Na primeira semana de setembro, a professora Neurismene Oliveira envolveu os alunos em torno de uma pesquisa sobre comunicação empresarial.
Assuntos como o fluxo da comunicação, comunicação interna, comunicação organizacional e comunicação estratégica, foram lançados para os alunos sobre o tema, servindo como incentivo para entender a importância desta ferramenta nas organizações em todos os aspectos.
Gustavo Gomes de Matos, em seu livro “Comunicação empresarial sem complicação” (2009), afirma que “sem comunicação, há complicação”, e como as empresas buscam soluções para seus clientes, nada mais importante do que tê-las de forma assertiva. Este é o aspecto que os alunos têm de ressaltar nos seminários que estão preparando.
Além das relações interpessoais, a comunicação está presente em várias ações nas empresas, seja no endomarketing, inbound/outbound marketing, no planejamento estratégico, no merchandising, na logística, nas vendas, na divulgação das demonstrações contábeis etc.
Portanto, uma boa comunicação, carregada de feedbacks positivos, afeta diretamente as conexões com as partes interessadas (clientes, funcionários, diretores, sócios, acionistas e fornecedores), permitindo que os resultados sejam entregues com uma performance melhor.
Para mostrar o quanto essa boa comunicação é importante, trazemos o alerta de Rivaldo Chinem, em “Introdução à comunicação empresarial” (2010), ressaltando que o empresário “precisa enxergar no comunicador mais do que um operador, precisa ver nele o estrategista, um assessor próximo, cuja contribuição será decisiva para a articulação de um discurso adequado e de uma identidade organizacional compatível com os negócios.”
Com as novas formas de comunicação surgindo cada vez mais próximas, instantâneas, online e em tempo real no ambiente empresarial, é uma necessidade premente que todos se adaptem.
Isso inclui aprender a lidar com essas novidades, extraindo as vantagens de cada uma e se protegendo daquilo que pode trazer algum contratempo no dia a dia empresarial.
Os alunos da Faculdade CDL estão espertos. Buscam entender o processo da comunicação na sua essência, sabendo que sempre teremos um emissor, um receptor e um canal para que a para que ela possa acontecer, independente do contexto.
É uma necessidade do homem, desde os tempos mais remotos da pré-história, que foi evoluindo com a sociedade e a ciência, trazendo novas linguagens, comportamentos, formatos e plataformas.