Final de semestre chega e o movimento da biblioteca se modifica, a princípio, com o auge da frequência, todos em busca de informações para embasar e completar os estudos. Alguns, reunindo-se em grupos para buscar no outro aquilo que lhes falta e compartilhar o que lhes sobra, outros, concentrando-se individualmente, envoltos em livros e nas suas notas de aula.
Depois, conforme as provas vão acontecendo, o movimento característico é de devolução dos livros, afinal, já “se livraram” da obrigação dessa etapa.
E agora? Qual movimento percebemos na Biblioteca?
O movimento dos prevenidos!
São os alunos que já estão de olho no próximo semestre. Eles recorrem à bibliografia do novo período a ser cursado e tomam os livros por empréstimo. É a garantia de iniciar já por dentro das disciplinas, acompanhando melhor as aulas, já tirando suas dúvidas decorrentes da leitura prévia. Com certeza, vão aproveitar bem as férias nesse sentido.
Analisando essa situação, vemos indícios de duas linhas teóricas, uma dentro da Administração e outra no segmento da Educação: Planejamento estratégico e Sala de aula invertida.
Os prevenidos se planejam estrategicamente, a partir de um cenário futuro, buscando neutralizar as ameaças e mitigar seus pontos fracos, ou seja, as disciplinas desconhecidas. Daí, eles se fortalecem com a oportunidade de estudo nos livros disponíveis na Biblioteca. É o que vemos em Oliveira (2010), um processo metodológico que estabelece a melhor direção a ser seguida em interação com os fatores internos e externos, usando argumentos diferenciados.
Em relação ao conceito de sala de aula invertida, “onde a lição de casa é feita em sala e a aula é dada em casa”, temos na iniciativa do aluno em antecipar-se à aula a ser ministrada sobre a matéria, a possibilidade de levar suas dúvidas ao professor, dinamizando o aprendizado, conseguindo mais proveito e resultados positivos (PAIVA, 2016, online).
Para os descolados, nenhuma preocupação. O período das férias foi feito para curtir, aliviar as ideias, repousar a mente.
Já os destemidos, preferem encarar o risco de cabeça, têm essa prática no seu dia a dia. Para eles, a situação desconhecida serve até de motivação. É um pouco do comportamento do empreendedor, que, para Chiavenato (2001, p. 87), deve ser muito bem dosado, pois “o risco é sempre uma possibilidade de perda”.
Prevenidos, descolados e destemidos, essa mistura de comportamentos movimenta a nossa Faculdade e a nossa Biblioteca, uns servindo de exemplo para os outros, durante todo o semestre letivo.
E você, é prevenido, descolado ou destemido?
FONTES:
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor: empreendedorismo e viabilidade de novas empresas: um guia eficiente para iniciar e tocar seu próprio negócio. 2.ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2007.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
PAIVA, Thais. Como funciona a sala de aula invertida? Disponível em: <http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/como-funciona-a-sala-de-aula-invertida/>. Acesso em: 1 jul. 2018.