Blog da Faculdade CDL

Blog

O que você precisa para colocar sua empresa nas redes sociais

8 de janeiro de 2018

Estar presente nas redes sociais faz com que sua empresa cresça e apresente resultados diferentes do que você espera, além de atrair novos clientes e fidelizar ainda mais os antigos.

As redes sociais têm direcionado seus usuários às mais diversas áreas de interesse. Afinal, se você parar e analisar as pessoas e marcas que segue no seu Instagram ou acompanha no Facebook ou Twitter – dentre outras plataformas –, vai perceber que, na grande maioria das vezes, elas divulgam um conteúdo que interessa a você. Mas será que você seria capaz de fazer o mesmo com sua empresa?

Criar perfis empresariais é algo bem fácil, porém, requer muito mais atenção que um perfil pessoal. Primeiramente, o termo “redes sociais” já diz tudo: você agora terá um local on-line para estabelecer um relacionamento com outras pessoas ou marcas interessadas na sua. Isso faz parte dos conceitos de Marketing Digital.

Parte integrante no crescimento da empresa, o Marketing Digital auxilia na adesão de novos clientes e usuários, bem como na fixação dos que já consomem o que você tem a oferecer, seja produto ou serviço.

ESTUDE SEU PÚBLICO

Para começar, é interessante fazer um estudo sobre o público que você atende em sua empresa. De acordo com essa pesquisa, você saberá em que redes sociais deve criar perfis, o que irá lhe dizer, também, que tipo de conteúdo compartilhar.

Dica de ouro: Assegure-se de que realmente está atingindo seu público criando publicações às quais os seguidores tenham de responder de alguma maneira, de modo que vocês possam conversar como empresa e cliente. Isso irá ajudar a identificar seus gostos e interesses.

CRIE

Você já conhece seu público? Então crie seus perfis. Instagram, Facebook e LinkedIn oferecem alternativas de perfis diferenciadas para empresas: o perfil comercial, a fanpage e a company page, respectivamente. Outras marcas se fazem presentes em plataformas sem variações de formato, como Twitter, Google+ e YouTube.

Dica de ouro: Foque apenas nas que favorecem seu negócio e investir nelas com conteúdos planejados para atrair e fixar clientes.

ORGANIZE

Planejar e organizar as publicações nas redes sociais da sua empresa é um processo que requer estratégia. Criando conteúdos direcionados, você já tem uma noção do que precisa prosseguir fazendo. Mas uma frequência de publicações é necessária para que sempre haja interações e engajamentos nas suas plataformas.

Dica de ouro: Não faça postagens demais. Poluir a linha do tempo do seu cliente pode gerar desconfortos. As pessoas vão seguir sua empresa porque gostam dela, não porque querem vê-la o tempo todo.

GERENCIE

Por serem muitas plataformas, é possível que você se perca na hora de publicar tanto conteúdo. Mas, no Marketing Digital, existem soluções para quase tudo. Para gerir redes sociais, há inúmeros sites e aplicativos, pagos e gratuitos, que podem lhe ajudar na hora de postar e/ou acompanhar os desempenhos das suas publicações e interações.

Dica de ouro: Peça dicas a quem já faz uso desse tipo de recursos. Quanto mais claro ficar para você, melhor de gerenciar e acompanhar os resultados.

ESTEJA PRESENTE

O relacionamento sempre será o foco. Estar presente não quer dizer estar em todas as redes sociais, mas manter respostas, comentários e curtidas nas interações com seus clientes. O atendimento também pode ser feito através das áreas de bate-papo dentro dessas plataformas, facilitando um contato mais direto com esse cliente para tirar dúvidas e fazer ofertas.

Dica de ouro: Esteja sempre atento em questões de bate-papo. Estabelecer uma postura profissional no atendimento e respeitar horários são pontos principais para contatos satisfatórios.

Seguindo esses passos, você estará quase pronto para manter seu negócio presente nas redes sociais. Lembre-se sempre: o relacionamento é extremamente importante para manter seu negócio de pé. Se seu relacionamento com o cliente não vai bem, está na hora de repensar as atividades de Marketing, principalmente no condizente ao Digital.

Quer aprender ainda mais? A Faculdade CDL oferece alguns cursos na área que podem ajudar você. Conheça: