Em certos momentos, algumas empresas nos acolhem como uma extensão da sala de aula. Não foi diferente com a Betânia Lácteos. Os cursos de Administração e Logística visitaram duas sedes de uma das maiores produtoras de laticínios e leite longa vida do Nordeste.
Na primeira visita, que ocorreu na sexta-feira (18), os alunos das duas graduações conheceram a base da empresa em Fortaleza, acompanhados pelo professor e coordenador do curso de Logística, Giovani Nogueira Lima e recebidos pela Gerente de Planejamento, Produção e Abastecimento, Irlania Bacellar, e pelo Especialista em Logística, Nathaniel Monteiro.
Os dois profissionais apresentaram aspectos do controle da produção e da logística da empresa e, depois de uma degustação de produtos da Betânia, eles visitaram as instalações logísticas da empresa.
A equipe da Faculdade CDL foi recebida pelo Gerente de Logística, Gilvanildo Barbosa Brito, a Supervisora de Qualidade, Emanuele Cavalcante, e a Analista de Qualidade, Gessika Casrto, que apresentaram toda a unidade e seus projetos.
A possibilidade de mostrar, na prática, a profissão que nossos alunos escolheram seguir sempre é proveitosa. Nestas duas visitas, por exemplo, segundo o professor Giovani, não foi diferente. “Academia e negócios andando lado a lado tal qual a proposta da Faculdade CDL”, relata o mestre.
Ele conta que ver as empresas na prática transforma a visão do profissional sobre o mercado em que ele está se inserindo, proporcionando o conhecimento necessário para gerar ideias e inovar dentro de suas respectivas áreas.
Isso é comprovado com uma fala da aluna Lúcia Andrade. “Além da degustação de produtos maravilhosos, aprender com quem gera diferencial garante competitividade no mercado”, relata a estudante sobre a visita do sábado.
Sertaneja de Quixeramobim, a Betânia Lácteos nasceu em 1971 e foi adquirida por Luiz Prata Girão em 1975. Atualmente, conta com cinco unidades industriais localizadas no Ceará, Pernambuco, Paraíba e Sergipe, oito centros de distribuição, 1.800 colaboradores e 3.500 produtores de leite espalhados por todo o Nordeste.
Sua linha de produtos inclui: leites pasteurizados, leites longa vida, bebidas lácteas, iogurtes, queijos, requeijões, doce de leite, leite em pó, creme de leite e leite condensado. São mais de 80 produtos e 5 marcas: Betânia, Lebom, Jaguaribe, Cilpe e Latimilk, trazendo variedade e maior qualidade para os consumidores.
Recentemente, a empresa passou por um reposicionamento de marca, mudando de CBL Alimentos para Betânea Lácteos. Segundo o Diretor-Presidente, Bruno Girão, em entrevista ao jornal O Povo, a empresa já é a maior indústria de lácteos do Nordeste, com produção 100% de origem local, e esta nova fase veio para deixar isso mais claro.
Bruno e seu pai, Luiz, contaram a história da sua empresa nos Diálogos Empresariais em 2017, falando dos altos e baixos, mudanças adotadas e como se deu a expansão para o que ela é hoje.