Mais um ano que vamos vencendo. Muito esforço, muita perseverança, muita dedicação em meio a um contexto ainda pandêmico, mas, graças à ciência vamos nos protegendo e superando cada etapa, afinal, chegamos em dezembro, mês de encerramento de semestre. Com ele, além das festas de fim de ano, das confraternizações, que hoje já são possíveis, mas ainda de forma comedida, temos antes disso as avaliações do período, AP2 e AP3 e entrega de trabalhos acadêmicos. Alunos se empenhando nos estudos para superar mais um semestre, outros, os formandos, comprometidos em lograr êxito para ter a colação de grau, e ainda aqueles que pretendem iniciar uma pós-graduação.
O momento é de mais atenção e nossos professores estão colaborando para que os alunos estudem e aprendam o suficiente para atingir esses objetivos. E nesse processo de ensino-aprendizagem, em que há uma troca muito enriquecedora de conhecimentos, saberes, teorias, práticas e experiências, ganham os dois lados, pois a turma é um ambiente que tem tudo isso em efervescência. Na Faculdade CDL temos a preocupação em levar o melhor conteúdo da forma mais adequada, com didática exemplar dos professores e bibliografia das disciplinas disponível na Biblioteca, para que nossos alunos adquiram novos conhecimentos e sejam profissionais e cidadãos comprometidos com a sociedade.
Mas, voltando à questão dos estudos para enfrentar as avaliações neste encerramento de semestre, vale ressaltar as três dimensões da aprendizagem discutidas por Aquino (2007, p. 7), a fim de facilitar o processo:
- cognitiva, relacionada ao aspecto mental, quem explora essa dimensão está centrado na forma de pensar;
- física, ligada aos sentidos visão, audição, paladar, tato e olfato;
- emocional, refere-se à forma como nos sentimos psicológica e fisiologicamente.
E você já parou para pensar o que torna a sua aprendizagem mais fácil ou difícil? Com certeza essa resposta está ligada a essas dimensões, você pode aprender melhor os conteúdos assistindo, lendo, falando alto, ouvindo áudios, solucionando problemas, fazendo exercícios, estudando em grupos ou até em silêncio, enfim, é importante buscar essa tendência para melhorar a sua performance, potencializando resultados. Portanto, Aquino (2007, p. 72) ressalta que “a identificação de seu estilo preferencial de aprendizagem pode ajudar um aprendiz a determinar seu ponto de partida e dar a ele uma ideia dos tipos de habilidades que precisa desenvolver.”
Vamos fazer desse encerramento de semestre o melhor de todos, porque “chegou a hora de crescer!”
Por Ana Luiza Chaves, Bibliotecária da Faculdade CDL
AQUINO, Carlos Tasso Eira de. Como aprender: andragogia e as habilidades de aprendizagem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.