Seleção de Ouro de autores brasileiros - Faculdade CDL

Seleção de Ouro de autores brasileiros

8 de dezembro de 2022
Banner alusivo ao projeto Seleção de Ouro de autores brasileiros

Seleção de Ouro de autores brasileiros é o projeto idealizado pela Biblioteca para o mês da Copa do Mundo 2022. O Projeto se refere à escolha de autores brasileiros renomados com obras existentes no acervo, para divulgação junto aos colaboradores e professores da Faculdade CDL.

A Biblioteca da Faculdade CDL tem um acervo riquíssimo e diversificado que é pouco conhecido pelos seus colaboradores. Aproveitando o contexto da Copa 2022, a Biblioteca pretende reverter essa situação, dando destaque aos autores e suas obras, a partir de um atrativo lúdico, para que os colaboradores visitem o espaço e tomem livros emprestados. Dessa forma, cumpre seu papel de incentivar a leitura.

Seleção de Ouro de autores brasileiros

Os autores escolhidos foram: Clarice Lispector, Laurentino Gomes, Jô Soares, Jorge Amado, Lygia Fagundes Telles, Machado de Assis, Nelson Rodrigues e Paulo Coelho.

As obras selecionadas

A premissa para escolha dos autores foi ser brasileiro e ter mais de uma obra no acervo da Biblioteca. Nesse sentido, optamos pelos seguintes autores e obras:

• A Hora da estrela, A Paixão segundo G. H. (Clarice Lispector);
  • 1808 e 1822 (Laurentino Gomes);
  • Assassinatos na Academia Brasileira de Letras, As Esganadas e O Homem que matou Getúlio Vargas (Jô Soares);
  • Dona Flor e seus dois maridos, Tenda dos milagres e Tiêta do Agreste (Jorge Amado);
  • Antes do baile verde e Mistérios (Lygia Fagundes Telles);
  • Dom Casmurro, Esaú e Jacó e Iaiá Garcia (Machado de Assis);
  • O Casamento e A Vida como ela é (Nelson Rodrigues);
  • O Alquimista, O Diário de um mago, O Manual do guerreio da luz, Monte Cinco, As Walkírias e Verônika decide morrer (Paulo Coelho).

O desenvolvimento do projeto

1. Buscar no acervo obras de autores brasileiros renomados com mais de uma
    publicação disponível.
  2. Pesquisar fotos dos autores em boa resolução.
  3. Utilizar o aplicativo para composição das imagens (autor + camisa da seleção
    Brasileira).
  4. Imprimir as imagens elaboradas.
  5. Fixar as imagens e os suportes de livros nas cabeceiras das estantes, organizando as
    obras.
  6. Divulgar a ação internamente.
  7. Atender aos colaboradores visitantes registrando o empréstimo dos livros.
  8. Sortear uma camisa da seleção junto aos colaboradores participantes.

Alguns participantes

Os professores prestigiaram o Projeto Seleção de Ouro de autores brasileiros participando bem como incentivando os colaboradores a visitarem a Biblioteca.

O ganhador da Seleção de Ouro de autores brasileiros

O Prof. José Estevam foi o ganhador da camisa da Seleção de Ouro Faculdade CDL nota 5.

Por Ana Luiza Chaves, Bibliotecária da Faculdade CDL