Dia Nacional da Leitura: leitura em três dimensões - Faculdade CDL

Blog

Dia Nacional da Leitura: leitura em três dimensões

12 de outubro de 2021

O que a arte consegue representar? Com suas três dimensões e infinitas possibilidades, tudo e mais alguma coisa. Hoje, usando a escultura, vamos fazer o encontro das duas datas: Dia Nacional da Leitura e Dia da Criança, para representá-las.

O Dia Nacional da Leitura foi instituído no Brasil a partir da Lei nº 11.899, de 08 de janeiro de 2009, que também define a Semana Nacional da Leitura e da Literatura.

Espalhadas pelo mundo, inúmeras esculturas representam o ato de ler, a leitura, o despertar. Crianças em vários momentos, em várias situações, sempre alegres acompanhadas do amigo livro, mostram ao mundo a importância desse exercício, desse hábito, desse gosto.

Menino lendo, deitado em banco de praça - Búzios, RJ
Menina lendo sobre banco, Nova Zelândia

A escultura é a terceira das artes clássicas, é a arte das formas espaciais, pois representa objetos e seres em três dimensões, altura, largura e profundidade, transformando matéria bruta em peças cheias de significados.

Menina lendo um livro - Biblioteca de Blowing Rock, Carolina do Norte, EUA
 As estátuas são imóveis, mas cheias de representatividade e podem se perpetuar intactas por muitas gerações. As crianças estão sempre em movimento, mas não são eternas, se desenvolvem e crescem. Vamos juntar a imortalidade das estátuas com o movimento das crianças, quem sabe assim, teremos mais e mais crianças leitoras hoje e sempre. Crianças leitoras serão adultos mais reflexivos, críticos e conscientes.

Uma vez sendo leitor de livros infantis, mais tarde, é bem mais fácil ser leitor curioso, leitor assíduo, leitor de qualquer coisa, para se engajar nos conteúdos necessários aos estudos.

Que nesse Dia Nacional da Leitura e Dia da Criança, possamos despertar nas crianças o interesse e o gosto pela leitura, oferecendo-lhes, livros e leitura, contando-lhes histórias, aguçando-lhes o imaginário, para que cresçam conhecendo as coisas que as cercam, e o que não está sob os seus domínios, porque ler é viajar, é se desprender, é se soltar e conhecer o mundo e as coisas. Que apareçam muitas leituras para nossas crianças abençoadas!

E você, está lendo o quê? A Faculdade CDL incentiva a leitura disponibilizando o seu acervo físico e a Biblioteca Virtual Pearson, para que seus alunos possam executar suas pesquisas e estudos. Afora essa leitura de compromisso, há de se pensar também na leitura com menos obrigação, aquela leitura mais leve, descomprometida, ler o que quer, na hora e do jeito que quiser, do meio para o fim, do fim para o começo, não importa, qualquer que seja a forma e o conteúdo, vale muito a pena.

“A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar.” (José Saramago)

Por Ana Luiza Chaves, Bibliotecária da Faculdade CDL.