Crise ou má gestão? - Faculdade CDL

Blog

Crise ou má gestão?

2 de abril de 2024

Profª. Me. Aline Pessoa Xavier |

Frequentemente, ouvimos as pessoas falarem que empresa X ou Y faliu por causa da crise do momento em nosso país. Quase sempre se atribui ao “período de recessão” as falências de negócios. Vale, contudo, ressaltar que o Brasil quase sempre está em crise, quando não por um motivo mas por outro. Crises financeiras, econômicas, políticas, enfim; o brasileiro é antes de tudo um forte e está acostumado a sobreviver em condições adversas, tanto o proletariado como, também, os empresários.

E, mesmo assim, há muitas empresas que há décadas não apenas sobrevivem mas crescem apesar do cenário quase nunca favorável. Se tem um empresário especialista em superação e resiliência é o empresário brasileiro. Onde está, portanto, o problema das empresas que não suportaram e fecharam as portas? Ouso dizer que está na má gestão. É fácil culpar a crise do momento quando muitas vezes, na verdade, o problema está na falta de uma gestão qualificada e responsável o suficiente para driblar as adversidades.

Não estou afirmando com isso que não é difícil empreender no Brasil, é sim um grande desafio. A carga tributária cada vez mais alta, legislação ultrapassada e invasiva, sem falar da corrupção e tantos outros fatores faz do empreendedor brasileiro um verdadeiro herói. Porém, muitas vezes, observamos que algumas empresas param no tempo, não inovam, não investem em novas tecnologias, não valorizam seus funcionários, treinando-os, desenvolvendo-os, etc. Há ainda a má gestão financeira, por falta de conhecimento dos próprios empresários que por sua vez não investem em gestores qualificados e não profissionalizam sua administração.