Quem quer ser diferente não copia - Faculdade CDL

Blog

Quem quer ser diferente não copia

20 de março de 2024

Profª. Me. Céu Studart , Publicitária, Consultora de Marketing e Branding |

“Estratégia e Branding não são generalizáveis. Não tem mágica nem resposta pronta. Marca gera valor porque não é copiável. Então não copiem!”, li essa afirmativa no artigo escrito por Marcos Bedendo, com o título “Não se engane: branding é ciência, não buzzword”, publicado na revista Exame e a minha vontade é de colocá-la num Leddoor com cores vibrantes nas principais avenidas das cidades.

Como ser diferente, copiando? Em resumo é isso. Bingo!

Essa é a reflexão que todo executivo deveria fazer quando for traçar as estratégias para a sua marca. Ele deve olhar para a essência dela, para os seus diferenciais e para o que os consumidores valorizam nela.

Olhar para a concorrência, só se for para fazer diferente dela. É isso que sempre falo aos meus clientes e o meu desejo é que isso vire um mantra mesmo.

O que também é muito importante de ser feita é a análise do contexto do mercado e das tendências, a fim de que a marca acompanhe as mudanças e não fique obsoleta.

Mas se você ainda não se convenceu de que copiar a concorrência não vale à pena, talvez se convença agora com esse outro argumento: você corre o risco de copiar uma estratégia que a concorrência está executando e que pode não está trazendo resultado. Você não tem acesso aos dados do concorrente e as aparências enganam.

O que pode parecer um sucesso, pode não ser sucesso quando se analisa os números, o custo e o resultado efetivo dele.  Então, por mais que seja tentador copiar a concorrência, não caia nessa armadilha.

Para ser única, sua marca deve realizar ações únicas.

Pense nisso!