O retorno às aulas, o início de um novo semestre é sempre uma renovação. Também é desafiador, principalmente quando se trata de contexto pandêmico, no entanto, como já superamos um semestre nessa condição, esse retorno, com certeza, terá menos percalços.
Para aqueles que estão iniciando na Faculdade CDL neste semestre, nossas boas-vindas e o nosso apoio incondicional. Desejamos um período de muito aprendizado, troca de ideias, discussões e desenvolvimento, afinal, estamos nos reinventando a cada dia. A Faculdade CDL está mobilizada em oferecer qualidade e o melhor para todos vocês.
A Biblioteca continua sem atendimento presencial, mas como dispomos da Biblioteca Virtual Pearson, podemos suprir as necessidades informacionais por essa plataforma, que dispõe de cerca de 10.000 títulos. Todos os alunos matriculados têm direito a consultar o acervo e estão automaticamente habilitados.
É óbvio que a prática da leitura contribui de forma positiva, auxilia na compreensão, torna o processo mais célere, desvendando os mistérios do desconhecido. Por isso convidamos todos a usufruírem do acervo que dispomos.
E daí veremos que todo dia é dia de se aprender mais, de renovar. Tudo começa quando alguma coisa nos incomoda, chamando a nossa atenção. Sentimos a necessidade de superar esse obstáculo, de ir além, de desvendar o novo, de aprender, por isso, somos eternos alunos, sempre se reinventando.
Enquanto alunos, segundo o psicólogo cognitivista americano George Miller (1956), durante o processo de aprendizagem, passamos por quatro fases, que somadas constituem uma trajetória gradativa:
Estamos sempre superando uma fase e quando nos deparamos com outro objeto desconhecido, retornamos sempre ao início e fazemos toda a trajetória novamente. Se conhecemos bem esse processo constante de ir e vir, fica mais fácil entender e passar de uma fase para outra, buscando sempre o progresso.
Entendemos que a educação é apreendida de forma diferente, de acordo com cada indivíduo, por isso, para Piaget, a principal meta é criar homens capazes de fazer coisas novas, não se limitando a apenas repetir as conquistas das gerações passadas, mas possibilitando o desenvolvimento das capacidades individuais, sendo a aprendizagem um componente de autorrealização. E a Faculdade CDL tem isso como missão.
Desejamos que este semestre seja intenso, dinâmico e completo, cada um fazendo a sua parte, para que possamos aprender uns com os outros e seguir em frente.
Por Ana Luiza Chaves, Bibliotecária da Faculdade CDL.