A partir desta quinta-feira, 7, o Financiamento Estudantil abre vagas para o primeiro semestre. Este ano, o Novo Fies conta com duas modalidades: a já conhecida, que favorece alunos cuja renda familiar per capta não ultrapassa 3 salários mínimos; e o P-Fies, que contempla candidatos com renda de 3 a 5 salários mínimos.
Outra diferença entre as duas modalidades é que, na primeira, o pagamento é feito sem juros, enquanto no P-Fies o banco operador de crédito é que define as condições de pagamento.
Uma das principais exigências do programa, além da comprovação de renda, é a participação em alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010. Para concorrer a uma vaga, o participante deve ter tirado uma média de 450 pontos e não ter zerado a redação na edição escolhida.
O processo acontece on-line, acessando a página de inscrição do Novo Fies. Lá, você deve selecionar a opção “Primeiro Acesso” e preencher, inicialmente, com seu CPF e data de nascimento. A página também solicita seu desempenho no Enem, dados pessoais e informações sobre a renda familiar, finalizando com a modalidade de financiamento pela qual irá optar e até três opções de curso.
Para a modalidade Fies, os resultados desta seleção serão divulgados pelo MEC no dia 5 de março (terça-feira). Já da modalidade P-Fies, no dia 12 de março (terça-feira).
Serão aprovados os candidatos com renda condizente ao solicitado pelo Fies, pagando mensalmente uma taxa de coparticipação. Ao final do curso, o estudante começará a pagar a dívida de acordo com a possibilidade financeira.
A nota de corte é calculada com base no desempenho dos inscritos com o Enem e de acordo com o número de vagas disponível. A média de corte para cada curso participante será divulgada parcialmente todos os dias e ainda será possível trocar de curso até dia 28 de fevereiro (quinta-feira).
Além do Enem, outros critérios serão levados em consideração para seleção de candidatos: não ter concluído o ensino superior e não ter sido beneficiado pelo financiamento estudantil; não ter concluído o ensino superior, mas já ter sido beneficiado pelo financiamento e ter quitado; ter concluído o ensino superior e não ter sido beneficiado pelo financiamento estudantil; ter concluído o ensino superior e ter sido beneficiado pelo financiamento estudantil e ter quitado.
A Faculdade CDL segue o cronograma do MEC em relação às novas vagas para o Fies. Portanto, para se inscrever em algum dos nossos cursos que aceita o programa, basta seguir os critérios instaurados pelo próprio Fies. Para qualquer dúvida e outras informações, há uma pessoa na equipe da instituição atendendo no telefone (85) 3464-5521.