Trabalho em equipe no início do semestre - Faculdade CDL

Trabalho em equipe no início do semestre

12 de setembro de 2023

Acabamos de entrar no mês de setembro, e os alunos do primeiro semestre do Curso de Marketing e do terceiro semestre de Gestão Comercial já se reuniram na Biblioteca para elaborar trabalho em equipe.

A equipe e o trabalho sobre a venda de produto

O primeiro trabalho em equipe da vez é sobre um plano de venda de um filme, incluindo toda a teoria estudada em sala de aula. Flaviane, Letícia, Rose, Késia, Ítalo e Junior já escolheram o filme, pois vão trabalhar para que a sua venda seja um sucesso.

Um plano de vendas engloba todas as etapas da ação comercial, iniciando-se pelas estratégias, seguindo com as metas e demais ações internas necessárias para sua execução. Os alunos debateram sobre tudo isso para chegar a um resultado factível, positivo e retornável, tal como Chiavenato (2014, p. 15) define o processo de venda: “Na prática, vender é entregar valor e fazer valer a pena o investimento feito pelo comprador, tornando a compra algo que ele pretenda realizar novamente.”

A Disciplina e o Professor

A disciplina de Gestão de Vendas, ministrada pelo Professor Assis, proporciona as seguintes competências para o aluno estudante do Curso de Marketing da Faculdade CDL:

• gestão de equipes de vendas;
  • entendimento das necessidades do consumidor;
  • compreensão do papel do gerente de vendas;
  • motivação de equipes de vendas;
  • coordenação da força de vendas;
  • estabelecimento de metas de vendas.
  • integração dos esforços das equipes de vendas.
  • estabelecimento de normas para a remuneração de vendedores.

O trabalho sobre juros simples e a equipe

A outra equipe que se reuniu, Jaqueline, Lina, Thiago, Marcos, Matheus e Marcelo, trabalhou a temática de juros simples, da disciplina de Matemática Comercial e Financeira, do Curso de Gestão Comercial.

Conhecer o mecanismo do cálculo de juros simples, além de ser requisito para a formação do Gestor Comercial da Faculdade, pois é atividade integrante de algumas operações comerciais, faz parte da educação financeira do cidadão. Como o próprio nome diz, a operação é simples, pois “os juros de cada período são calculados sempre sobre o mesmo principal”, além do que é “muito limitada, tem algum sentido apenas no curtíssimo prazo” (Samanez, 2010, p. 2).

A Disciplina e o Professor

A disciplina Matemática Comercial e Financeira é ministrada pelo Prof. Mozart e abrange os seguintes conteúdos:

• conceitos básicos da Matemática Financeira;
  • regimes de capitalização simples e composta;
  • anuidades, juros, montantes, prestações, descontos e amortização;
  • operações financeiras em um contexto aplicável e atual;
  • conceitos e procedimentos da Matemática Financeira na solução de problemas de gestão financeira;
  • conceitos de fluxo de caixa através da Matemática Financeira e das técnicas que fundamentam suas efetivas utilizações;
  • valor do dinheiro no tempo, evidenciando as diversas formas de tratamento das taxas de juros, equivalência de capitais sob a ótica dos regimes de capitalização.

A Biblioteca está sempre aberta para receber novas equipes

A Biblioteca é ambiente propício para o desenvolvimento de trabalho em equipe, pois, além do espaço, oferece os demais recursos necessários para os alunos.

O trabalho em equipe é uma atividade de rotina dos alunos da Faculdade CDL. Desenvolve competências e habilidades, tais como argumentação, respeito, criatividade, liderança, socialização, dentre outras, são elementos importantes para a formação profissional.

Por Ana Luiza Chaves, Bibliotecária da Faculdade CDL

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de vendas: uma abordagem introdutória: transformando o profissional de vendas em um gestor de vendas. 3. ed. São Paulo: Manole, 2014.

SAMANEZ, Carlos Patricio. Matemática financeira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.