Blog da Faculdade CDL

4 livros para manter a aquisição de conhecimento nas férias

29 de junho de 2018

A professora Neurismene Oliveira, das disciplinas de Comunicação Empresarial e Português e Redação Empresarial, indica algumas obras para serem apreciadas durante as férias, estimulando a continuidade da aprendizagem

Começam as tão esperadas férias da faculdade e muita gente pensa que o melhor é não fazer nada. Mas isso também cansa, e se não escolhemos fazer coisas boas neste período, terminamos com a sensação de tempo perdido.
Podemos escolher fazer atividades ao ar livre, viajar, ficar em casa, mas em todas as opções cabe encaixar uma atividade que pode ser um prazer, apenas, ou uma oportunidade de “pensar fora da caixa”. Essa atividade é a leitura.

Conhecimento é uma das principais exigências do mercado competitivo aos profissionais. Mas é possível associar a busca do conhecimento a momentos de lazer, fazendo leituras diferentes, mas que conseguem ser úteis.
Provavelmente, a princípio, pode parecer “coisa de estudo”, mas posso garantir que não. Ler pode ser divertido, relaxante, inspirador.

Os insights, novos olhares, acontecem quando nos dispomos a fazer coisas incomuns. Ler livros diferentes é uma opção inteligente e saudável. Se ainda não se deixou levar por essa possibilidade, que tal tentar?

Algumas sugestões para gostos diferentes, começando com uma fábula:

A Revolução dos Bichos, de George Orwell

O gênero escolhido por George Orwell para sua ácida crítica ao antigo regime soviético foi a fábula, formato já utilizado por Esopo (o escravo contador de histórias na Grécia Antiga) e La Fontaine (escritor francês que viveu no século XVII) para descrever as idiossincrasias inerentes ao comportamento humano através de animais que falam e se comportam como… humanos. As fábulas têm fins educativos e permitem que a gente conheça mais sobre a sociedade em que vivemos e sobre nós mesmos. Além disso, ao contar uma história sobre pessoas mais centrada num contexto animal, Orwell cria a distância necessária para enxergarmos os absurdos de nosso comportamento. A denúncia disfarçada numa fábula se torna tão mais efetiva em regimes sujeitos a censura, pois o autor sempre pode alegar ter escrito uma narrativa meramente fantasiosa. (Fonte: Obvious)

Cirque Du Soleil: A Reinvenção do Espetáculo, de John Bacon

O Cirque du Soleil é fascínio para as pessoas em todo o mundo. Misto de idealização, competência, dedicação e intensa criatividade, este magnífico livro nos mostra como é render-se aos sentidos, confiar nos instintos, correr riscos e enfrentar novos desafios. Embora narre a viagem de autodescoberta de um homem, criador e um visionário que enxergou além do óbvio, Cirque du Soleil A reinvenção do espetáculo desvela também uma variedade de métodos simples com os quais qualquer um pode se tornar uma pessoa mais criativa, enxergar maiores possibilidades e conceber sua própria visão para o futuro. (Fonte: Skoob)

Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto, do Instituto Endeavor

Embora seja voltado a empreendedores, trazendo o depoimento de 50 empresários brasileiros, está entre as leituras recomendadas a contadores por posicionar a contabilidade entre uma série de desafios para uma empresa dar certo no país. Para interessados em gestão fiscal e tributária, é uma obra e tanto.

Poesia com Rapadura, de Bráulio Bessa

Bráulio Bessa, cordelista cearense, ganhou projeção nacional participando de um programa televisivo. Uma boa opção é ler um cordel por dia, cujas temáticas atuais são interessantíssimas para pensar um pouco sobre tudo.

Autora

Neurismene Oliveira, professora de Comunicação Empresarial e Português e Redação Empresarial, é Mestre em Educação, apaixonada pela profissão. Otimista, tem muita fé no poder de se superar. Aos alunos, diz que a vida não é fácil para ninguém, com a convicção de quem já viveu muita coisa e sabe que é preciso enfrentar desafios para poder superar os próprios limites.