Blog da Faculdade CDL

Blog

Alunos da Faculdade CDL visitam duas sedes da Betânia Lácteos

21 de maio de 2018

Os alunos puderam conhecer de perto e na prática as áreas em que atuam ou pretendem atuar no futuro, acompanhados de professores e profissionais ligados à empresa

Em certos momentos, algumas empresas nos acolhem como uma extensão da sala de aula. Não foi diferente com a Betânia Lácteos. Os cursos de Administração e Logística visitaram duas sedes de uma das maiores produtoras de laticínios e leite longa vida do Nordeste.

Na primeira visita, que ocorreu na sexta-feira (18), os alunos das duas graduações conheceram a base da empresa em Fortaleza, acompanhados pelo professor e coordenador do curso de Logística, Giovani Nogueira Lima e recebidos pela Gerente de Planejamento, Produção e Abastecimento, Irlania Bacellar, e pelo Especialista em Logística, Nathaniel Monteiro.

Os dois profissionais apresentaram aspectos do controle da produção e da logística da empresa e, depois de uma degustação de produtos da Betânia, eles visitaram as instalações logísticas da empresa.

Já no sábado (19), o caminho a percorrer foi mais longo. Mais especificamente a 170 Km de Fortaleza, em Morada Nova, aonde está situada uma unidade fabril da Betânia Lácteos. Desta vez, os alunos dos mesmos cursos foram acompanhados do professor Rodrigues Neto, além de Giovani Nogueira.

A equipe da Faculdade CDL foi recebida pelo Gerente de Logística, Gilvanildo Barbosa Brito, a Supervisora de Qualidade, Emanuele Cavalcante, e a Analista de Qualidade, Gessika Casrto, que apresentaram toda a unidade e seus projetos.

Teoria e prática: conhecendo o mercado como ele é

A possibilidade de mostrar, na prática, a profissão que nossos alunos escolheram seguir sempre é proveitosa. Nestas duas visitas, por exemplo, segundo o professor Giovani, não foi diferente. “Academia e negócios andando lado a lado tal qual a proposta da Faculdade CDL”, relata o mestre.

Ele conta que ver as empresas na prática transforma a visão do profissional sobre o mercado em que ele está se inserindo, proporcionando o conhecimento necessário para gerar ideias e inovar dentro de suas respectivas áreas.

Isso é comprovado com uma fala da aluna Lúcia Andrade. “Além da degustação de produtos maravilhosos, aprender com quem gera diferencial garante competitividade no mercado”, relata a estudante sobre a visita do sábado.

A história de uma marca que se reinventou

Sertaneja de Quixeramobim, a Betânia Lácteos nasceu em 1971 e foi adquirida por Luiz Prata Girão em 1975. Atualmente, conta com cinco unidades industriais localizadas no Ceará, Pernambuco, Paraíba e Sergipe, oito centros de distribuição, 1.800 colaboradores e 3.500 produtores de leite espalhados por todo o Nordeste.

Sua linha de produtos inclui: leites pasteurizados, leites longa vida, bebidas lácteas, iogurtes, queijos, requeijões, doce de leite, leite em pó, creme de leite e leite condensado. São mais de 80 produtos e 5 marcas: Betânia, Lebom, Jaguaribe, Cilpe e Latimilk, trazendo variedade e maior qualidade para os consumidores.

Recentemente, a empresa passou por um reposicionamento de marca, mudando de CBL Alimentos para Betânea Lácteos. Segundo o Diretor-Presidente, Bruno Girão, em entrevista ao jornal O Povo, a empresa já é a maior indústria de lácteos do Nordeste, com produção 100% de origem local, e esta nova fase veio para deixar isso mais claro.

Bruno e seu pai, Luiz, contaram a história da sua empresa nos Diálogos Empresariais em 2017, falando dos altos e baixos, mudanças adotadas e como se deu a expansão para o que ela é hoje.