BV: É virtual! É legal! Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2021 - Faculdade CDL

BV: É virtual! É legal! Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2021

29 de outubro de 2021

A Faculdade CDL todos os anos comemora a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, tanto para fazer cumprir o Decreto Federal 84.631/1980, que instituiu essa Semana, como para incentivar, por meio de várias estratégias, a leitura e a aproximação dos alunos com o livro e com a biblioteca.

Essas duas entidades, apesar de terem atravessado eras, séculos e séculos,  mantêm-se vivas e dinâmicas mais do que nunca nos dias de hoje. Bibliotecas e livros sempre existiram e sempre existirão, mas é claro que essa existência é carregada de contexto e de evoluções. Mesmo com essas mudanças ao longo dos tempos, são fiéis aos seus objetivos e continuam cumprindo suas missões.

Milanesi (2002, p. 9), bibliotecário, escritor e professor universitário brasileiro, ressalta que “A Biblioteca não acabou. O pensamento humano, progressivamente, encontra suas formas de registro. Aumenta a população, amplia-se a porcentagem de letrados e, em paralelo, descobre-se como guardar na memória e como resgatar dos grandes tratados à mais pífia reflexão”.

Hoje, em função das inúmeras possibilidades tecnológicas, já se apresentam em formatos mais práticos, mais dinâmicos e versáteis. É o caso das bibliotecas virtuais, que chegaram para ficar. Sem espaço, sem paredes,  sem limites físicos oferecem leitura de um acervo variado de livros digitais, alcançando simultaneamente muitos usuários, que se beneficiam nos estudos, notadamente nos últimos meses, em função dos protocolos sanitários exigidos pela pandemia.

Neste ano, a Faculdade CDL comemora a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (23 a 29 de outubro) enaltecendo e valorizando esse formato de acesso à leitura, com a temática  BV: É virtual! É legal! Para tanto, promove hoje, no Dia Nacional do Livro, 29 de Outubro, um webinar com as convidadas Erika Janine Pumar e Claudia Avelina, executivas e consultivas da Pearson, com o objetivo de apresentar todos os recursos da plataforma. A Faculdade CDL é assinante da Biblioteca Virtual Pearson e com essa ação pretende divulgar entre a sua comunidade acadêmica essa plataforma tecnológica, para que seja melhor explorada.

E voltando ao pensamento de Milanesi (2002, p. 11), ele considera que “Havendo registros, haverá biblioteca, porque os homens precisam repartir o pensamento criado, disseminando-o para garantir a posse do conhecimento. Por isso, formaram e formam coleções: da argila com caracteres ao papel, passando pelo pairo e pergaminho até chegar ao texto virtual, que forma, na internet, um novo tipo de acervo – o maior já colocado à disposição das pessoas. É uma outra forma de biblioteca.”

O dia 29 encerra a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e com ele ressaltamos o esforço de muitos bibliotecários,  professores, educadores, escritores, editores, livreiros e demais agentes desse meio em proporcionar e mediar a leitura, em oferecer livros, em acompanhar os estudantes em suas jornadas de estudo.

Por Ana Luiza Chaves, Bibliotecária da Faculdade CDL

Milanesi, Luís. Biblioteca. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2002.