A hora de formar equipes - Faculdade CDL

A hora de formar equipes

30 de maio de 2018

Em registros da biblioteca, nossos alunos foram flagrados fazendo trabalhos e pesquisas em grupo

O trabalho em equipe é colaborativo e participativo. São mais cabeças pensando em torno de um objetivo, por isso tende a ser mais rico. Foi essa a intenção do professor Giovani Nogueira quando formulou a indagação “E se uma parceria roubar nossa tecnologia?” e lançou para a turma de Administração do 1º semestre manhã, debater e discutir em torno da temática.

Para os alunos, é uma coisa nova, “estamos ainda no começo, formando a equipe e estudando como vamos abordar”.

A temática lançada pelo professor envolve questões necessárias à saúde do ambiente empresarial da atualidade, tais como ética nos negócios, saber trabalhar em parceria e respeito aos direitos autorais da propriedade intelectual. Para quem inicia na administração, é fundamental conhecer e estar atento à essas situações, para aprender a lidar com elas.

Conforme verificamos em Lisboa (2012, p. 47):

As pessoas, sem exceção, são colocadas constantemente diante de situações nas quais elas têm de decidir entre cumprir ou quebrar uma regra. É provável que nesses momentos dois fatores pesem na decisão: (1) o benefício que a violação da regra proporcionará; e (2) o custo de sofrer a penalidade que será imposta pela quebra da regra.

Aqui é assim: problemas reais são levados para discussão em sala de aula, alinhando a teoria à prática, e os alunos debatem em equipe.

E um bom caminho para isso é a discussão em equipe, verificando as consequências das atitudes 1 e 2, formando consenso, para depois debater em sala de aula com as demais equipes e, por fim, ter experiência para enfrentar tais situações com lisura tanto no ambiente empresarial como na própria vida, hoje tão carregada de influências de toda sorte.

FONTE: LISBOA, Lázaro Plácido (Coord). Ética geral e profissional em contabilidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 174 p