Hoje, 29 de Outubro, celebramos o Dia Nacional do Livro! Uma data que nos lembra a importância fundamental da leitura para a educação, o pensamento crítico e o desenvolvimento cultural. E aqui, no coração do conhecimento da nossa Faculdade, na Biblioteca Francisco Freitas Cordeiro, temos orgulho de ser o seu principal ponto de encontro para a discussão das ideias.
A origem da data
A data se refere à Fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, que ocorreu com a transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Rio de Janeiro, em 1810, pela Coroa Portuguesa. No mesmo período, com a chegada da Imprensa Régia, iniciou-se a produção editorial no Brasil, possibilitando o avanço e a proliferação do livro na sociedade brasileira.
Em um mundo em constante transformação, a forma como lemos também evoluiu. A nossa Biblioteca se mantém na vanguarda, oferecendo o melhor dos dois mundos para apoiar a jornada acadêmica e pessoal do corpo acadêmico. Temos o nosso acervo físico, com mais de 20.000 exemplares, e a Biblioteca Virtual Pearson, com mais de 18.000 títulos. Tudo isso à disposição

Aquele cheiro inconfundível da tinta de impressão, do papel novo ou mesmo daquele já bem envelhecido, a textura da página, o folhear das páginas, a sensação de posse, ainda que temporária, pensando em todas essas questões, o livro físico ainda tem seu lugar de destaque! Nas estantes da Biblioteca Francisco Freitas Cordeiro, você encontra livros que contemplam todas as disciplinas dos cursos da Faculdade CDL, além de títulos variados de literatura, que tanto encantam e cativam os leitores.

Para a vida universitária agitada, o acesso a longas distâncias e a qualquer tempo, o e-book é a solução perfeita! A plataforma da Pearson, da qual a Faculdade CDL é assinante, oferece acesso 24/7, bastando para tanto ter um dispositivo conectado. Com um clique encontramos o livro desejado e as informações específicas dentro dele, a partir dos recursos de pesquisa instantâneos, além da vantagem de não ocupar espaço na mochila ou em casa.
Seja folheando páginas ou deslizando a tela, o importante é manter o hábito da leitura vivo! O conhecimento é a chave que desbrava o futuro.
Feliz Dia Nacional do Livro!
Por Ana Luiza Chaves, Bibliotecária da Biblioteca Francisco Freitas Cordeiro, da Faculdade CDL