A Copa do Mundo 2018 acaba no dia 15 de julho. Até lá, as empresas têm à disposição um repertório rico de informações para abastecer as redes sociais e atrair seguidores para vender produtos, serviços e a própria imagem. Mas, antes de usar nomes como “Copa do Mundo”, “Rússia 2018” e “Fifa”, é preciso tomar alguns cuidados.
Se o texto tiver caráter comercial, várias das nomenclaturas que se referem ao evento esportivo só poderão ser utilizadas por patrocinadores. Posts com esses nomes no Facebook e no Instagram estão proibidos. Caso contrário, a propaganda pode ser considerada uma infração e resultar em multas ao empresário. Também não é sensato usar fotos em banners ou pôsteres impressos.
As companhias precisam de liberação da Fifa para usar a imagem da Copa. E isso vale para todo tipo de publicidade”, afirma Alan Coelho, publicitário e diretor de planejamento da Moraya Comunicação. “Sendo assim, o empresário deve evitar qualquer tipo de atividade que possa resultar em uma associação comercial não autorizada pela federação, ainda que a empresa seja pequena”, diz.
Na dúvida entre utilizar informações e imagens, erre pela omissão. Mas para que sua empresa possa também se aproveitar deste período de intensa emoção e forte engajamento popular, listamos abaixo algumas regras da Fifa:
Alguns dos nomes que só podem ser utilizados por patrocinadores:
Copa do Mundo FIFA Rússia 2018;
Fifa;
Copa do Mundo;
Copa 2018;
Rússia 2018.
Vale destacar que a palavra “Copa” pode ser usada sozinha. No entanto, se ela for acompanhada de “2018”, passa a ser uma marca registrada e, por este motivo, é proibido o uso para fins comerciais.
São de uso exclusivo da Fifa e seus patrocinadores todas as imagens e designs oficiais, tais como:
Emblema oficial da Copa do Mundo;
Identidade Visual das Competições;
Mascote;
Pôster oficial;
Tabela de Jogos;
Troféu.
Não é permitido usar as redes sociais de sua empresa para realizar sorteios em comemoração à Copa do Mundo, com o objetivo de ganhar seguidores e divulgar a marca.
Para a Fifa, aproveitar-se de um evento externo para gerar benefícios próprios é uma espécie de marketing de emboscada. Ou seja, o empresário se aproveita da Copa, que a federação organiza, para tentar conquistar mais clientes.
O nome “Seleção Brasileira” não pertence à Fifa, mas sim à CBF (Confederação Brasileira de Futebol). De qualquer forma, as regras são semelhantes. A palavra “seleção” pode ser usada em publicidade, enquanto a versão completa (Seleção Brasileira) é registrada.
Imagens e fotos oficiais também são proibidas para veiculação comercial, uma vez que são exclusivas da CBF e de patrocinadores, como Nike e Coca-Cola.
Desta forma, os mesmos cuidados reservados à Fifa devem ser tomados com o time de futebol brasileiro.
FONTE: ÉPOCA Negócios