Como faço para ingressar na Faculdade CDL?
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Temos 4 formar de ingressar na Faculdade CDL: Vestibular, Nota do ENEM, aluno(a) já graduado e transferência de outra instituição de ensino.
Como faço para me inscrever no vestibular?
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As inscrições ocorrem pelo site da Faculdade CDL, aba “formas de ingresso” opção: vestibular.
Quando posso me inscrever para o vestibular?
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As inscrições ocorrem todos os meses. Sendo que inscrições que ocorrem entre os meses de outubro a março, correspondem ao semestre letivo de que inicia em fevereiro e as inscrições que ocorrem entre os meses de abril e setembro, corresponde ao semestre letivo que inicia em agosto.
Onde confiro o resultado do vestibular?
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O resultado é informado aos candidatos via e-mail, após análise/correção das provas. Prazo de 48h até 7 dias após realização da avaliação. Caso não receba o e-mail, entre em contato conosco: telefone/WhatsApp: 85-37710750.
Se eu vou concluir o ensino médio apenas em dezembro, posso me inscrever no vestibular em outubro ou novembro?
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em outubro ou novembro? Sim. Você realiza a matrícula assinando termo de compromisso, tendo até a data que antecede o início das aulas para apresentar a comprovação de conclusão e iniciar o curso.
Consigo ingressar com minha nota do ENEM?
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Sim. Escolha a opção “ENEM” no site, na aba “formas de ingresso”. Para a sua inscrição será solicitado seu número de registro do ENEM e ano da prova realizada (“ano de referência”), como também a sua média geral, que deverá ser igual ou superior a 400 pontos.
Se eu me matricular e desistir, consigo devolução do pagamento?
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Solicitações de devolução por desistência são aceitas até 15 dias antes do início das aulas. Neste caso é ressarcido 70% do valor pago e a solicitação é feita mediante abertura de requerimento na secretaria da faculdade.
Até quando posso fazer minha matrícula?
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As matrículas podem ser feitas até o início das aulas. Em casos especiais é possível estender esse prazo por mais alguns dias.
Qual o valor da matrícula e formas de pagamento?
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A matrícula corresponde à primeira mensalidade. Portanto, é o mesmo valor de uma mensalidade do seu curso.
Quais documentos necessários para matrícula na graduação?
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Documentos solicitados:
RG, CPF, certificado de conclusão do ensino médio
Comprovante de Residência;
Certificado de conclusão de curso do Ensino Médio (Exceto para ingresso como Portador de Diploma de Ensino Superior);
Certidão de nascimento ou de casamento;
Cédula de identidade (RG);
Cadastro de pessoa física (CPF);
Caso não tenha concluído o Ensino Médio, realizar pré-matrícula apresentando declaração de estar cursando o 3º ano.
Qual o horário das aulas?
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Manhã: 1ª aula 08h às 9h40 – Intervalo – 9h40 às 10h – 2ª aula 10h às 11h20 Noite – 1ª aula 18h40 às 20h10 – Intervalo – 20h10 às 20h30 – 2ª aula 20h30 às 22h.
O que é uma graduação com nível tecnólogo?
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É um profissional de nível superior (assim como um engenheiro, advogado, médico etc.), que é formado para trabalhar com tecnologia dentro da área em que estudou. Por exemplo: um tecnólogo em gestão de RH é um profissional formado para cuidar da gestão de pessoas dentro de empresas e instituições. Ele desenvolve e gerência planos de carreira, analisa estratégias institucionais, elabora planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação, treinamento de pessoal. Outro exemplo: um tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um profissional que participa de todas as fases dos processos de desenvolvimento de sistemas informatizados. Ou seja, desde para projetar soluções para certos problemas até para trazer mais segurança aos dados.
Tecnólogo e técnico de nível médio são a mesma coisa?
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Não. O técnico de nível médio, embora possua, em algumas áreas, conhecimentos parecidos com os do tecnólogo, é formado para trabalhar na operação e/ou manutenção. Já o tecnólogo, além destes conhecimentos que o técnico possui, também adquire na faculdade conhecimentos para projetar e gerenciar, dentro do que a legislação permitir. Além disso, o tecnólogo, por ser um profissional de nível superior, pode cursar pós-graduação.
Consigo desconto para pagamento antecipado da mensalidade?
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Sim. Sendo que: Na graduação, desconto de 5% para pagamento antecipado da semestralidade. Na pós-graduação, desconto de 5% para os alunos que optarem em antecipar o pagamento total ou parcial do curso de forma à vista. O número mínimo de parcelas a serem antecipadas para validado e aplicação do desconto é de 4 parcelas a vencer. Acumulativo com os demais programas.
Eu consigo desconto para Transferência?
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Sim. Desconto de acordo com a campanha vigente é de 50% para todos os cursos de graduação. Os descontos não são cumulativos e são válidos até o final do curso, condicionado ao vencimento.
Há desconto para quem já possui diploma de Ensino Superior?
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Sim. Quem comprova já ter finalizado ao menos uma graduação, além da possível dispensa de matérias, possui 50% de desconto até o final do curso, condicionado ao vencimento. Os descontos não são cumulativos.
Como é o regime de cobrança nos cursos de graduação?
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A Faculdade CDL adota o regime financeiro semestral de cobrança, sendo a semestralidade paga em 6 (seis) parcelas mensais sucessivas, também chamadas mensalidades. O cálculo dessas parcelas é feito com base nas atividades acadêmicas definidas no Projeto Pedagógico e de acordo com o curso e turno em que o aluno é matriculado.
Como é calculado o valor da parcela ou mensalidade no curso de graduação?
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A primeira das seis mensalidades do semestre letivo corresponde à matrícula/rematrícula financeira. Esse valor é calculado com base na totalidade de créditos das disciplinas previstas na matriz curricular do curso e turno em que o aluno está matriculado. O valor das 5 (cinco) mensalidades restantes é calculado proporcionalmente ao valor dos créditos das disciplinas matriculadas.
Como ocorre o reajuste de mensalidade nos cursos de graduação?
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O valor da semestralidade sofrerá reajustes anuais fixados a cada mês de janeiro e obedecerá à variação de custos educacionais incorridos, conforme previsão constante da Lei nº 9.870/99 e do Decreto no. 3.274/99. Os reajustes serão divulgados na forma e prazo fixados, através de portaria específica para o correspondente semestre letivo.
Qual é a data de vencimento dos cursos de graduação?
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Para alunos novatos, o pagamento da primeira parcela correspondente à matrícula financeira, é efetuado na data da assinatura do contrato e as demais em prestações sucessivas, com vencimento até o dia 05 (cinco) de cada mês subsequente. Para alunos veteranos, a semestralidade é paga em 6 (seis) parcelas mensais sucessivas com vencimento até o dia 05 (cinco) de cada mês.
Como posso realizar os pagamentos?
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Pagamento das parcelas ocorre por meio de boleto bancário ou através de cartão de crédito. A Instituição disponibiliza o boleto previamente no portal do aluno e poderá também enviar para o e-mail informado no cadastro do aluno. O não recebimento do boleto de cobrança não desobriga o aluno do pagamento da parcela e não o autoriza a pagá-la com atraso, uma vez que o boleto de cobrança estará à disposição no portal do aluno em tempo hábil. Também não exime da cobrança de multa, juros e atualização monetária.
O que ocorre em caso de parcelas vencidas no curso de graduação?
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Na falta, a insuficiência ou o atraso de pagamento, na data de vencimento indicada no boleto, o valor será acrescido de:a) Juros de 1% ao mês “pró rata die”;b) Multa moratória fixada em 2% (dois por cento);c) Honorários advocatícios (20% – vinte inteiros por cento) sobre o valor total da dívida, se a cobrança se realizar por meio de advogado, conforme previsão no art. 389 do Código Civil Brasileiro. O aluno que possui qualquer benefício de redução do valor da mensalidade (bolsas/descontos) perderá o referido benefício em caso de não pagamento até a data do vencimento.
Como é a solicitação de ajustes de disciplinas/turno/curso?
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Os acertos financeiros decorrentes de qualquer alteração acadêmica de matrícula, solicitados dentro do prazo previsto no calendário acadêmico oficial serão efetuados nos boletos de cobrança subsequentes, a partir do mês seguinte à solicitação de alteração. O calendário acadêmico define o prazo final para inclusão, exclusão e trancamento de disciplinas e a não observância desse prazo implicará na manutenção do valor das parcelas até o final do semestre, além de não ter o pedido de inclusão, exclusão e trancamento de disciplina acatado.
Como é o critério de avaliação na graduação?
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A avaliação do desempenho escolar é feita por unidade curricular, abrangendo sempre os aspectos de assiduidade (frequência) e eficiência (resultado das avaliações exigidas no decorrer do semestre letivo e exames finais).
Qual é o percentual de frequência que o aluno pode ter para não ser reprovado por falta?
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Independente dos demais resultados obtidos é considerado reprovado na unidade curricular o aluno que não obtenha frequência mínima de 75% das aulas e demais atividades programadas.
Quantas avaliações são feitas por semestre nos cursos de graduação?
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São realizadas três avaliações em cada disciplina, denominadas de AP1, AP2 e AP3, sendo as duas primeiras obrigatórias (AP1 e AP2) e a terceira optativa (AP3). As avaliações serão expressas em notas variáveis de zero a dez, considerando-se uma casa decimal a título de fracionamento de nota.
Por que a avaliação AP3 é optativa?
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A avaliação optativa (AP3) tem por finalidade suprir eventuais ausências do aluno a qualquer das avaliações obrigatórias (AP1 ou AP2) ou possibilitar a melhoria da média obtida nas avaliações obrigatórias (AP1 e AP2). A média final do aluno em cada unidade curricular será calculada, através da média aritmética das duas maiores notas das provas realizadas durante o período letivo.
Qual é a média necessária para aprovação no curso de graduação?
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O aluno é considerado aprovado na unidade curricular, quando obtiver média de aproveitamento igual ou superior a 6,0, sendo consideradas apenas as duas maiores notas obtidas dentre as três avaliações: AP1, AP2 e AP3, sendo que a menor delas deve ser igual ou superior a 4,0. Notas inferiores a 4,0 não são computadas para efeito de cálculo da média. O resultado da média obtida será a média final do aluno. Será reprovado na unidade curricular o aluno que não obtiver: frequência mínima de 75% às aulas e demais atividades; e média final de aproveitamento inferior a 6,0.
O que é rematrícula financeira na graduação?
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A rematrícula acadêmica somente poderá ser efetuada após o pagamento da 1ª parcela da semestralidade que corresponde à rematrícula financeira. O não pagamento da parcela referente à rematrícula financeira no prazo estipulado para vencimento implicará automaticamente na perda da vaga no semestre vigente e na consequente rescisão do presente contrato. Para efetuar a matrícula acadêmica, o (a) aluno(a) deverá estar sem débitos anteriores com a IES. Os débitos existentes devem ser pagos integralmente no ato da matrícula acadêmica, devidamente corrigidos com os acréscimos contratuais e legais.
Como faço a rematrícula?
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A cada final de semestre o processo de rematrícula inicia, onde o aluno tem a responsabilidade de renovar seu contrato de matrícula com a faculdade por mais 6 meses, solicitando sua matrícula online no portal do aluno. Para efetivar sua rematrícula, o aluno deve efetuar o pagamento da parcela referente a rematrícula e não possuir débitos anteriores.
Quando tenho acesso ao quadro de ofertas das disciplinas?
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Depois que a parcela da rematrícula for paga e compensada, o aluno terá acesso à oferta de disciplinas para aceitar a sugestão da Faculdade CDL ou escolher as disciplinas no portal do aluno.
O que acontece com o aluno que não fizer a rematrícula dentro do prazo?
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A não realização da matrícula dentro do prazo acarretará a desistência por falta de matrícula e perda da vaga do aluno no curso.
O que o aluno deve fazer caso tenha algum problema na realização de sua rematrícula?
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O aluno deve procurar a Secretaria Acadêmica, verificando os horários de atendimento, e/ou coordenador do seu curso.
O que fazer quando as disciplinas da minha grade não estão disponíveis para rematrícula?
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A oferta semestral das disciplinas varia de acordo com a análise da coordenação. Caso a disciplina que não foi ofertada, é a que está faltando para você concluir seu curso, você deverá entrar em contato com a secretaria para orientações.
Como realizar a entrega das atividades complementares?
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Acessar o portal do aluno e dentro do prazo abrir o requerimento de atividade complementar, anexado a documentação de comprovações. Feito isso, é só aguardar. Ao chegar à solicitação na secretaria, ela passará para o coordenador do curso e este fará a avaliação da atividade e das horas, após o deferimento a secretaria lançará no prazo de 7 dias úteis todas as atividades no sistema.
Quem devo procurar para assinar meu Termo de Compromisso de Estágio ou sanar dúvidas presencialmente?
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No site existe o modelo de convênio e termo de compromisso. A secretaria acadêmica recebe a documentação por e-mail ou presencial. O termo é encaminhado para a assinatura do superintendente e o prazo é 3 dias úteis.
O Estágio Supervisionado Obrigatório é remunerado?
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Não. O estágio supervisionado obrigatório é uma disciplina curricular do curso de bacharelado. Há a possibilidade de encontro entre um estágio supervisionado e um estágio remunerado, mas essa não é a regra.
Como fazer o primeiro acesso ao Portal do Aluno?
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Para primeiro acesso, o aluno no site da Faculdade CDL irá clicar no item “Portal do Aluno” que se localiza no canto superior direito. Irá ingressar com o RA (Registro Acadêmico que é nº de matrícula) e a senha padrão (123456), assim que ingressar já irá solicitar a troca da senha.
Esqueci minha senha do portal do aluno, como posso redefini-la?
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Clique em “Esqueci minha senha” em seguida coloque o seu nº do RA e o seu e-mail pessoal. Você receberá um e-mail com instruções para redefinição da sua senha.
Como solicitar uma declaração de aluno regularmente matriculado?
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Acesse a aba “relatórios” no portal do aluno ao qual será gerado automaticamente a declaração com seus dados.
Como solicitar a carteira de estudante?
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Você solicita a carteirinha no site da ETUFOR, https://idestudantil.fortaleza.ce.gov.br/. Caso você já tenha carteirinha por outra instituição, entre em contato com a secretaria para atualizar seus dados.
Como acessar a plataforma EAD da Faculdade CDL?
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Acesse https://cdl.app.toolzz.com.br faça login com seu e-mail da faculdade (0000000000@faculdadecdl.edu.br) e a senha padrão: aluno1234.
Qual o horário de funcionamento da Biblioteca?
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Das 8:00 às 22:00 de segunda à sexta-feira.
É necessário algum documento ou valor para tomar livros emprestados?
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Não. Todos os alunos regularmente matriculados estão automaticamente inscritos na biblioteca física, bastando apenas informar o nome ou matrícula no ato da solicitação, sem qualquer cobrança de valor.
Outra pessoa pode tomar livros emprestados em nome do aluno?
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Não, somente o titular poderá tomar livros emprestados em seu nome.
Quais publicações existem na Biblioteca?
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Todas as publicações que fazem parte da matriz curricular dos cursos e demais obras de literatura e cultura geral.
Todas as publicações podem ser tomadas por empréstimo?
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Não. As publicações categorizadas como: “Referência” (dicionários, guias, anuários etc.), assim como o exemplar nº 1 (cativo) de todas as bibliografias de cursos são limitadas à consulta interna.
Quantos livros são possíveis tomar por empréstimo simultaneamente?
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Até 5 livros.
Qual o prazo de empréstimo?
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14 dias úteis.
Como é registrado o empréstimo de publicações?
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É registrado a partir da apresentação das publicações escolhidas pelo aluno, apresentadas no balcão de atendimento e o devido registro no sistema de gerenciamento RM Biblios Totvs.
Quando a publicação é considerada devolvida?
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A publicação só é considerada devolvida após a entrega junto ao balcão de atendimento e a devida baixa no sistema da Biblioteca.
O que ocorre quando a publicação é devolvida com atraso?
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Ocorre a multa educativa no valor de R$ 1,50 por dia/livro.
A biblioteca avisa ao aluno sobre o prazo de devolução?
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Sim. O aluno tem ciência no ato do empréstimo e é enviado comunicado aos alunos, no entanto, é obrigação do aluno atentar para a data da devolução, pois falhas na comunicação eletrônica podem ocorrer.
Quando a publicação deixa de constar na responsabilidade do aluno?
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Somente após a entrega e devida baixa no sistema da Biblioteca.
O que ocorre quando a publicação não é devolvida por conta de perda/extravio, ou devolvida com dano?
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O aluno deve comunicar à Biblioteca e fazer a reposição da publicação de igual título e autor. Em caso de não existência no mercado, a Biblioteca decide por outra obra de igual valor, conforme adequação.
Outra pessoa pode devolver o livro pelo aluno?
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Sim. Basta informar o nome do aluno, no entanto, caso haja multa por atraso, não isenta o titular da multa.
Posso fazer reserva de publicação quando a desejada não se encontrar no acervo?
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Sim. A reserva de publicação não disponível, ou seja, ainda não devolvida poderá ocorrer através de solicitação pessoal, por telefone ou via portal do aluno, e será atendida conforme a ordem de registros no sistema, ficando à disposição do usuário por um dia, perdendo o efeito passado esse prazo.
Como funciona a renovação de livros já emprestados?
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Pode ser efetivada sempre, desde que não haja reserva efetuada por outro aluno. Até 4 vezes em seguida via portal, depois disso, o aluno deve comparecer com a publicação para efetivá-la pessoalmente.
Quais outros serviços são oferecidos pela Biblioteca?
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Além do empréstimo de livros, orientação para pesquisa e trabalhos acadêmicos, espaço de leitura, micros à disposição com internet e rede Wi-Fi, informativos variados.
Existe alguma proibição em relação ao comportamento na Biblioteca?
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Sim. Não é aceito portar alimentos e bebidas no recinto da Biblioteca, pois podem atrair insetos e roedores, danificando os livros e sujando o ambiente. O uso de celular deve ser restrito, sempre no modo silencioso, com fone de ouvido, as conversas devem ocorrer no ambiente externo, para não atrapalhar a leitura e estudo dos presentes.
Como acessar a Biblioteca Virtual?
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O acesso à Biblioteca Virtual (BV) se dá por intermédio do link: https://www.bvirtual.com.br/, incluindo o CPF como login, e a senha inicial Aluno@2020, para alunos veteranos, e Aluno@2021, para alunos novatos em 2021.
Há outro meio de acessar a Biblioteca Virtual?
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Sim. Pelo portal do aluno, clicando no banner da BV e fazendo login.
Há custo para o aluno com o acesso às publicações da Biblioteca Virtual?
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Não. O acesso é gratuito, quem arca com o custo da plataforma é a Faculdade CDL.
Há custo para o aluno com a impressão de páginas das publicações da Biblioteca Virtual?
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Sim. As impressões são pagas pelo aluno. O aluno compra créditos para fazer as impressões utilizando a própria plataforma da BV, onde há orientação a respeito.
É permitido imprimir a totalidade de uma publicação?
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Não. Apenas 50% das publicações que estão disponíveis, sendo 20 páginas por vez, definido pela própria plataforma.
Quantas publicações existem na Biblioteca Virtual?
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São mais de 11.000 publicações. Esse número é flutuante, há publicações que deixam de constar e outras novas que passam a fazer parte, depende das editoras fornecedoras que têm contrato com a plataforma de livros Pearson.
Quais publicações existem na Biblioteca Virtual?
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Existem publicações de todas as áreas do conhecimento, os títulos são definidos pela própria Pearson, a partir dos contratos que firma com as Editoras parceiras.
Quais os formatos das publicações?
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Os formatos são PDF e EPUB.
Como se faz para escolher e ler publicação na plataforma Biblioteca Virtual?
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Digita-se o autor, assunto, título no campo de pesquisa. Essa pesquisa também pode ser por categoria, subcategoria e editora.
É possível copiar publicação?
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Não. Todo o material na plataforma é criptografado, protegido de cópia.
Quais recursos de leitura e estudo a plataforma oferece?
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Vários recursos, dentre eles, criar listas de leitura, programar leituras, definir cartões de estudo.
Qual a diferença entre o trancamento e a desistência do meu curso de graduação?
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O cancelamento de matrícula deverá ser solicitado, através de requerimento no portal do aluno. O aluno deve optar por se deseja TRANCAR ou DESISTIR DO CURSO. Abaixo apresentamos a diferença entre as duas solicitações: Trancar: No Trancamento, o aluno poderá reabrir sua matrícula em até 24 meses sem a necessidade de participar do processo seletivo. No regresso após 24 meses, o processo seletivo se faz obrigatório. Desistir: Ao solicitar a desistência do curso, para retornar à Faculdade, será necessário participar do processo seletivo, independente do prazo. Ao requerer o trancamento ou desistência do curso, a parcela do mês de formalização do pedido é devida.O trancamento ou o cancelamento de matrícula são os atos eficazes para suspender a cobrança das mensalidades escolares vincendas, a partir do mês subsequente ao trancamento, subsistindo a obrigação em relação às mensalidades vencidas e não pagas. No caso de desistência imotivada do curso, será cobrada a título de multa contratual, a importância relativa a 10% (dez por cento) sobre o valor total do contrato, devendo o desistente encontrar-se em dia com os pagamentos das mensalidades devidas até a data do pedido formal de cancelamento da matrícula, respeitando as datas expostas no calendário acadêmico. Caso o pagamento do semestre tenha sido efetuado à vista, será devolvida ao CONTRATANTE a importância relativa ao valor proporcional dos meses ainda não cursados abatidos o valor devido a título de multa contratual acima prevista. Ao aluno ingressante no primeiro semestre não é permitido efetuar trancamento de matrícula, sem que ao menos tenha cursado um mês do curso.