Empreendedorismo é a bola da vez! - Faculdade CDL

Empreendedorismo é a bola da vez!

19 de junho de 2018
empreendedorismo-e-a-bola-da-vez

Montar um negócio é tarefa difícil, mas não impossível. Este objetivo tem conseguido empenho dos alunos de Administração. Criação da ideia e seu desenvolvimento, incluindo desde o planejamento até o  fazer acontecer.

A disciplina não podia ser outra: Empreendedorismo, ministrada pela professora Mônica Arruda. Ela sabe que hoje o mercado implora por novas ideias, novas soluções, novos desafios, porque a mudança é constante em todos os segmentos.

Segundo Dornelas (2005, p. 17), um dos autores estudados na matriz curricular dessa disciplina, “o empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização”. Esse é o perfil exigido pelo mercado, que a professora quer mostrar aos alunos, por intermédio dessas atividades práticas.

O empreendedorismo está no auge. Conforme o pensamento de Dornelas (2009, p. 62), podemos dizer que estamos na “era do empreendedorismo, pois são os empreendedores que estão eliminando barreiras comerciais e culturais, encurtando distâncias, globalizando e renovando os conceitos econômicos, […] quebrando paradigmas e gerando riqueza para a sociedade.”

Por isso, surge a preocupação recente das escolas de nível superior a respeito do assunto, com disciplinas voltadas para o empreendedorismo. Na Faculdade CDL os alunos aprendem discutindo casos, simulando e compartilhando cenários, em que o empreendedorismo é o propulsor do desenvolvimento econômico, a bola da vez.

FONTES:

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. 293 p.

DORNELASJosé Carlos Assis. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 166 p.