Blog da Faculdade CDL

Turmas a todo vapor!

27 de agosto de 2018

Quando temos muito movimento e tarefas a realizar, as horas e os dias passam mais rápido. As duas últimas semanas foram assim na nossa biblioteca, recebemos três turmas com objetivos de pesquisa junto à bibliografia e sites especializados.

A primeira, um 5º semestre de Ciências Contábeis, veio em busca da análise das demonstrações contábeis, conduzida pelo Professor Randal, que em sala de aula, já antecipou para os alunos o assunto e recomendou a pesquisa no livro “Análise das demonstrações contábeis”, de José Carlos Marion. Para o autor, o tripé da análise em nível introdutório é liquidez (situação financeira), rentabilidade (da empresa e do empresário) e endividamento (quantidade e qualidade). Os alunos, divididos em equipes, uns pesquisaram online, outros junto a livros, para completar os ensinamentos do Professor.

Saltando da Contabilidade para a Logística, alunos novatos do turno da manhã, fizeram uma pesquisa introdutória à matéria, conduzida pelo Professor Igor, que também orientou a turma do 4º semestre, noite, no assunto análise e projeto de redes logísticas, fundamental para “controlar a complexidade das operações e de seus respectivos fluxos”, conforme afirmam Matel e Vieira (2010, p. IX).

MARION, José Carlos. Análise das demonstrações contábeis: contabilidade empresarial. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 291 p.

MARTEL, Alain. Análise e projeto de redes logísticas. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. 236 p.