Na próxima segunda-feira (18), o auditório Gervásio Pegado recebe, além da entrega dos certificados dos recém-especialistas formados pela Faculdade CDL, o lançamento do livro “Gestão Organizacional no Varejo e Serviços: Pessoas e Processos”, organizado pelo prof. Dr. Marcos Antonio Martins Lima e que conta com artigos de 17 outros professores, alunos e convidados sobre o tema que dá nome ao livro.
Segundo a sinopse da obra, “O interesse pelas temáticas da gestão de pessoas e de processos, bem como seus fundamentos e aplicações no segmento de varejo e serviços, justifica-se por serem setores de extrema relevância na geração de emprego, renda e impacto na economia brasileira.”
A coletânea tem como prefaciador o presidente da CDL de Fortaleza e diretor-geral da Faculdade CDL, Dr. Francisco de Assis Costa Cavalcante, que relata sua vivência no ramo óptico, como CEO das Óticas Visão, e diz:
“[…] Venho observando de perto as empresas varejistas da capital em todas as suas nuances, vi surgimentos, encerramentos, cisões e junções acontecerem em velocidades e tempos distintos, presenciei mudanças nas relações trabalhistas, no gerenciamento dos negócios, na cultura das empresas e o surgimento de excelentes líderes. Destarte, ler esses artigos me encheu a mente de novidades, além de rever um pouco do passado. Em suma, os autores apresentam o presente e semeiam o futuro do nosso varejo.”
O livro foi publicado pelas Edições UFC e produzido pela Faculdade CDL em parceria com a CDL de Fortaleza e a Instituto de Avaliação, Gestão & Educação (IAGEE). Mas não existe ninguém melhor para falar de como foi construí-lo que as pessoas que o escreveram.
Cris Emanuela Batista de Souza, aluna de Gestão Estratégica de Pessoas, fala que estar junto com os outros autores e amigos a fez mais forte no percurso. “Apesar de ser uma estudiosa e apaixonada por conhecimento, não acreditei inicialmente que daria certo ou que seria material de pesquisa e inspiração para outras pessoas”, conta ela, e ressalta que o apoio do prof. Dr. Marcos Lima fez as coisas serem mais leves e possíveis.
Witalo Valentim de Sousa, da mesma pós-graduação, diz que aprendeu em 2014 que a gestão do capital humano é o grande trunfo das organizações bem-sucedidas, e relata que um dos principais desafios desse ramo é “falta de alinhamento e, consequentemente, a falta de compromisso.”
A conclusão de seu artigo, coescrito com o prof. Dr. Marcos Lima, reforça essa colocação:
“[…] Se os empregadores não valorizarem o seu RH de forma estratégica, e não aprenderem a recrutar, selecionar, contratar, valorizar – oferecendo QVT, treinamento, desenvolvimento, salário justo, ou seja, sendo parceiro de fato –, realocar e demitir, a vida útil das suas organizações será breve, talvez por graça ou por sorte se não houver concorrência ela sobreviverá. Mas conforme os autores citados, quem irá ajudar a tirar a organização do ‘buraco’ será sua ótima equipe de colaboradores.”
Para Cris, o principal desafio é ter gestores que entendam e façam gestão de pessoas. Ela ainda esclarece que “a empresa deve buscar equilíbrio, ser 50% operação e 50% pessoas, nunca um mais que o outro.”
A experiência de identificar essas problemáticas, no entanto, rendeu a eles e aos outros quinze autores a sensação de realização em publicar um livro e compartilhar suas ideias e conhecimentos para o mundo. No lançamento, mais experiências serão compartilhadas e os autores também estarão disponíveis para conversar sobre seus artigos particularmente.