Movimentação da Biblioteca na primeira semana de aula - Faculdade CDL

Movimentação da Biblioteca na primeira semana de aula

22 de fevereiro de 2022

Como é bom ter de volta a movimentação da Biblioteca com alunos buscando livros e informações!

Nesta primeira semana, tivemos a frequência de 101 alunos, que tomaram por empréstimo 209 livros. Também recebemos alguns professores, para conferir a disponibilidade dos títulos e exemplares da bibliografia dos cursos. Os números são bastantes significativos, considerando o contexto atual ainda com presença de pandemia, em que muitos alunos optam pelas aulas online.

Dotada da bibliografia básica e complementar de todos os dez cursos de graduação, a Biblioteca oferece também espaço de convivência, salão de leitura, mesas individuais para estudo e uma sala interna dotada de microcomputadores, para atender às demandas individuais de pesquisa e de trabalhos em equipe, e apoiar as aulas EAD.

Nossos números da semana

Livros mais emprestados:

Planejamento estratégico, com 13 empréstimos; Gestão de custos, com 12 empréstimos; Psicologias e Estratégia competitiva, ambos com 8 empréstimos; Introdução à psicologia, com 7 empréstimos.

Dias em que houve mais empréstimos:

15/02/2022, com 53; 18/02/2022, com 49 e 16/02/2022, com 40.

Disciplinas/publicações da matriz curricular mais requisitadas:

GESTÃO EMPRESARIAL ESTRATÉGICA, com os livros Planejamento estratégico e Estratégia competitiva; GESTÃO DE CUSTOS COMERCIAIS, com o livro Gestão de custos; GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS, também com o livro Gestão de custos; PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA, com o clássico Princípios de marketing, de Philip Kotler.

Fundamentação teórica

Importante essa busca junto aos livros da bibliografia da matriz curricular, porque os alunos sedimentam o aprendizado de sala de aula com a fundamentação teórica de autores renomados. Sabemos que uma teoria, mesmo estabelecida, está sempre sujeita a questionamentos e dúvidas, pois é assim que se desenvolve o conhecimento e se faz ciência. E isso é muito bem explorado pelos nossos professores, fazendo com os alunos tenham senso crítico ao se depararem com situações de trabalho que necessitam de solução.

Juntando a teoria do conhecimento científico ao conhecimento empírico que cada aluno traz consigo, o professor desenvolve em sala de aula debates para compreensão “do objeto e do fenômeno, sua estrutura, sua organização e funcionamento, sua composição, suas causas e leis.” (CERVO; BERVIAN; SILVA, 2007, p. 7)

Nosso acervo

Contamos com 3.868 títulos e 12.248 exemplares em nossa Biblioteca. Na primeira estante reservamos o exemplar nº 1 de cada publicação que faz parte da bibliografia básica e complementar, é a nossa vitrine para escolhas pelo aluno. Tudo isso somado à Biblioteca Virtual Pearson, com mais de 12.000 títulos disponíveis para alunos e professores.

Se a primeira semana de aula de 2022.1 foi bem expressiva, imaginamos que teremos muitas visitas no decorrer do semestre.

***

CERVO, A. L.; BERVIAN, Pedro A.; SILVA, R. da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

Por Ana Luiza Chaves, Bibliotecária da Faculdade CDL