O uso da Inteligência de Mercado no Varejo - Faculdade CDL

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O uso da Inteligência de Mercado no Varejo

14 de janeiro de 2019

A Inteligência de Mercado, aplicada da maneira correta, pode fazer com que suas vendas gerem ainda mais resultados do que de costume

Os gestores estratégicos precisam entender, cada vez mais, a organização como um sistema aberto, influenciado fortemente por complexos fatores exógenos do macro ambiente e por componentes estruturais internos como um todo integrado.

Considerando a existência de uma relação funcional entre as condições e mutações do ambiente competitivo e as técnicas administrativas apropriadas para alcance eficaz dos objetivos organizacionais, há necessidade de estruturação da área de Inteligência de mercado. E isso mantém a competitividade das empresas neste ambiente globalizado em plena mutação.

Alinhamento com o Marketing

Para desmistificar o conceito moderno de Marketing e seu papel nas organizações, utilizemos a visão de Philip Kotler, que define o Marketing como o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e de que necessitam, criando e trocando produtos e valores uns com outros.

Já no seu livro Marketing 3.0, Kotler especifica como atribuições do departamento de Marketing: desenvolver a segmentação, escolher o público-alvo, definir o posicionamento, oferecer os 4p’s e construir a marca em torno do produto.

No entanto, as mudanças no ambiente de negócios, recessão, preocupações com meio ambiente, novas mídias sociais, empowerment do consumidor, nova onda de tecnologia e globalização continuarão provocando mudança maciça nas práticas de marketing.

Fazendo funcionar

Atrair novos clientes continua sendo uma importante tarefa do gestor de Marketing. Porém, no mercado competitivo atual, manter os clientes antigos e desenvolver um relacionamento a longo prazo com eles passou a ter um grande protagonismo nas estratégias implementadas.

Para atender esses novos desafios, a gestão estratégica de Marketing deve estar focada em adquirir habilidades e técnicas de análise, planejamento, implementação e controle dos programas destinados a criar, desenvolver e manter trocas de benefícios com os compradores – alvos a fim de atingir os objetivos organizacionais.

Para tanto, tornam-se imperativos a criação e o desenvolvimento de um departamento de Inteligência de Mercado, com o propósito de desenvolver um processo que englobe o monitoramento dos mercados, por meio da análise apurada dos clientes, concorrentes, fornecedores de forma estruturada.

Obstáculos

Um dos maiores desafios dos profissionais de inteligência de mercado é estudar e avaliar o comportamento dos novos consumidores como pessoas, grupos e organizações. Entendendo de forma dinâmica como eles selecionam, compram, usam e descartam artigos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e desejos.

Visto que a satisfação do cliente depende da percepção do desempenho do produto com relação ao valor relativo às expectativas, resultando nos índices de satisfação do comprador.  Estudar o cliente fornece pistas para o desenvolvimento de novos produtos, características e atributos de valor, preços, canais de distribuição, mensagens e outros elementos, de forma a criar diferenciais competitivos sustentáveis.

Como ser fera no assunto?

O profissional de Inteligência de Mercado geralmente vem das áreas de Gestão Comercial, Publicidade, Marketing ou Administração. Mas é possível aprender sobre o assunto mesmo vindo de outras áreas.

Na Faculdade CDL, o MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado foi planejado para profissionais que atuam ou desejam atuar na área comercial, com perspectivas em se aperfeiçoar nas competências atinentes a este segmento, com vistas ao incremento da inteligência estratégica e todas as nuances que envolvem o vasto mundo dos negócios comerciais.

A especialização tem por objetivo dotar os participantes de conhecimentos e ferramentas de inteligência na área comercial, de modo a atuarem vislumbrando as diversas relações que movem a gestão de negócios e ampliação de share de mercado.

Saiba mais sobre o curso e inscreva-se aqui.

Texto de Holdemar Gonçalves

Mestre em estratégia e sustentabilidade pela UFC, Pós-Graduado com Especialização em gestão pela USP e Marketing pela FGV. Com formação em administração de Empresas pela UECE e Economia pela UFC. Atuação por 12 anos no mercado se saúde suplementar ocupando a função de superintendência nas empresas Unimed Fortaleza, Hapvida e Odontosistem. Atuando atualmente no mercado de petróleo e gás, onde já tem mais de 10 anos de experiência na função de direção comercial, como superintendente de Mercado da SP Combustíveis. Professor titular das disciplinas nas áreas de Estratégia e Gestão em grandes instituições de ensino do estado do Ceará.