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A importância da precificação dos produtos e serviços para os empreendedores

15 de maio de 2024

Professor Me. Roger Bezerra Castelo |

Um dos grandes desafios dos pequenos empreendedores no dias atuais, diante de um mercado dinâmico e altamente concorrido é a correta precificação do produto e ou do serviço de seu negócio. Os preços são essenciais para a empresa visto que agregam valor ao produto e é por meio desses que as empresas recebem o retorno de seu investimento. De acordo com a administração de marketing, preço é o único elemento do composto mercadológico que gera receitas, os demais geram custos. Cobrar o valor certo dos seus clientes pode ser o melhor caminho para aumentar a competitividade entre a sua empresa e seus concorrentes.

O valor que a empresa irá cobrar de seus clientes é chamado de preço de venda. Este valor deve ser suficiente para cobrir todos os custos que sua empresa tem para produzir, todas as despesas que ela tem para vender, e é claro, obter lucro sobre seu produto ou serviço. Dessa forma a definição de preços tem papel estratégico, pois tem implicações no relacionamento do consumidor com o produto ou serviço, já que reflete o valor validado do produto ou serviço por compradores e vendedores e na sustentabilidade do negócio.

Diante dessa importância, a administração de marketing desenvolveu o conceito de precificação de produtos e serviços, denominado genericamente de pricing. O objetivo do pricing é obter um preço de venda dos produtos e serviços que satisfaça os dois lados da negociação, o vendedor e o consumidor, e que ambos saiam ganhando: o consumidor, porque se sente bem em pagar pelo preço do produto ou serviço, e o vendedor (a empresa), porque obtém a rentabilidade almejada na negociação. São várias as estratégias de precificação, dentre elas destacam-se três: custos, valor e concorrência.

A precificação baseada em custos também conhecida como preço de mark-up, o preço é estabelecido essencialmente com base nos dados de custos contábeis e de mercado consideram-se os custos diretamente relacionados ao produto ou serviço, assim como a incidência de impostos, despesas administrativas e o lucro desejado.

A precificação baseada em valor leva muito mais em consideração a situação e a visão do cliente do que os atributos internos da empresa, como os custos de produção. Definir o preço com enfoque no valor percebido significa, necessariamente, descobrir o valor que os clientes reconhecem nos serviços ou produtos da organização.

A precificação baseada na concorrência é utilizada principalmente quando se objetiva ganhar espaço no mercado e para isso se deseja tornar o produto ou serviço ofertado mais competitivo. Essa abordagem utiliza níveis de preços dos concorrentes antecipados ou observados como fonte primária para a precificação. Cada uma das estratégias tem sua lógica e limitações, bem como suas vantagens e desvantagens. Dessa forma, cabe à empresa identificar a abordagem – ou a combinação delas – mais apropriada para atingir seus objetivos.

Por fim, é importante ressaltar que a precificação não é um processo estático. É necessário monitorar constantemente o mercado e fazer ajustes na precificação conforme as condições mudam. A precificação adequada é uma habilidade essencial para qualquer empreendedor e pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio, por isso que é essencial que os empreendedores dediquem tempo e esforço para definir preços de venda adequados.

REFERÊNCIAS

BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ Rubens. Gestão de custos e formação de preços: com aplicações na calculadora HP12C e Excel. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

DUBOIS, Alexy; KULPA, Luciana; SOUZA. Luís Eurico de. Gestão de custos e formação de preços: conceito, modelos e ferramentas. 4. ed. (3ª reimpressão). São Paulo: Atlas, 2024.

ROMANO, Letícia. O que é estratégia de precificação e como definir o preço de produtos? Disponível em: <https://www.nuvemshop.com.br/blog/estrategia-de-precos-ecommerce/> Acesso em: 15 mar. 2024

PORTAL CONTÁBEIS. Precificação estratégica: o segredo para definir preços competitivos. <https://www.contabeis.com.br/artigos/8323/precificacao-estrategica-o-segredo-para-definir-precos-competitivos/>. Acesso em: 15 mar. 2024.