Nomeação da Biblioteca - Faculdade CDL

Blog

Nomeação da Biblioteca

9 de outubro de 2023

Registramos o evento de nomeação da Biblioteca da Faculdade CDL, denominada agora Biblioteca Francisco Freitas Cordeiro, que aconteceu em 05 de outubro de 2023, tendo como convidados representantes da mantenedora CDL de Fortaleza, da Faculdade CDL e do comércio varejista.

Na fala da Prof. Neurismene Oliveira, quem conduziu o cerimonial, tivemos a devida homenagem prestada.

Mais que nomear, a biblioteca da Faculdade CDL recebe hoje a marca dos idealizadores da instituição de ensino superior, onde o homenageado representa todos aqueles que acreditaram no sonho de levar educação de qualidade em nível superior a uma parcela da sociedade que mais proximamente estava do grupo de varejistas e hoje se estende à sociedade com novos sonhos, dentre eles o de alcançar uma sociedade além limites territoriais, já que hoje a educação é presencial, mas pode ser também a distância.

A escolha de seu nome tem esse viés que nos faz identificar um homem, um gestor, que tem alma de educador e tem em mente sempre ideias inovadoras de ensinar toda a gente a ser mais e melhor em cada coisa que faz.

Francisco Freitas Cordeiro nos representa e seu nome cravado nessa biblioteca valoriza sobremodo o espaço tão nobre que cultivamos.”

Na oportunidade, foram mencionados os indicadores da Biblioteca tais como número de exemplares do acervo (mais de 20.000), número de atendimentos diários (de 40 a 50) e alguns itens do acervo realçados com o comentário dos representantes.

O professor Damata apresentou uma obra de referência do curso mais antigo da Faculdade.

  • Curso: Gestão Comercial
  • Disciplina: Gestão operacional de lojas
  • Livro: Varejo no Brasil, de Juracy Parente, Editora Atlas.

O senhor Assis apresentou uma obra de referência de um dos cursos mais recentes da Faculdade.

  • Curso: Psicologia
  • Disciplina: Psicologia analítica e psicanálise I
  • Livro: Obras completas, v. 13: conferências introdutórias à psicanálise (1916-1917), de Sigmund Freud, Editora Companhia das Letras.

A professora Neurismene Oliveira apresentou uma obra da literatura, que faz parte da bibliografia complementar.

  • Curso: Administração
  • Disciplina: Matemática aplicada à administração 
  • Livro: O Homem que calculava, de Malba Tahan, da Editora Record.

A bibliotecária Ana Luiza apresentou uma obra de referência do acervo geral, com a iniciativa de encadernação das edições pelo próprio Dr. Freitas, durante a sua gestão.

  • Coleção: boletim informativo Conjuntura do Comércio, publicação da CDL (2007 a 2015)

Ao final do evento, ocorreu o descerramento da placa pelos representantes Francisco de Assis Costa Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza e Lourenço Rodrigues da Mata Filho, superintendente da Faculdade CDL, nomeando a Biblioteca como Biblioteca Francisco Freitas Cordeiro.

Na foto: Francisco de Assis Costa Cavalcante, Francisco Freitas Cordeiro e esposa.