp: 85-37710750.
Se eu vou concluir o ensino médio apenas em dezembro, posso me inscrever no vestibular em outubro ou novembro?
Fechar
Mostrar resposta
em outubro ou novembro? Sim. Você realiza a matrícula assinando termo de compromisso, tendo até a data que antecede o início das aulas para apresentar a comprovação de conclusão e iniciar o curso.
Consigo ingressar com minha nota do ENEM?
Fechar
Mostrar resposta
Sim. Escolha a opção “ENEM” no site, na aba “formas de ingresso”. Para a sua inscrição será solicitado seu número de registro do ENEM e ano da prova realizada (“ano de referência”), como também a sua média geral, que deverá ser igual ou superior a 400 pontos.
Se eu me matricular e desistir, consigo devolução do pagamento?
Fechar
Mostrar resposta
Solicitações de devolução por desistência são aceitas até 15 dias antes do início das aulas. Neste caso é ressarcido 70% do valor pago e a solicitação é feita mediante abertura de requerimento na secretaria da faculdade.
Até quando posso fazer minha matrícula?
Fechar
Mostrar resposta
As matrículas podem ser feitas até o início das aulas. Em casos especiais é possível estender esse prazo por mais alguns dias.
Qual o valor da matrícula e formas de pagamento?
Fechar
Mostrar resposta
A matrícula corresponde à primeira mensalidade. Portanto, é o mesmo valor de uma mensalidade do seu curso.
Quais documentos necessários para matrícula na graduação?
Fechar
Mostrar resposta
Documentos solicitados:
RG, CPF, certificado de conclusão do ensino médio
Comprovante de Residência;
Certificado de conclusão de curso do Ensino Médio (Exceto para ingresso como Portador de Diploma de Ensino Superior);
Certidão de nascimento ou de casamento;
Cédula de identidade (RG);
Cadastro de pessoa física (CPF);
Caso não tenha concluído o Ensino Médio, realizar pré-matrícula apresentando declaração de estar cursando o 3º ano.
Qual o horário das aulas?
Fechar
Mostrar resposta
Manhã: 1ª aula 08h às 9h40 – Intervalo – 9h40 às 10h – 2ª aula 10h às 11h20 Noite – 1ª aula 18h40 às 20h10 – Intervalo – 20h10 às 20h30 – 2ª aula 20h30 às 22h.
 O que é uma graduação com nível tecnólogo?
Fechar
Mostrar resposta
É um profissional de nível superior (assim como um engenheiro, advogado, médico etc.), que é formado para trabalhar com tecnologia dentro da área em que estudou. Por exemplo: um tecnólogo em gestão de RH é um profissional formado para cuidar da gestão de pessoas dentro de empresas e instituições. Ele desenvolve e gerência planos de carreira, analisa estratégias institucionais, elabora planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação, treinamento de pessoal. Outro exemplo: um tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um profissional que participa de todas as fases dos processos de desenvolvimento de sistemas informatizados. Ou seja, desde para projetar soluções para certos problemas até para trazer mais segurança aos dados.
Tecnólogo e técnico de nível médio são a mesma coisa?
Fechar
Mostrar resposta
Não. O técnico de nível médio, embora possua, em algumas áreas, conhecimentos parecidos com os do tecnólogo, é formado para trabalhar na operação e/ou manutenção. Já o tecnólogo, além destes conhecimentos que o técnico possui, também adquire na faculdade conhecimentos para projetar e gerenciar, dentro do que a legislação permitir. Além disso, o tecnólogo, por ser um profissional de nível superior, pode cursar pós-graduação.
Consigo desconto para pagamento antecipado da mensalidade?
Fechar
Mostrar resposta
Sim. Sendo que: Na graduação, desconto de 5% para pagamento antecipado da semestralidade. Na pós-graduação, desconto de 5% para os alunos que optarem em antecipar o pagamento total ou parcial do curso de forma à vista. O número mínimo de parcelas a serem antecipadas para validado e aplicação do desconto é de 4 parcelas a vencer. Acumulativo com os demais programas.
Eu consigo desconto para Transferência?
Fechar
Mostrar resposta
Sim. Desconto de acordo com a campanha vigente é de 50% para todos os cursos de graduação. Os descontos não são cumulativos e são válidos até o final do curso, condicionado ao vencimento.
Há desconto para quem já possui diploma de Ensino Superior?
Fechar
Mostrar resposta
Sim. Quem comprova já ter finalizado ao menos uma graduação, além da possível dispensa de matérias, possui 50% de desconto até o final do curso, condicionado ao vencimento. Os descontos não são cumulativos.
Como é o regime de cobrança nos cursos de graduação?
Fechar
Mostrar resposta
A Faculdade CDL adota o regime financeiro semestral de cobrança, sendo a semestralidade paga em 6 (seis) parcelas mensais sucessivas, também chamadas mensalidades. O cálculo dessas parcelas é feito com base nas atividades acadêmicas definidas no Projeto Pedagógico e de acordo com o curso e turno em que o aluno é matriculado.
Como é calculado o valor da parcela ou mensalidade no curso de graduação?
Fechar
Mostrar resposta
A primeira das seis mensalidades do semestre letivo corresponde à matrícula/rematrícula financeira. Esse valor é calculado com base na totalidade de créditos das disciplinas previstas na matriz curricular do curso e turno em que o aluno está matriculado. O valor das 5 (cinco) mensalidades restantes é calculado proporcionalmente ao valor dos créditos das disciplinas matriculadas.
Como ocorre o reajuste de mensalidade nos cursos de graduação?
Fechar
Mostrar resposta
O valor da semestralidade sofrerá reajustes anuais fixados a cada mês de janeiro e obedecerá à variação de custos educacionais incorridos, conforme previsão constante da Lei nº 9.870/99 e do Decreto no. 3.274/99. Os reajustes serão divulgados na forma e prazo fixados, através de portaria específica para o correspondente semestre letivo.
Qual é a data de vencimento dos cursos de graduação?
Fechar
Mostrar resposta
Para alunos novatos, o pagamento da primeira parcela correspondente à matrícula financeira, é efetuado na data da assinatura do contrato e as demais em prestações sucessivas, com vencimento até o dia 05 (cinco) de cada mês subsequente. Para alunos veteranos, a semestralidade é paga em 6 (seis) parcelas mensais sucessivas com vencimento até o dia 05 (cinco) de cada mês.
Como posso realizar os pagamentos?
Fechar
Mostrar resposta
Pagamento das parcelas ocorre por meio de boleto bancário ou através de cartão de crédito. A Instituição disponibiliza o boleto previamente no portal do aluno e poderá também enviar para o e-mail informado no cadastro do aluno. O não recebimento do boleto de cobrança não desobriga o aluno do pagamento da parcela e não o autoriza a pagá-la com atraso, uma vez que o boleto de cobrança estará à disposição no portal do aluno em tempo hábil. Também não exime da cobrança de multa, juros e atualização monetária.
O que ocorre em caso de parcelas vencidas no curso de graduação?
Fechar
Mostrar resposta
Na falta, a insuficiência ou o atraso de pagamento, na data de vencimento indicada no boleto, o valor será acrescido de:a) Juros de 1% ao mês “pró rata die”;b) Multa moratória fixada em 2% (dois por cento);c) Honorários advocatícios (20% – vinte inteiros por cento) sobre o valor total da dívida, se a cobrança se realizar por meio de advogado, conforme previsão no art. 389 do Código Civil Brasileiro. O aluno que possui qualquer benefício de redução do valor da mensalidade (bolsas/descontos) perderá o referido benefício em caso de não pagamento até a data do vencimento.
Como é a solicitação de ajustes de disciplinas/turno/curso?
Fechar
Mostrar resposta
Os acertos financeiros decorrentes de qualquer alteração acadêmica de matrícula, solicitados dentro do prazo previsto no calendário acadêmico oficial serão efetuados nos boletos de cobrança subsequentes, a partir do mês seguinte à solicitação de alteração. O calendário acadêmico define o prazo final para inclusão, exclusão e trancamento de disciplinas e a não observância desse prazo implicará na manutenção do valor das parcelas até o final do semestre, além de não ter o pedido de inclusão, exclusão e trancamento de disciplina acatado.
Como é o critério de avaliação na graduação?
Fechar
Mostrar resposta
A avaliação do desempenho escolar é feita por unidade curricular, abrangendo sempre os aspectos de assiduidade (frequência) e eficiência (resultado das avaliações exigidas no decorrer do semestre letivo e exames finais).
Qual é o percentual de frequência que o aluno pode ter para não ser reprovado por falta?
Fechar
Mostrar resposta
Independente dos demais resultados obtidos é considerado reprovado na unidade curricular o aluno que não obtenha frequência mínima de 75% das aulas e demais atividades programadas.
Quantas avaliações são feitas por semestre nos cursos de graduação?
Fechar
Mostrar resposta
São realizadas três avaliações em cada disciplina, denominadas de AP1, AP2 e AP3, sendo as duas primeiras obrigatórias (AP1 e AP2) e a terceira optativa (AP3). As avaliações serão expressas em notas variáveis de zero a dez, considerando-se uma casa decimal a título de fracionamento de nota.
Por que a avaliação AP3 é optativa?
Fechar
Mostrar resposta
A avaliação optativa (AP3) tem por finalidade suprir eventuais ausências do aluno a qualquer das avaliações obrigatórias (AP1 ou AP2) ou possibilitar a melhoria da média obtida nas avaliações obrigatórias (AP1 e AP2). A média final do aluno em cada unidade curricular será calculada, através da média aritmética das duas maiores notas das provas realizadas durante o período letivo.
Qual é a média necessária para aprovação no curso de graduação?
Fechar
Mostrar resposta
O aluno é considerado aprovado na unidade curricular, quando obtiver média de aproveitamento igual ou superior a 6,0, sendo consideradas apenas as duas maiores notas obtidas dentre as três avaliações: AP1, AP2 e AP3, sendo que a menor delas deve ser igual ou superior a 4,0. Notas inferiores a 4,0 não são computadas para efeito de cálculo da média. O resultado da média obtida será a média final do aluno. Será reprovado na unidade curricular o aluno que não obtiver: frequência mínima de 75% às aulas e demais atividades; e média final de aproveitamento inferior a 6,0.
O que é rematrícula financeira na graduação?
Fechar
Mostrar resposta
A rematrícula acadêmica somente poderá ser efetuada após o pagamento da 1ª parcela da semestralidade que corresponde à rematrícula financeira. O não pagamento da parcela referente à rematrícula financeira no prazo estipulado para vencimento implicará automaticamente na perda da vaga no semestre vigente e na consequente rescisão do presente contrato. Para efetuar a matrícula acadêmica, o (a) aluno(a) deverá estar sem débitos anteriores com a IES. Os débitos existentes devem ser pagos integralmente no ato da matrícula acadêmica, devidamente corrigidos com os acréscimos contratuais e legais.
Como faço a rematrícula?
Fechar
Mostrar resposta
A cada final de semestre o processo de rematrícula inicia, onde o aluno tem a responsabilidade de renovar seu contrato de matrícula com a faculdade por mais 6 meses, solicitando sua matrícula online no portal do aluno. Para efetivar sua rematrícula, o aluno deve efetuar o pagamento da parcela referente a rematrícula e não possuir débitos anteriores.
Quando tenho acesso ao quadro de ofertas das disciplinas?
Fechar
Mostrar resposta
Depois que a parcela da rematrícula for paga e compensada, o aluno terá acesso à oferta de disciplinas para aceitar a sugestão da Faculdade CDL ou escolher as disciplinas no portal do aluno.
O que acontece com o aluno que não fizer a rematrícula dentro do prazo?
Fechar
Mostrar resposta
A não realização da matrícula dentro do prazo acarretará a desistência por falta de matrícula e perda da vaga do aluno no curso.
O que o aluno deve fazer caso tenha algum problema na realização de sua rematrícula?
Fechar
Mostrar resposta
O aluno deve procurar a Secretaria Acadêmica, verificando os horários de atendimento, e/ou coordenador do seu curso.
O que fazer quando as disciplinas da minha grade não estão disponíveis para rematrícula?
Fechar
Mostrar resposta
A oferta semestral das disciplinas varia de acordo com a análise da coordenação. Caso a disciplina que não foi ofertada, é a que está faltando para você concluir seu curso, você deverá entrar em contato com a secretaria para orientações.
Como realizar a entrega das atividades complementares?
Fechar
Mostrar resposta
Acessar o portal do aluno e dentro do prazo abrir o requerimento de atividade complementar, anexado a documentação de comprovações. Feito isso, é só aguardar. Ao chegar à solicitação na secretaria, ela passará para o coordenador do curso e este fará a avaliação da atividade e das horas, após o deferimento a secretaria lançará no prazo de 7 dias úteis todas as atividades no sistema.
Quem devo procurar para assinar meu Termo de Compromisso de Estágio ou sanar dúvidas presencialmente?
Fechar
Mostrar resposta
No site existe o modelo de convênio e termo de compromisso. A secretaria acadêmica recebe a documentação por e-mail ou presencial. O termo é encaminhado para a assinatura do superintendente e o prazo é 3 dias úteis.
O Estágio Supervisionado Obrigatório é remunerado?
Fechar
Mostrar resposta
Não. O estágio supervisionado obrigatório é uma disciplina curricular do curso de bacharelado. Há a possibilidade de encontro entre um estágio supervisionado e um estágio remunerado, mas essa não é a regra.
Como fazer o primeiro acesso ao Portal do Aluno?
Fechar
Mostrar resposta
Para primeiro acesso, o aluno no site da Faculdade CDL irá clicar no item “Portal do Aluno” que se localiza no canto superior direito. Irá ingressar com o RA (Registro Acadêmico que é nº de matrícula) e a senha padrão (123456), assim que ingressar já irá solicitar a troca da senha.
Esqueci minha senha do portal do aluno, como posso redefini-la?
Fechar
Mostrar resposta
Clique em “Esqueci minha senha” em seguida coloque o seu nº do RA e o seu e-mail pessoal. Você receberá um e-mail com instruções para redefinição da sua senha.
Como solicitar uma declaração de aluno regularmente matriculado?
Fechar
Mostrar resposta
Acesse a aba “relatórios” no portal do aluno ao qual será gerado automaticamente a declaração com seus dados.
Como solicitar a carteira de estudante?
Fechar
Mostrar resposta
Você solicita a carteirinha no site da ETUFOR, https://idestudantil.fortaleza.ce.gov.br/. Caso você já tenha carteirinha por outra instituição, entre em contato com a secretaria para atualizar seus dados.
Como acessar a plataforma EAD da Faculdade CDL?
Fechar
Mostrar resposta
Acesse https://cdl.app.toolzz.com.br  faça login com seu e-mail da faculdade (0000000000@faculdadecdl.edu.br) e a senha padrão: aluno1234.
Qual o horário de funcionamento da Biblioteca?
Fechar
Mostrar resposta
Das 8:00 às 22:00 de segunda à sexta-feira.
É necessário algum documento ou valor para tomar livros emprestados?
Fechar
Mostrar resposta
Não. Todos os alunos regularmente matriculados estão automaticamente inscritos na biblioteca física, bastando apenas informar o nome ou matrícula no ato da solicitação, sem qualquer cobrança de valor.
Outra pessoa pode tomar livros emprestados em nome do aluno?
Fechar
Mostrar resposta
Não, somente o titular poderá tomar livros emprestados em seu nome.
Quais publicações existem na Biblioteca?
Fechar
Mostrar resposta
Todas as publicações que fazem parte da matriz curricular dos cursos e demais obras de literatura e cultura geral.
Todas as publicações podem ser tomadas por empréstimo?
Fechar
Mostrar resposta
Não. As publicações categorizadas como: “Referência” (dicionários, guias, anuários etc.), assim como o exemplar nº 1 (cativo) de todas as bibliografias de cursos são limitadas à consulta interna.
Quantos livros são possíveis tomar por empréstimo simultaneamente?
Fechar
Mostrar resposta
Até 5 livros.
Qual o prazo de empréstimo?
Fechar
Mostrar resposta
14 dias úteis.
Como é registrado o empréstimo de publicações?
Fechar
Mostrar resposta
É registrado a partir da apresentação das publicações escolhidas pelo aluno, apresentadas no balcão de atendimento e o devido registro no sistema de gerenciamento RM Biblios Totvs.
Quando a publicação é considerada devolvida?
Fechar
Mostrar resposta
A publicação só é considerada devolvida após a entrega junto ao balcão de atendimento e a devida baixa no sistema da Biblioteca.
O que ocorre quando a publicação é devolvida com atraso?
Fechar
Mostrar resposta
Ocorre a multa educativa no valor de R$ 1,50 por dia/livro.
A biblioteca avisa ao aluno sobre o prazo de devolução?
Fechar
Mostrar resposta
Sim. O aluno tem ciência no ato do empréstimo e é enviado comunicado aos alunos, no entanto, é obrigação do aluno atentar para a data da devolução, pois falhas na comunicação eletrônica podem ocorrer.
Quando a publicação deixa de constar na responsabilidade do aluno?
Fechar
Mostrar resposta
Somente após a entrega e devida baixa no sistema da Biblioteca.
O que ocorre quando a publicação não é devolvida por conta de perda/extravio, ou devolvida com dano?
Fechar
Mostrar resposta
O aluno deve comunicar à Biblioteca e fazer a reposição da publicação de igual título e autor. Em caso de não existência no mercado, a Biblioteca decide por outra obra de igual valor, conforme adequação.
Outra pessoa pode devolver o livro pelo aluno?
Fechar
Mostrar resposta
Sim. Basta informar o nome do aluno, no entanto, caso haja multa por atraso, não isenta o titular da multa.
Posso fazer reserva de publicação quando a desejada não se encontrar no acervo?
Fechar
Mostrar resposta
Sim. A reserva de publicação não disponível, ou seja, ainda não devolvida poderá ocorrer através de solicitação pessoal, por telefone ou via portal do aluno, e será atendida conforme a ordem de registros no sistema, ficando à disposição do usuário por um dia, perdendo o efeito passado esse prazo.
Como funciona a renovação de livros já emprestados?
Fechar
Mostrar resposta
Pode ser efetivada sempre, desde que não haja reserva efetuada por outro aluno. Até 4 vezes em seguida via portal, depois disso, o aluno deve comparecer com a publicação para efetivá-la pessoalmente.
Quais outros serviços são oferecidos pela Biblioteca?
Fechar
Mostrar resposta
Além do empréstimo de livros, orientação para pesquisa e trabalhos acadêmicos, espaço de leitura, micros à disposição com internet e rede Wi-Fi, informativos variados.
Existe alguma proibição em relação ao comportamento na Biblioteca?
Fechar
Mostrar resposta
Sim. Não é aceito portar alimentos e bebidas no recinto da Biblioteca, pois podem atrair insetos e roedores, danificando os livros e sujando o ambiente. O uso de celular deve ser restrito, sempre no modo silencioso, com fone de ouvido, as conversas devem ocorrer no ambiente externo, para não atrapalhar a leitura e estudo dos presentes.
Como acessar a Biblioteca Virtual?
Fechar
Mostrar resposta
O acesso à Biblioteca Virtual (BV) se dá por intermédio do link: https://www.bvirtual.com.br/, incluindo o CPF como login, e a senha inicial Aluno@2020, para alunos veteranos, e Aluno@2021, para alunos novatos em 2021.
Há outro meio de acessar a Biblioteca Virtual?
Fechar
Mostrar resposta
Sim. Pelo portal do aluno, clicando no banner da BV e fazendo login.
Há custo para o aluno com o acesso às publicações da Biblioteca Virtual?
Fechar
Mostrar resposta
Não. O acesso é gratuito, quem arca com o custo da plataforma é a Faculdade CDL.
Há custo para o aluno com a impressão de páginas das publicações da Biblioteca Virtual?
Fechar
Mostrar resposta
Sim. As impressões são pagas pelo aluno. O aluno compra créditos para fazer as impressões utilizando a própria plataforma da BV, onde há orientação a respeito.
É permitido imprimir a totalidade de uma publicação?
Fechar
Mostrar resposta
Não. Apenas 50% das publicações que estão disponíveis, sendo 20 páginas por vez, definido pela própria plataforma.
Quantas publicações existem na Biblioteca Virtual?
Fechar
Mostrar resposta
São mais de 11.000 publicações. Esse número é flutuante, há publicações que deixam de constar e outras novas que passam a fazer parte, depende das editoras fornecedoras que têm contrato com a plataforma de livros Pearson.
Quais publicações existem na Biblioteca Virtual?
Fechar
Mostrar resposta
Existem publicações de todas as áreas do conhecimento, os títulos são definidos pela própria Pearson, a partir dos contratos que firma com as Editoras parceiras.
Quais os formatos das publicações?
Fechar
Mostrar resposta
Os formatos são PDF e EPUB.
Como se faz para escolher e ler publicação na plataforma Biblioteca Virtual?
Fechar
Mostrar resposta
Digita-se o autor, assunto, título no campo de pesquisa. Essa pesquisa também pode ser por categoria, subcategoria e editora.
É possível copiar publicação?
Fechar
Mostrar resposta
Não. Todo o material na plataforma é criptografado, protegido de cópia.
Quais recursos de leitura e estudo a plataforma oferece?
Fechar
Mostrar resposta
Vários recursos, dentre eles, criar listas de leitura, programar leituras, definir cartões de estudo.
Qual a diferença entre o trancamento e a desistência do meu curso de graduação?
Fechar
Mostrar resposta
O cancelamento de matrícula deverá ser solicitado, através de requerimento no portal do aluno. O aluno deve optar por se deseja TRANCAR ou DESISTIR DO CURSO. Abaixo apresentamos a diferença entre as duas solicitações: Trancar: No Trancamento, o aluno poderá reabrir sua matrícula em até 24 meses sem a necessidade de participar do processo seletivo. No regresso após 24 meses, o processo seletivo se faz obrigatório. Desistir: Ao solicitar a desistência do curso, para retornar à Faculdade, será necessário participar do processo seletivo, independente do prazo. Ao requerer o trancamento ou desistência do curso, a parcela do mês de formalização do pedido é devida.O trancamento ou o cancelamento de matrícula são os atos eficazes para suspender a cobrança das mensalidades escolares vincendas, a partir do mês subsequente ao trancamento, subsistindo a obrigação em relação às mensalidades vencidas e não pagas. No caso de desistência imotivada do curso, será cobrada a título de multa contratual, a importância relativa a 10% (dez por cento) sobre o valor total do contrato, devendo o desistente encontrar-se em dia com os pagamentos das mensalidades devidas até a data do pedido formal de cancelamento da matrícula, respeitando as datas expostas no calendário acadêmico. Caso o pagamento do semestre tenha sido efetuado à vista, será devolvida ao CONTRATANTE a importância relativa ao valor proporcional dos meses ainda não cursados abatidos o valor devido a título de multa contratual acima prevista. Ao aluno ingressante no primeiro semestre não é permitido efetuar trancamento de matrícula, sem que ao menos tenha cursado um mês do curso.
Mostrar mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PÓS-GRADUAÇÃO

Os cursos de pós-graduação são reconhecidos pelo MEC?
Fechar
Mostrar resposta
As instituições credenciadas pelo Ministério da Educação – MEC tem autonomia para oferecer cursos de especialização ao nível de pós-graduação lato sensu nas áreas em que possuem competência instalada. Portanto, os cursos de especialização independem de autorização prévia de reconhecimento e renovação de reconhecimento, porém deve atender rigorosamente a todas as exigências da Resolução nº 1 de 06 de abril de 2018.
Qual é a nota do curso de pós-graduação concedida pelo MEC?
Fechar
Mostrar resposta
Não há uma nota específica para cada curso. No entanto, é importante ressaltar que os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu estão sujeitos a avaliação do MEC, na ocasião de recredenciamento da IES.
Qual é a carga horária mínima dos cursos de pós-graduação?
Fechar
Mostrar resposta
Os cursos de especializações possuem a carga horária mínima de 360 horas, porém de acordo com a complexidade do projeto, o curso poderá apresentar uma carga horária superior a 360 horas.
Posso me inscrever na pós-graduação antes de concluir a graduação?
Fechar
Mostrar resposta
Infelizmente não, os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino.
Qual a certificação recebida ao final do curso de pós-graduação?
Fechar
Mostrar resposta
O aluno receberá um certificado de conclusão do curso de especialização lato sensu.
O curso de pós-graduação Lato Sensu habilita o profissional a ministrar aulas?
Fechar
Mostrar resposta
Sim. É preciso ter no mínimo uma pós-graduação lato sensu para dar aulas em faculdades privadas. Já, nas universidades públicas, o requisito indispensável é que o profissional tenha uma pós-graduação stricto sensu, ou seja, mestrado, doutorado ou pós-doutorado. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013.
Posso solicitar a antecipação do término do curso?
Fechar
Mostrar resposta
Infelizmente não, o aluno deverá seguir o curso de acordo com o cronograma de aulas da turma.
Cursei uma pós-graduação em outra IES, consigo realizar aproveitamento de matérias?
Fechar
Mostrar resposta
O aproveitamento de matérias fica a critério do setor de análise curricular, onde é necessário o candidato apresentar o conteúdo programático e histórico do curso para ser analisado. Fica autorizado o aproveitamento apenas se o conteúdo ministrado pela outra instituição de ensino for compatível com o aplicado pela Faculdade CDL.
No curso de pós-graduação também tem férias?
Fechar
Mostrar resposta
Sim. Ocorre geralmente nos meses de dezembro e julho, como também ocorre uma pausa na transição do eixo específico para o eixo integrado.
Quais documentos tenho direito após a conclusão do meu curso de pós-graduação?
Fechar
Mostrar resposta
O atestado de conclusão de curso, o histórico escolar e o certificado de conclusão. Tais documentos estarão disponíveis para o aluno, quando estiver com status de “formado” e deverá ser solicitado na secretaria acadêmica.
Qual a diferença entre uma especialização e o MBA?
Fechar
Mostrar resposta
Ambos são cursos de pós-graduação latu senso, sendo que a especialização abrange diversas áreas de atuação do conhecimento, porém são mais específicas. O MBA (Master in Business Administration) é também uma especialização, porém focado em cursos da área de gestão.
Qual a diferença entre MBA e MBIS?
Fechar
Mostrar resposta
Os cursos de MBA (Master in Business Administration) são cursos na área de gestão, e MBIS (Master in Business Information Security) são cursos de gestão na área de informática.
Como consigo a grade curricular do curso de pós-graduação?
Fechar
Mostrar resposta
A grade curricular vigente está disponível para consulta aqui no site, aba pós-graduação. E as matrizes de turmas anteriores (antigas) na secretaria de pós-graduação.
Como tenho acesso ao cronograma de aulas da pós-graduação?
Fechar
Mostrar resposta
O cronograma de aulas é disponibilizado aos alunos antes início do curso. Ele estará disponível através do e-mail, WhatsApp e na secretaria da Faculdade CDL.
Como realizo o pagamento das mensalidades da pós-graduação?
Fechar
Mostrar resposta
Os boletos estarão disponíveis no portal do aluno, na parte financeira. O aluno deverá providenciar os pagamentos nas datas previstas, ou seja, até o dia 15 de cada mês.
Qual é a média necessária para aprovação no curso de pós-graduação?
Fechar
Mostrar resposta
A nota mínima por disciplina é 5,0 e a média geral para a conclusão do curso não pode ser inferior a 7,0.
Qual é o percentual de frequência que o aluno pode ter para não ser reprovado por falta?
Fechar
Mostrar resposta
Independente dos demais resultados obtidos é considerado reprovado o aluno que não obtenha frequência mínima de 75% das aulas e demais atividades programadas.
Se eu reprovar por falta ou por nota uma disciplina, como devo fazer? Tem custo?
Fechar
Mostrar resposta
Deverá procurar a secretaria dos cursos de pós-graduação para realizar a matrícula da disciplina em reposição. Tem custo, o valor deverá ser pago no ato da rematrícula e será cobrado por disciplina.
O TCC dos cursos de pós-graduação na Faculdade CDL é opcional ou obrigatório?
Fechar
Mostrar resposta
O TCC não é obrigatório, conforme resolução CNE/CES nº 1 de 6 de abril de 2018. Ou seja, o aluno pode escolher no final do curso, se deseja realizar ou não o TCC.
Quantas disciplinas tenho que cursar para poder defender o meu TCC?
Fechar
Mostrar resposta
Precisam cursar as 15 disciplinas do curso com média geral igual ou superior a 7,0 para estar apto a realizar o TCC.
Qual o prazo final para a entrega do TCC?
Fechar
Mostrar resposta
O prazo final é 6 meses, após a conclusão da última disciplina do cronograma do curso.
Se eu perder o prazo da entrega do TCC, como faço?
Fechar
Mostrar resposta
Será necessário comparecer à secretaria dos cursos de pós-graduação para realizar a rematrícula acadêmica e financeira (consultar o valor da rematrícula).
Qual é o prazo para a emissão do certificado, após a conclusão do curso?
Fechar
Mostrar resposta
O prazo para emissão do certificado de conclusão é de 90 a 120 dias, após a conclusão e aprovação de todas as disciplinas do curso.
Ao me matricular em um curso de pós-graduação tenho direito a carteira de estudante?
Fechar
Mostrar resposta
Sim. Desde que seja solicitada dentro do período regular do curso.
Como solicitar a carteira de estudante?
Fechar
Mostrar resposta
Você solicita a carteirinha no site da ETUFOR, https://idestudantil.fortaleza.ce.gov.br/ Caso você já tenha carteirinha por outra instituição, entre em contato com a secretaria para atualizar seus dados.
Posso trancar meu curso de pós-graduação?
Fechar
Mostrar resposta
Não. Os cursos de pós-graduação não podem ser trancados, uma vez que funcionam por oferta. O aluno que estiver impossibilitado de frequentar as aulas de forma definitiva, ou seja, sem prazo prévio para retorno deverá solicitar a desistência do curso por meio de requerimento no portal do aluno. Quando ocorre a desistência é realizado o cancelamento total do curso. E caso deseje retornar ao curso após o cancelamento deverá iniciar uma nova matrícula com novo plano de pagamento.
Posso trancar alguma disciplina do meu curso?
Fechar
Mostrar resposta
Sim. Quando o aluno estiver impossibilitado de frequentar as aulas, há possibilidade de trancar até três disciplinas, porém não haverá a suspensão do plano de pagamento vigente. As reposições das disciplinas trancadas deverão ser tratadas diretamente com a coordenação do curso de pós-graduação e não haverá custo adicional.
Mostrar mais

Não encontrou o que procura?

Entre em contato com a gente FALE CONOSCO