Fortemente inserido no Marketing Digital, o Marketing de Conteúdo consiste em uma série de materiais atraentes às pessoas. Textos, imagens, vídeos, áudios, dentre vários outros tipos de conteúdo, podem chamar a atenção de possíveis clientes para qualquer negócio.
Mas aplicar os conceitos de Marketing de Conteúdo à estratégia de uma marca exige um conhecimento extenso. Tanto é que muitas empresas contratam agências para produzir esses materiais, bem como freelancers para escrever e criar ou consultores que ajudam a direcionar essa comunicação para as pessoas certas.
Por incrível que pareça, isso não é um bicho de sete cabeças. Claro, entender de SEO (Search Engine Optimization – otimização para mecanismos de busca) é extremamente importante. Porém existem técnicas básicas de grande ajuda para quem produz conteúdo de atração.
O primeiro de todos os passos é conhecer o seu público-alvo. Construir uma persona (perfil de cliente), analisar seus medos e sonhos e pensar em como seu produto ou serviço pode ajudá-lo: esses pontos trarão respostas sobre o que elaborar para trazer esse público até você.
Outro aspecto importante é o tipo de conteúdo que precisa produzir. É interessante pensar nas ferramentas a seu dispor: mídias sociais, site, blog etc. Tendo isso definido, será possível elaborar estratégias voltadas exatamente para esses formatos.
Ah, e compartilhar conhecimento é essencial. O conteúdo a ser produzido não só deve condizer com o produto como deve ser verídico, real, aplicável. Oferecer algo que não dá o devido resultado usando Marketing de Conteúdo pode derrubar a credibilidade da marca e gerar inúmeros prejuízos.
Depois de usar uma estratégia de conteúdo, é sempre bom analisar, ao passar do tempo, os resultados adquiridos com ela. Mudar alguns pontos a partir de novos planejamentos também pode trazer outros efeitos.
Olhar para os erros vale muito à pena. Nem todo o percurso de atração por conteúdo precisa dar certo de primeira. E é exatamente o que deve ser investigado e melhorado para seguir em frente. Afinal, toda estratégia tem um objetivo; às vezes é preciso modelar os caminhos para chegar neles.
Existem diversas maneiras de aprender mais sobre um assunto, como um texto, um vídeo e até mesmo um infográfico. Para aprender mais sobre Marketing de Conteúdo, indicamos um curso que começa no dia 21 de janeiro (segunda-feira), ministrado pela consultora Jacquelline Longhi.
O curso aborda desde a construção de estratégias à produção e análise de resultados, com aulas técnicas, apresentação de cases e práticas supervisionadas. O objetivo principal é ajudar profissionais e empresas a usar o Marketing de Conteúdo a seu favor.
Saiba mais sobre o curso clicando aqui.