Alunos se reúnem na Biblioteca para pesquisar, estudar e elaborar trabalho em equipe. Fechamos o mês de Março com presenças valiosas de alunos, que aos poucos vão se chegando e usando esse equipamento, marcando um bom retorno presencial. Já postamos antes como foi o nosso início e vemos como estamos progredindo em frequência.
Uma equipe do primeiro semestre do Curso de Gestão comercial esteve reunida na Biblioteca para construir o Projeto Integrado I. Ronaldo Cardoso, Felipe Rodrigues, Islene Moreira e Lara Sousa são orientados neste projeto pelo Professor José Estevam Thomaz.
O projeto integrado é a experiência teórica e prática do que já foi estudado em sala de aula e, como o próprio nome já diz, integra as indisciplinas do semestre, fazendo com que os alunos consigam produzir algo factual e realizável. Posteriormente, conforme o avanço dos semestres, eles produzirão o Projeto II, II e IV. Depois, todos farão parte de um corpo único, que poderá ser entregue à empresa trabalhada.
Na sua construção há duas fases distintas, mas que se complementam: o diagnóstico e a orientação empresarial. Na primeira fase, os alunos buscam informações nas diversas áreas da empresa selecionada para estudo. Já na segunda, a partir dos gaps analisados e da avaliação do desempenho organizacional, os alunos elaboram um plano de melhoria com sugestões aplicáveis às situações-problemas. Os pontos fortes são evidenciados, a fim de serem potencializados.
A outra equipe nos prestigiou com visita e permanência na Biblioteca, desta vez, alunas do 2º semestre do Curso de Gestão de Recursos Humanos: Rayanny Vasconcelos, Thais Fernandes e Tânia Uchôa. A tarefa em questão é a elaboração de um trabalho sobre descrição de cargos, requisitado pela Professora Maria Aldenora da Silva. Livros dos autores Chiavenato e Lacombe, estão embasando teoricamente a equipe. Portanto, estão aprendendo que a descrição e análise de cargos estão ligadas e são complementares, se diferenciando da seguinte forma: enquanto a primeira focaliza o conteúdo do cargo, a segunda determina os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir para o cargo (Chiavenato, 2010).
O trabalho acadêmico específico de disciplina ajuda a compor a nota do período. Essa prática dos professores é um incentivo à pesquisa científica e à produção textual. A Biblioteca contribui muito com o acervo direcionado para esses conteúdos.
Trabalho em equipe, dentre outros pontos positivos, amplia as possibilidades de compreensão do conteúdo estudado, otimiza resultados, aproxima pessoas, desperta competitividade positiva e promove a união e o respeito às diferenças.
A Biblioteca está aberta diariamente de 8 às 12 horas e de 18 às 22 horas. Possui acervo que contempla a bibliografia de todas as disciplinas, de todos os cursos ofertados.
Aguardamos a sua visita!
Por Ana Luiza Chaves, Bibliotecária da Faculdade CDL
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.