Blog da Faculdade CDL

Blog

A BIBLIOTECA E O SOCIAL

5 de novembro de 2025

A biblioteca, em sua essência, é um agente de transformação social. Seu papel vai muito além do simples empréstimo de publicações do seu acervo para seus usuários, ela é um polo de conhecimento, inclusão e desenvolvimento comunitário.

Uma vez sendo biblioteca de instituição de nível superior, a nossa Biblioteca Francisco Freitas Cordeiro não deixa de estar em constante renovação do acervo, para atender às matrizes curriculares das disciplinas dos cursos. Com isso, é inevitável que alguns livros se tornem obsoletos ou desgastados pelo manuseio, não mais atendendo às necessidades imediatas dos nossos usuários. É neste ponto que a relação entre a biblioteca e o social atinge um novo patamar através da doação estratégica.

Descarte consciente

Em vez de descartar esses materiais de uma forma mais simplória, sem um destino certo, a decisão de doar essas publicações inservíveis a uma fundação ou organização social representa um ato de responsabilidade e generosidade. Isso porque essa ação confere uma segunda vida a esses volumes, que neste caso, podem ser transformados em recurso financeiro por intermédio da reciclagem do papel.

Ao fazer essa ponte, a biblioteca não apenas otimiza seu espaço e renova seu acervo, mas principalmente reforça seu compromisso ético, social e sustentável, junto à sociedade. Nesse contexto, fizemos a doação das publicações selecionadas para descarte à Fundação Peter Pan, representada por Ana Claudia Moura Lemos, Assessora de Governança da Instituição, que nos visitou para a coleta do material e fez a entrega do Certificado de Gratidão à Faculdade CDL. A bibliotecária Camila Costa Freitas fez a recepção e demonstrou a nossa felicidade em poder contribuir dessa forma.

Associação Peter Pan

A Associação Peter Pan (APP) é referência no tratamento humanizado do câncer infantojuvenil na sociedade cearense e em outros estados do Norte e Nordeste do Brasil. A Instituição “possui 16 programas de promoção à saúde que assistem os pacientes em tratamento no Hospital Peter Pan, bem como seus cuidadores, desde sua entrada no hospital até o seu pós-tratamento.” Com isso “vem transformando o cenário do câncer infantojuvenil no estado do Ceará em 29 anos de história.”

Por Ana Luiza Chaves, Bibliotecária da Biblioteca Francisco Freitas Cordeiro, da Faculdade CDL.