BIBLIOFLIX na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2022 - Faculdade CDL

BIBLIOFLIX na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2022

28 de outubro de 2022

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca está sendo comemorada na Faculdade CDL com o projeto BIBLIOFLIX. Inspirado na Netflix, a ideia do projeto é aplicar junto aos livros do acervo da Biblioteca alguns métodos utilizados por esse serviço de streaming para divulgação de seus produtos cinematográficos, tais como comentários, classificação e organização por área para destaques e indicações

Victoria Lima
Banner da Semana Nacional do
Livro e da Biblioteca 2022

O objetivo geral do projeto é apresentar um novo método de divulgação de livros da Biblioteca, utilizando uma mesa com decoração temática, contendo livros expostos indicados pelos alunos e outros que foram destaques do ano. Também é nosso intuito divulgar livros do acervo, incentivar a leitura e o estudo, bem como ampliar o conhecimento dos alunos.

O projeto, que foi idealizado pela estagiária Victoria Lima, se estenderá até a próxima semana. A chamada para adesão é “BIBLIOFLIX — PEGUE, LEIA E INDIQUE!”.

Na fala da autora, “com a leitura amplia-se o interesse por ações de divulgação de livros, resenhas, lives, encontros virtuais e até conversa entre amigos,” percebemos o gosto refinado pela leitura.

Victoria é estagiária de Biblioteconomia da Faculdade CDL e está sempre atuando em favor do incentivo à leitura.

Tudo pronto para a abertura

Decoração pronta! Mesa caracterizada, livros expostos, marcadores de página e bottons disponíveis para a escolha dos alunos. A ordem é pegar, ler e indicar. Dessa forma, o livro cumpre a sua missão de levar informação, conhecimento, saber, experiência, teoria, reflexão, crítica e tantas outras benesses para o seu leitor. Depois da leitura, essas benesses ainda se perpetuam na interação desse leitor com amigos, conforme Victoria pontuou acima.

As primeiras visitas à BIBLIOFLIX já aconteceram

E hoje já tivemos as primeiras visitas à BIBLIOFLIX, alunos da graduação e da pós-graduação prestigiaram a ação em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2022. Fernando José, Sidney, George Antonio, Walison, Danieli e Patrícia abrilhantaram a noite com suas presenças e empréstimo de livros, todos foram contemplados com um marcador de página e um botton BIBLIOFLIX.

Alunos interagem sobre os livros que leram

Ficamos alegres com a interação que já ocorreu com a visita desses alunos, comentando sobre os livros expostos que já leram, quais deles despertaram a curiosidade e a razão em tomarem por empréstimo e teve até quem falou da leitura que está fazendo no momento, sugerindo-a para aquisição pela Biblioteca.

Nossa equipe

Nossa equipe (Ana Luiza, Camila e Vctoria) está muito feliz com a ação e esperamos que mais e mais alunos nos visitem para usufruir dessa comemoração, que todos os anos faz parte do calendário acadêmico do semestre, com o apoio da Coordenação e de toda a Faculdade CDL.

Semana Nacional do livro e da Biblioteca

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980, que enfatiza em seu artigo 2º:

Os festejos e comemorações, de caráter cultural e popular, deverão ser levados a efeito em todo o território nacional.

Por Ana Luiza Chaves, Bibliotecária da Faculdade CDL.