Blog da Faculdade CDL

Blog

Yes! Temos mais uma doação de livros em plena pandemia!

21 de junho de 2021
Adriana Grespan – Psicóloga, especialista em Psicologia Organizacional e em Gestão de Pessoas. Professora da Faculdade CDL

Tarde de sábado, em visita rápida à residência da Professora Adriana Grespan, recebemos uma caixa com doação de livros para a Biblioteca da Faculdade CDL. São 38 livros e a nossa biblioteca vai crescendo com doações que são muito bem-vindas, na verdade, uma surpresa para os alunos e professores. Com o retorno presencial que está previsto para breve, teremos muitas novidades em títulos, proveniente também de outras doações.

A professora Adriana atua no segmento de Gestão de Pessoas. Atualmente, ministra a disciplina de Aprendizagem organizacional, no MBA Gestão Estratégica de Pessoas da Faculdade CDL.

O ato de doar livros transcende à simples ideia de doar objetos, pois o livro carrega em si muitas possibilidades, são aprendizados, viagens, histórias, teorias, curiosidades, até novas dúvidas, sim, porque estimular o pensamento por intermédio da leitura é, sobretudo, fazer com que ele se expanda. E quando a doação vem do individual para o coletivo é melhor ainda, porque multiplica.

A estagiária da Biblioteca, Thainá Marques, extraiu trechos dos livros doados e fizemos um pot-pourri de citações, para representar esse universo majestoso da gestão de pessoas.

Chiavenato (1994, p. 23) ressalta muito bem a questão do individual e coletivo:

“O ser humano é eminentemente social: ele não vive isoladamente, mas em contínua interação com seus semelhantes. Nas interações humanas, ambas as partes envolvem-se mutuamente, uma influenciando a atitude que a outra irá tomar, e vice-versa. Devido às suas limitações individuais, os seres humanos são obrigados a cooperarem uns com os outros, formando organizações para alcançar certos objetivos que a ação individual isolada não conseguiria alcançar.”

Junqueira (1996, p. 25) amplia as interações humanas, acrescentando as partes interessadas tão mencionadas quando se trata da gestão da qualidade:

“[…] uma empresa é integração de seres humanos que se juntam num empreendimento para agregar valor ao universo e à humanidade, com o objetivo de encantar os clientes, desenvolver colaboradores e parceiros, atuar positivamente na comunidade e evidentemente remunerar seus acionistas com elevadas taxas de rentabilidade sobre seu patrimônio.”

E Silva (1999, p. 1) completa a fala dos anteriores, destacando os itens de primeira necessidade em relação ao mercado, tanto para a empresa como para seus recursos humanos:

“A empresa moderna possui diversos tipos de necessidades imprescindíveis a sua sobrevivência no mercado, tais como: – Competitividade e produtividade crescentes; – Melhoria contínua da qualidade de seus produtos/serviços; – Redução de custos; – Ciclo de processos cada vez mais reduzidos; – Atualização tecnológica; – Lucratividade, etc. Por outro lado, a empresa para funcionar depende de seus Recursos Humanos, e estes possuem diferentes necessidades que precisam ser conciliadas. Geralmente os tipos mais frequentes de necessidades e/ou anseios dos empregados são: – Desenvolvimento profissional; – Perspectiva de carreira; – Clima interno saudável.”

Quer entender mais sobre gestão de pessoas? A temática está presente na graduação e na pós-graduação da Faculdade CDL, que agradece a doação de livros da Professora Adriana Grespan, esperando que a comunidade acadêmica se beneficie muito com as obras recebidas, que agora fazem parte do acervo da Biblioteca.

caixa com doação de livros

Por Ana Luiza Chaves, Bibliotecária da Faculdade CDL, com participação de Thainá Marques.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos. 3. ed. São Paulo: Ed. Compacta, 1994.

JUNQUEIRA, Luiz Augusto Costacurta. Gerente total: como administrar com eficácia no século XXI. São Paulo: Editora Gente, 1996.

SILVA, Mário Celso Marcondes e. Competência e resultados em planejamento estratégico de recursos humanos: um fator diferencial da empresa moderna. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed.; ABRH-Nacional, 1999.