Estudar, porque "O saber transforma você" - Faculdade CDL

Estudar, porque “O saber transforma você”

11 de agosto de 2022

Hoje, no calendário nacional e acadêmico, comemoramos o Dia do Estudante. Aproveitamos também a data para dar boas-vindas aos nossos alunos, tanto para aqueles que estão dando início aos estudos, quanto aos que estão dando continuidade à caminhada em busca do nível superior.

O nosso lema

Aqui na Faculdade CDL temos o lema “O saber transforma você“. Como vemos, o lema é bem objetivo, ou seja, a transformação se dá a partir do conhecimento adquirido pelo estudante na Faculdade CDL. Mas, para falarmos dessa transformação, é necessário uma boa reflexão, algo bem mais subjetivo, que se incorporado à vida de forma sistemática, com certeza, renderá bons resultados.

Práticas de estudo

As transformações nessa esfera ocorrem quando práticas de estudos são implementadas e têm continuidade ao longo do processo. Ruiz (2011) ressalta os itens para iniciar essa prática, focando em tempo e leitura:

• descoberta do tempo;
  • programação da utilização do tempo;
  • horário para preparação da aula;
  • tempo para as revisões das aulas, provas e exames;
  • seleção da leitura;
  • velocidade e eficiência da leitura;
  • comodidade e higiene na leitura;
  • definição de propósitos da leitura;
  • busca da ideia mestra da leitura
  • sublinhado com inteligência [partes do texto;
  • uso do vocabulário e leitura eficiente;
  • elaboração de esquemas e resumos;
  • leitura trabalhada.

Textualizando os itens, temos o entendimento que é necessário se ter uma educação para o estudo, por menor que seja o tempo, uma vez respeitado e com a prática sistemática, o aluno estudante conseguirá êxito.

Outro autor como Severino (2016, p. 40), defende que o estudo na IES é um investimento autônomo e pessoal: “[…] é preciso que o estudante se conscientize de que doravante o resultado do processo depende fundamentalmente dele mesmo”. Assim, ele apresenta os instrumentos de trabalho:

• formação da biblioteca pessoal, com livros e revistas;
  • aproveitamento das aulas;
  • verificação dos apontamentos (ideias fundamentais, pesquisa complementar;
  • disciplina de estudo;
  • administração do tempo;
  • estudo em grupo;
  • revisão da aula.

Em Aprendendo a aprender, de Bastos e Keller (2015), são destacados os elementos atenção, memória, associação de ideias e formação do hábito de estudo, enaltecendo o tempo, a aula, os estudos em grupo e a leitura.

Como vemos, os autores convergem entre si. O estudo exige esforço, disciplina e muita leitura. Sabemos da vida atribulada de hoje, dos dias carregados de muito trabalho, mas também sabemos que nada é impossível, ainda mais se considerarmos toda a dedicação dos professores da Faculdade CDL. Na Faculdade CDL os professores passam os melhores conteúdos para discussão e enriquecimento do conhecimento dos seus alunos estudantes.

Biblioteca como suporte

E para reforçar os estudos, nada melhor que uma biblioteca física com extenso acervo, que inclui toda a bibliografia utilizada nos cursos, além de uma biblioteca virtual Pearson à disposição com mais de 14.0000 títulos. Portanto, estudante, a ordem é estudar! Estamos aqui para lhe proporcionar essa trajetória: “O saber transforma você“!

Parabéns a todos os estudantes, em especial aos estudantes da Faculdade CDL!

Por Ana Luiza Chaves, bibliotecária da Faculdade CDL.

BASTOS, Cleverson; KELLER, Vicente. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. 29. ed. Petropólis: Vozes, 2005.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência dos estudos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

SEVERINO, Joaquim Antônio. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016. 317 p.