Lendo o texto nesse blog “Biblioteca: o lugar de cada um”, lembrei-me das inúmeras vezes em que estive em uma biblioteca. Sempre foi meu lugar favorito na época de escola, eu amava ler revista em quadrinhos, principalmente da Luluzinha e da Turma da Mônica. Acho que a maioria das pessoas já leu esses quadrinhos, que eu lia todos os dias na escola. Quando li todas as revistas, comecei a ler livros de romance, do Nordeste e os livros que inspiraram filmes. Sempre amei, então eu lia o livro, depois assistia ao filme para ver se havia imaginado do mesmo jeito. Acho que todos nós que gostamos de ler, imaginamos a cena inteira na nossa cabeça.
É uma coisa incrível sobre a leitura nessa perspectiva, os detalhes que um livro traz sobre os personagens, por exemplo, como é o corte de cabelo dos personagens, as expressões faciais, o tom de voz, tudo imaginamos, e é isso que torna a leitura tão envolvente.
Além da imaginação, há outros benefícios da leitura: melhora a escrita, aumenta o vocabulário, melhora a nossa interpretação de texto, etc.
Agora que cresci, tento ao máximo estimular a leitura na vida das pessoas, pois sei o grande poder que ela tem. Lembro que muitos colegas de classe não chegavam nem perto da biblioteca e eu estava lá todo dia, debatendo sobre os livros que eu estava lendo com as pessoas que já tinham terminado de ler. Pedia a eles para me darem sugestões de mais livros, para quando eu entregasse o que estava lendo, já pudesse levar outro para casa.
Recordo a felicidade que a bibliotecária sentia quando via cada aluno entrar interessado em algo para ler, pois ela sabia dos benefícios da leitura, então estimulava muito cada um de nós. Tinha livros que eu estava tão viciada em ler, que no intervalo ficava lendo na biblioteca, pois eu estava envolvida de um jeito, que queria muito acabar para finalmente saber de tudo!
Por Brenda Leticia Santiago Carneiro, aluna da Profª Neurismene Oliveira, do Curso de Marketing – Manhã, da Faculdade CDL, em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.