Folia com o Carnaval da Leitura - Faculdade CDL

Folia com o Carnaval da Leitura

17 de fevereiro de 2023

Os alunos da Faculdade CDL já estão se preparando para a folia com o Carnaval da Leitura. A Biblioteca recebeu na quinta e sexta-feira, véspera do carnaval, alunos interessados em aproveitar esse período para fazer leituras. Dessa forma, eles se apropriam de matérias que serão objeto de estudo durante o semestre.

O Carnaval da Leitura e as metodologias ativas

Essa prática de antecipar as leituras dos conteúdos que estão por vir em sala de aula pode ser enquadrada como um exemplo de metodologia ativa. Nesse processo, o sujeito central da aprendizagem é o próprio aluno, ele é o responsável em efetivar o conhecimento, ou seja, o aluno é protagonista de seu processo de ensino-aprendizagem. Já comentamos sobre metodologias ativas antes com o exemplo da sala invertida em Prevenidos, descolados e destemidos.

A leitura e a Pirâmide de Glasser

Apesar de a leitura representar 10% da aprendizagem, conforme a pirâmide de aprendizagem de William Glasser, é certo dizer que ela pode contribuir consideravelmente com os 95% da base da pirâmide, quando ensinamos aos outros, porque ensinando, aprendemos mais. Vejamos a pirâmide completa para entender melhor.

Piramide
Pirâmide de Glasser, adaptada de SILVA; MUZARDO (2018, p. 172)

Nossos foliões no Carnaval da leitura

Carnaval é de folia, mas que tal curtir a folia da leitura? Funcionários e Professores também entraram no bloco dos foliões da leitura e fizeram suas escolhas, pois temos leitura para todos os gostos e fins.

Por Ana Luiza Chaves, Bibliotecária da Faculdade CDL.

SILVA, Fábio Luiz da; MUZARDO, Fabiane Tais. Pirâmides e cones de aprendizagem: da abstração à hierarquização de estratégias de aprendizagem. Dialogia, São Paulo, n. 29, p. 169-179, mai./ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7883. Acesso em: 17/02/2023.