Doação de livros movimenta o corpo administrativo da Faculdade CDL - Faculdade CDL

Blog

Doação de livros movimenta o corpo administrativo da Faculdade CDL

3 de janeiro de 2022

Livros são a base do conhecimento, pois ampliam a visão de mundo, oportunizam reflexão e senso crítico. A nossa Coordenadora sabe muito bem disso. Na última semana de 2021, Neurismene Oliveira proporcionou momento de muita movimentação junto ao corpo administrativo da Faculdade CDL. A razão foi a doação de livros. Expostos na mesa de trabalho, despertaram curiosidade e atenção, motivando a apreciação de todos ali presentes. Com essa atitude, Neurismene estendeu oportunidades diversificadas de leitura aos colegas , que fizeram suas escolhas dentre obras literárias e de estudo.

Livro livre

Que bom que os livros estão livres! Já comentamos neste blog sobre o conceito de livro livre, que perpassa pelo desapego material daquilo que já se leu e pela vontade de compartilhar com outras pessoas essas leituras. É a democratização da leitura, pois esse acesso muitas vezes é difícil para alguns. Há diversos projetos espalhados pelo Brasil com esse objetivo, que alcança muitos leitores.

Aqui na Faculdade CDL temos o Programa “Livro leve e solto“, que leva à comunidade acadêmica e do entorno essa possibilidade. Já captamos e libertamos mais de 800 livros com doações de livros para esse programa, mas pretendemos ampliar essa marca.

BookCrossing

O livro livre é uma variante inspirada no BookCrossing, pois apresenta a mesma finalidade, democratizar a leitura.

“O BookCrossing é a prática de deixar um livro num local público, para ser encontrado e lido por outro leitor, que por sua vez deverá fazer o mesmo. O objetivo do Bookcrossing é “transformar o mundo inteiro numa biblioteca”. Os membros desta comunidade de leitores, que não conhece limites geográficos,  possuem um sentimento de partilha tão grande que não se importam de libertar seus próprios livros em locais como cafés, transportes públicos, bancos de praças e outros lugares que a imaginação ditar, para que outras pessoas os possam ler, ao invés de manter as obras paradas nas estantes. É uma forma de tornar o acesso à cultura e especificamente à leitura verdadeiramente universal.”

BOOKCROSSING BRASIL, 2016.

Essa prática nasceu nos Estados Unidos em 2001, e já tem vários correspondentes e adeptos no Brasil, porque é cativante e empolgante.

A doação de livros

A doação somou cerca de 50 itens. Depois de analisados, serão selecionados para o programa Livro leve e solto e para compor o acervo da nossa Biblioteca, conforme o direcionamento. Dessa forma, ampliamos ambos os acervos e a comunidade terá mais títulos para apreciar. Vale ressaltar alguns desses títulos recebidos:

E você, já participou de algum projeto de livro livre? Já libertou algum livro? Faça como Neurismene Oliveira e proporcione leituras para outras pessoas, afinal…

“A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar.”

JOSÉ SARAMAGO

Por Ana Luiza Chaves, Bibliotecária da Faculdade CDL.