Turma de Psicologia reunida na Biblioteca - Faculdade CDL

Turma de Psicologia reunida na Biblioteca

7 de dezembro de 2023

A Professora Dra. Érica Silina e os alunos do Curso de Psicologia estiveram na última sexta-feira (01/12) na Biblioteca, para início de trabalho acadêmico valendo nota de AP2 das disciplinas de Psicanálise e Psicologia Analítica II.

A proposta do trabalho

A proposta do trabalho compreende a escolha de uma obra dentro da bibliografia do curso, para leitura e análise, contemplando os tópicos a seguir, todos interligados, que conduzem a um verdadeiro mergulho no conteúdo.

• o autor
  • resumo do enredo
  • resumo dos capítulos
  • espaço
  • foco narrativo
  • estilo
  • verossimilhança
  • conclusões

As obras e os autores

A Professora deixou a turma à vontade para escolher as obras a serem trabalhadas, todas disponíveis na Biblioteca. O acesso livre às estantes facilitou bastante a familiarização com os autores e conteúdos.

• EIZIRIK, Cláudio Laks. Psicoterapia de orientação analítica: fundamentos teóricos e clínicos
  • FREUD, Sigmund. Obras completas, volume 13: conferências introdutórias à psicanálise (1916-1917).
  • LACAN, Jacques. O seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise.
  • LAGACHE, Daniel. Vocabulário da psicanálise.
  • MOSCOVICI, Serge. A psicanálise, sua imagem e seu público.
  • ORSO, Diana Lichtenstein. Fadas no divã: psicanálise nas histórias infantis.
  • QUINODOZ, Jean-Michel. Ler Freud: guia de leitura da obra de S. Freud.
  • ROUDINESCO, Elisabeth. Dicionário de psicanálise.
  • ROUDINESCO, Elisabeth. Sigmund Freud na sua época e em nosso tempo.
  • SILVEIRA, Nise da. Jung: vida e obra.
  • WINNICOTT, D. W. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional.
  • ZIMERMAN, David E. Fundamentos psicanalíticos: teoria, técnica e clínica – uma abordagem didática.

A orientação da Professora

A Professora Érica Silina chegou junto de cada equipe para orientar todo o trabalho, explicando cada tópico, inclusive a conclusão. Neste tópico, ela pede para “Avaliar a importância e contribuição da obra à ciência. Levar em conta aspectos como: o autor funda ou não uma nova tradição em nossa cultura; se não funda, a que tradição está vinculado e que contribuições trouxe para o aprofundamento dessa tradição; qual o destaque do autor ou de sua obra no movimento da psicologia.”

Apresentação do trabalho

Depois da feitura do trabalho e da apresentação em sala de aula, conforme está programado, com certeza os alunos da turma de Psicologia estarão com mais conhecimento nas duas disciplinas. Saberão os contrapontos entre Freud e Lacan, ampliarão o vocabulário conhecendo novos verbetes e conceitos da área, entenderão alguns aspectos específicos e surpreendentes dos contos de fada, analisarão juntamente com Jung a relação da sensação e da intuição como formas de apreender informação, dentre outras descobertas.

Por Ana Luiza Chaves, bibliotecária da Biblioteca Francisco Freitas Cordeiro, da Faculdade CDL.