Registramos as primeiras visitas à Biblioteca em 2023. Alunos do MBA Executivo em Gestão Comercial compareceram à Biblioteca em 02/02/2023 para discutir sobre Gerenciamento de categoria e operações de trade marketing. Shopper, consumidor, métricas e indicadores, merchandising, ponto-de-venda, varejo, mix de produtos, ECR, dentre outros tópicos, foram objeto dessa discussão.
A disciplina é lecionada pelo Professor Justino Barros, especialista na área, que proporciona aos alunos a oportunidade de conhecer a teoria totalmente associada à prática e vice-versa, ou seja, de perceber dentro da prática os vestígios da teoria sendo utilizada. O background do Professor permite tudo isso e muito mais, pois são compartilhados com a turma suas expertises e vivências amplas.
Estudar sobre Gerenciamento de categoria e operações de trade marketing possibilita ao aluno gerir o negócio com foco em resultados, negociar formal e informalmente, dominar técnicas de planejamento, analisar dados, elaborar estratégias, dentre outras habilidades. Por essa razão, Alvarez (2008, p. 98), afirma que:
A função do Trade Marketing deterá uma visão ampla do negócio, permitindo que contribua e oriente ações de marketing e vendas com o objetivo de obter sinergias e de facilitar a entrada no ponto de venda e a compra por parte do consumidor.
O trabalho de equipe envolveu pesquisa para responder à sondagem de conhecimento que o Professor lançou aos alunos. Para as perguntas acerca do assunto Gerenciamento de categoria e operações de trade marketing, Erika, Josué, Ana Paula e Alexandre marcaram forte presença com suas opiniões, promoveram debate, cada um defendendo seu ponto de vista. No entanto, sempre ouvindo um ao outro, para juntos chegarem a um consenso e responderem às questões lançadas pelo Professor. Essa interação é o que há de mais importante em trabalhos de equipe, e essa turma soube fazer muito bem isso.
Bibliotecas são espaços privilegiados, e quem tem acesso a elas, com certeza, é um privilegiado. Apesar das facilidades online, das possibilidades quase infinitas de pesquisa, frequentar uma biblioteca física ainda é a solução para muitas situações de estudo.
Nas bibliotecas, além do acervo, das conexões, dos recursos apropriados, da ambiência e do atendimento especializado, o frequentador leitor tem a garantia que ali os estudos acontecem, porque há clima favorável para concentração e dedicação.
O espaço da Biblioteca da Faculdade CDL é oportuno e convidativo para reuniões dessa natureza, e a equipe soube utilizar bem tudo isso, encerrando a noite com o sentimento de dever cumprido.
Na nossa opinião, essas primeiras visitas à Biblioteca renderam bons frutos.
Por Ana Luiza Chaves, Bibliotecária da Faculdade CDL.
ALVAREZ, Francisco Javier S. Mendizabal. Trade marketing: a conquista do consumidor no ponto de venda. São Paulo: Saraiva, 2008.