Blog da Faculdade CDL

Você já pegou o vírus da leitura?

31 de agosto de 2020

Se há um vírus que todo mundo pode e deve pegar, é o vírus da leitura. Nesse contexto de Coronavírus, em que as aulas estão sendo on-line, que não temos o contato físico frente a frente com o professor, que é necessário um maior suporte para a aprendizagem, a ordem é ler mais. Agora, mais do que nunca, a leitura é fundamental.

Tela de acesso BV mobile

Pensando em tudo isso, e querendo oferecer praticidade, conforto e segurança na leitura em função do atual momento pandêmico, a Faculdade CDL assinou a Biblioteca Virtual da Pearson. São mais de 8.000 títulos disponíveis para leitura, abrangendo diversas ciências, disciplinas e matérias. Com essa facilidade, além da leitura em si, alunos e professores têm à disposição diversos recursos na plataforma que facilitam o estudo, desde a marcação de textos, citações, disponibilidade de impressão, até o gerenciamento de suas atividades.

Tela de acesso BV para PC

Para acessar a Biblioteca Virtual, você primeiramente acessa o Portal Acadêmico da Faculdade CDL fazendo seu login de costume, na barra da Biblioteca Virtual, você faz o acesso com seu CPF e a senha padrão Aluno@2020, para alunos,  e Professor@2020, para o corpo docente.

Vamos ver se conseguimos tirar alguma vantagem dessa crise de saúde, nos dedicando à leitura, para geração de mais conhecimento. A literatura é enfática em dizer que de toda crise é possível tirar lições, vantagens e benefícios, temos isso comprovado em vários momentos extremos em todo o planeta.

Tanto a leitura que complementa o estudo, como aquela leitura sem obrigação, a leitura de lazer, agregam conhecimento, melhoram o senso crítico, promovem reflexão e ajudam na interpretação. E todos lendo e discutindo a respeito, o conhecimento evolui, porque cada leitor faz a sua interpretação, conforme Chartier (1999, p. 152) afirma:

O texto implica significações que cada leitor constrói a partir de seus próprios códigos de leitura, quando ele recebe ou se apropria desse texto de forma determinada.”

Como não sabemos até onde vai essa pandemia e, sobretudo, como não podemos ficar parados vendo o tempo passar, sem crescer, vamos seguir a afirmativa de Perissé (2011, p. 21) e ir bem longe…

“A leitura nos afasta do aqui-agora, lava-nos para o além, o além-fronteira, o além-mar, o além-mundo. E é indo para tão longe daqui que o leitor caminha por dentro do livro, para fora do livro. Para dentro da vida.”

Portanto, se você ainda não pegou o vírus da leitura, ainda é tempo, aliás, todo tempo é tempo para essa “contaminação”.

E você que já está “contaminado”, quantos e quais livros já leu? Compartilhe! Vamos trocar ideias!

______

Por Ana Luiza Chaves, Bibliotecária da Faculdade CDL, com a participação de Neurismene Pinheiro, Professora da Faculdade CDL.
CHARTIER, Roger. A Aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Unesp, 1999.
PERISSÉ, Gabriel. Ler, pensar e escrever. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.