Livro Leve e Solto: conheça o nosso projeto de compartilhamento de livros - Faculdade CDL

Livro Leve e Solto: conheça o nosso projeto de compartilhamento de livros

25 de maio de 2018

O Livro Leve e Solto nasceu depois de uma visita da psicóloga Annita Moura, idealizadora do movimento Livro Livre Ceará

Que tal desapegar daqueles livros que você já leu e não quer mais? Na nossa biblioteca, o projeto Livro Leve e Solto é um ponto de livros livres que acolhe e espalha romances, poesia e livros técnicos para quem interessar.

Nascida em outubro de 2017, na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a iniciativa tem o intuito de tornar as obras acessíveis aos mais diversos públicos que frequentam nossa escola de negócios e à comunidade que vive nas redondezas.

Há alguns dias, retomamos o funcionamento do nosso ponto de livros livres, após um tempo sem receber obras. Agora, os exemplares se fazem presentes para movimentar o “leva e traz” cultural.

Além das trocas, recebemos doações de pessoas que trabalham na Faculdade CDL e na CDL de Fortaleza, além de outros doadores externos, que alimentam o acervo, dando mais opções de leitura para quem passa por aqui.

Por que libertar livros?

Segundo a última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Ibope em parceria com o Instituto Pró-Livro em 2015, alguns dos principais fatores para a diminuição dos níveis de leitura dos brasileiros são: a inexistência de bibliotecas por perto e o preço dos livros.

O conceito dos livros livres vem para destruir justamente essas barreiras. Construir caminhos mais curtos e fáceis para o acesso tanto da literatura romântica quanto da técnica se tornou uma missão que diversas pessoas tomaram para si.

O caminho que tomamos

Livro Leve e Solto surgiu depois de uma visita da psicóloga Annita Moura à nossa biblioteca. Ela é a idealizadora do movimento Livro Livre Ceará, participando do nascimento e desenvolvimento de diversas bibliotecas livres na capital e no interior.

A dinâmica do projeto é simples: você traz um livro para o nosso ponto, nós o registramos para mostrar sua passagem por aqui e pode levar outro exemplar para ler e libertar em outros pontos. Assim, os livros viajam de mão em mão, conquistando novos leitores e gerando novas ideias.

Solange e Célida, alunas de Ciências Contábeis, são leitoras assíduas. Escolheram a nova leitura do projeto Livro Leve e Solto.