Nós temos clientes! - Faculdade CDL

Nós temos clientes!

19 de setembro de 2022

Nós temos muito clientes! A Biblioteca está sendo bem requisitada no mês de setembro, muitos alunos, professores e até visitantes, muitos clientes!

Todos nós somos clientes de alguém. Nossa vida requer atenção, requer cuidado, requer consumo. Na Biblioteca damos atenção para os estudos e pesquisas dos nossos clientes, cuidamos de cada um para que consuma conforme sua necessidade informacional.

O cliente é tão importante que há um dia só para ele. Afinal o propósito de qualquer negócio é estreitar os laços entre as partes, é conquistar o cliente.

Dia do cliente

Comemoramos no último dia 15 o Dia do Cliente. A data foi criada em 2003 pelo empresário gaúcho João Carlos Rego e hoje a maioria dos estados e municípios comemoram com campanhas para prestigiar os clientes, aproveitando a oportunidade para encantá-los e vender mais.

Mas o que é ser cliente?

Segundo Sheth, Mittal e Newman (2008, p. 29), “um cliente é uma pessoa ou uma unidade organizacional que desempenha um papel na consumação de uma transação […]”.

Os nossos clientes são toda a comunidade acadêmica e nossa transação é em torno de toda a ambiência da Biblioteca e seus recursos informacionais. Desde a simples leitura individual de uma matéria de revista que está exposta, até a mais complexa pesquisa junto ao acervo ou à internet, efetuada por uma equipe que ocupa os nossos espaços .

Conquistar, fidelizar e recuperar clientes

cliente-3

A equipe está empenhada em atender bem para conquistar, fidelizar e recuperar clientes. Para aqueles que ainda não visitaram a Biblioteca, bem como os que deixaram de visitá-la por alguma motivo, fica o nosso convite. Para aqueles que frequentam assiduamente a Biblioteca, que exploram cada vez mais seus recursos, a nossa satisfação de recebê-los sempre.

Lima (2012) lembra que, via de regra, dispensa-se mais força para se conquistar novos clientes do que para manter os existentes. Na Biblioteca, os próprios professores e os alunos já clientes estão se encarregando de trazer seus colegas, ampliando, assim, a nossa clientela.

Por Ana Luiza Chaves, Bibliotecária da Faculdade CDL

LIMA, Agnaldo. Como conquistar, fidelizar e recuperar clientes: gestão do relacionamento. São Paulo: Atlas, 2012. único. 135.

SHETH, Jagdish N; MITTAL, Banwari; NEWMAN, Bruce I. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2008. 795 p.