Trabalhos acadêmicos da graduação e da pós: encontros na Biblioteca - Faculdade CDL

Trabalhos acadêmicos da graduação e da pós: encontros na Biblioteca

11 de junho de 2022

Alunos da graduação e da pós-graduação “invadem” a Biblioteca para se reunir em equipe e elaborar trabalhos acadêmicos. A casa é de vocês! Usem e abusem!

Enquanto a graduação foca no projeto integrado, a pós-graduação se concentra no seminário. São trabalhos acadêmicos diferentes na composição, mas semelhantes nos objetivos, ou seja, aplicar a teoria para ratificar o aprendizado.

Trabalho acadêmico: Projeto Integrado

O Projeto Integrado, já falamos antes sobre ele, proporciona para o aluno aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula de forma factível e oportuna. O aluno escolhe uma empresa para fazer o diagnóstico situacional, levantando todas as questões estudadas. Faz pesquisa em torno dessas temáticas e avalia a teoria junto à prática, observando os gaps existentes, para ao final propor soluções de melhoria.

É um caminho longo a percorrer, pois são quatro projetos, cada um tratado com suas dimensões específicas, sendo o último englobando todos eles. Hora de colocar a mão na massa e buscar soluções para os gaps.

Os alunos se reúnem sistematicamente em equipe para discutir o projeto, pesquisar, redigir e formatar, pois este trabalho acadêmico deve ter fundamentação teórica e ser entregue conforme as normas da ABNT.

Professor José Estevam

Monalisa, Lorena, Marcia e Priscila estão cumprindo essa trajetória. O grupo tem como tutor do projeto o Professor José Estevam, é do Curso de Gestão Comercial e está trabalhando as temáticas gestão financeira e de pessoas. Sabemos que sem pessoas bem capacitadas, entusiasmadas e focadas não se chega a bons resultados financeiros e esses resultados interessam a todos os stakeholders, inclusive aos colaboradores da empresa.

Falconi (2009, p. 125) foca no financeiro: “Trabalhe para focar a empresa nos interesses de seus stakeholders, com ênfase no foco financeiro”, mas Falconi (2004, p. 69) privilegia as pessoas:

É preciso que o empresário entenda o processo cognitivo humano e cuide da educação e do treinamento contínuos e para toda a vida de seus colaboradores. É exatamente em suas cabeças que este conhecimento é acumulado.

Na Biblioteca, as alunas buscaram autores para fundamentar teoricamente o projeto, bem como iniciaram a feitura do trabalho acadêmico, utilizando a sala interna dos PC’s.

Outra equipe do 1º semestre do Curso de Logística também está na fase de elaboração do Projeto Integrado. Os alunos Thalisson, Adriana, Katerine, Gleice, Ismaiara, Victor e Geilson, também são tutoreados pelo Professor Estevam. A equipe discute as questões e prepara os conteúdos a serem apresentados.

Trabalho acadêmico: Seminário

O seminário é muito requisitado pelos professores dentro do universo dos trabalhos acadêmicos. É uma forma de instrução acadêmica muito adotada nos cursos de pós-graduação, que possibilita o engajamento entre os membros da equipe, fazendo com que todos participem, deem sua contribuição e consigam se projetar na apresentação individual, vencendo a inibição e até exercendo a oratória.

Professor Mauro Romero

A turma da pós-graduação não ficou de fora. Alunos do MBA de Logística, Gestão Comercial e de Gestão Financeira estiveram também usando o espaço e os recursos da Biblioteca. Daniel, Anderson, Sergio, Helio e Josué se reuniram para elaborar o seminário sobre Planejamento Estratégico, a ser apresentado na disciplina do Professor Mauro Romero.

Muita pesquisa e discussão para chegar a um consenso, afinal, é uma equipe e isso deve prevalecer nos trabalhos acadêmicos dessa natureza.

As alunas Liana e Grace, também do MBA, atentas às questões do planejamento estratégico, não esqueceram os detalhes a serem abordados no seminário: missão, visão, valores, objetivos e metas, além de como chegar até o cliente com inovação, promovendo a sua satisfação.

Oliveira (2004, p. 47) define o planejamento estratégico como “o processo administrativo que proporciona uma sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada.”

FALCONI, Vicente. Gerenciamento pelas diretrizes. Nova Lima-MG: INDG, 2004.

______. O Verdadeiro poder. Nova Lima-MG: INDG, 2009.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de, Planejamento estratégico: conceitos, metodologias e práticas. São Paulo: Atlas, 2004.

Por Ana Luiza Chaves, Bibliotecária da Faculdade CDL