O ditado popular “Oportunidade é cavalo selado” mostrou-se ontem, 17/09/2018, na Faculdade CDL, através da palestra “Desigualdade de Gênero e Violência contra a Mulher: desafios da sociedade brasileira” na qual a farmacêutica Maria da Penha e o professor José Raimundo Carvalho, mediados pela cientista política e professora Carla Michele Quaresma, estiveram presentes. Quem perdeu a oportunidade não terá como recuperar. A riqueza dos números e os depoimentos tornaram o evento muito especial. Números que superam em muito qualquer argumento machista e preconceituoso. Depoimentos que vão muito além do simplismo medíocre da violência doméstica.
Mas o que realmente me chamou a atenção foram os momentos em que percebi os olhares. Ah! Estes não têm preço. Envolvi-me tanto em observar os olhares que me não dei conta de os registrar. Olhares femininos e principalmente masculinos. Olhares ávidos pela escuta ativa dos números do professor José Raimundo Carvalho e dos depoimentos da farmacêutica Maria da Penha.
Dei-me conta que observei detidamente as expressões masculinas. Eram rostos admirados. Eram expressões melancólicas. Eram faces abismadas. Trejeitos estupefatos. Sorrisos amarelos. Olhares tristes. Franzir de testas admirados. Contorno agredidos pelas verdades dos fatos e depoimentos. Me dei conta que naquele momento somente um grande fotografo poderia captar tais expressões de maneira tão vividas.
As expressões femininas? Sim, as observei, mas me admirei mesmo foi com as masculinas. Naquele momento percebi pessoas, de várias idades, preocupadas com suas irmãs, mães, tias, primas, sobrinhas, amigas e colegas. Poderia resumir que a genialidade do professor José Raimundo Carvalho e da Maria da Penha foram únicas ao tocar uma plateia repleta de homens, mas foram além, foram aonde o conhecimento deve chegar: na mente e coração.
Todo conhecimento que chega de maneira uniforme na mente e conhecimento do ser humano, humaniza, transcende, amplia, chega além. Deixa de ser conhecimento e passar a ser sabedoria.
Oportunidade é cavalo selado.
Autor: Giovani Nogueira – Mestre em Administração e Controladoria (UFC) e coordenador do curso de Logística da Faculdade CDL