Blog da Faculdade CDL

Blog

Já escolheu seu livro? Aproveita, tem novidades de leitura na Biblioteca!

24 de outubro de 2022

Temos novidades de leitura! Estamos iniciando a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2022. Nada mais oportuno do que iniciar uma nova leitura. Sabemos que ela proporciona novos conhecimentos, abre caminhos, aguça a curiosidade, faz refletir e desperta o senso crítico. Sabemos também que há leitura espalhada em diversas plataformas, canais e mídias, toda ela válida, no entanto, é na Biblioteca que além da leitura em si, encontramos nossos pares e toda a ambiência que ela proporciona, desde o local propício até o atendimento personalizado dos responsáveis.

Doações

Recebemos doações de excelentes livros, os quais divulgamos abaixo com o comentário das estagiárias Camila e Victoria, responsáveis pelo processamento técnico das obras. Ambas consideram uma oportunidade ímpar o trabalho de catalogação dos livros, pois proporciona conhecer de perto as obras que compõem o acervo da Biblioteca, auxiliando na indicação para os usuários.

Camila, que classificou, catalogou e registrou os livros de Marketing, traz a sua reflexão a respeito, acompanhada das respectivas sínteses disponíveis na internet. É inegável que o nível competitivo dos profissionais na sociedade contemporânea está cada vez mais elevado. O mundo do trabalho mudou! Diante desses cenários altamente dinâmicos  é necessário encontrar ferramentas e métodos eficazes para se destacar entre os demais, cada um na sua área.

Nesse sentido, o Marketing oferece as estratégias necessárias para que cada profissional se mantenha visível e em destaque em seu segmento e possa gerar oportunidade de alavancar a sua carreira, permitindo aproximar-se do seu público, destacar-se em relação aos concorrentes, dentre outras possibilidades.

Para se tornar profissional habilitado a executar tais ações, é necessário manter-se sempre atualizado, com educação continuada e leituras de referências qualificadas. Na Biblioteca da Faculdade CDL encontramos um acervo plural a respeito do Marketing. Vejamos as novidades que acabaram de chegar sobre esse tema.

Sínteses dos livros de Marketing

1. Marketing em busca do obvio

Neste livro o autor busca simplificar as ferramentas e teorias do marketing para que todos os profissionais possam aplicá-las às suas realidades. Traduzindo o complicado marketing de grandes empresas para o simples ato de comunicar-se necessário a toda marca, produto ou serviço.

2. Estratégias de marketing para varejo

É um livro direcionado a profissionais e alunos que buscam ampliar seus conhecimentos sobre o mercado, que está cada vez mais segmentado e competitivo. Os autores apontam tendências e estratégias diferenciadas em varejo de produtos e serviços, apresentando exemplos práticos, buscando oferecer aos profissionais do setor subsídios para reflexão e alinhamento de suas atividades.

3. Criatividade e marketing: o clássico dos livros de marketing

Este livro ensina como a Criatividade aplicada ao Marketing pode e deve ser praticada e utilizada como uma ferramenta necessária e indispensável para o sucesso das ações nas áreas de comunicação.

4. Marketing descomplicado

O autor mostra, nesse livro que ter os clientes como o centro da proposta de valor e da estratégia de toda e qualquer organização, além de viável, é uma postura de valor inestimável para as empresas.

5. Marketing de serviços profissionais

Este livro tem como objetivo ajudar eficientemente todos os profissionais a comercializar seus serviços e a progredir nesta era intensa de concorrência.

6. Gestão de marketing em mercados industriais e organizacionais

As necessidades e os interesses do leitor serviram de foco para que os autores apresentassem uma análise clara, adequada e atrativa do gerenciamento de marketing industrial.

Victoria, que trabalhou com os livros de Estatística, considera que a Estatística é um estudo de grande importância, sendo frequentemente utilizada pelo governo, por empresas, pela ciência, por meios de comunicação etc. Sua relevância está relacionada a sua característica de orientar, permitindo que se compreenda e se interprete a situação no momento de qualquer decisão importante. Por ser uma ciência ampla, a Estatística é utilizada em diversas áreas de conhecimento, assim sendo um estudo necessário para a vida profissional.

Livros expostos na Biblioteca da Faculdade CDL no Dia Mundial do Livro

O conhecimento da Estatística se tornou atrativo para o mercado de trabalho, proporcionando ao profissional saber lidar com decisões importantes para entregar resultados positivos para empresas.

Além do campo profissional, a Estatística também é necessária na vida pessoal, por exemplo, na escolha de um país para moradia, no placar do time de futebol, na hora das compras, na meteorologia, nos algoritmos das redes sociais etc.

Atualmente, a Faculdade CDL tem a Estatística na matriz curricular de alguns cursos, como Ciências Contábeis, Psicologia, Administração, Logística, dentre outros. E como suporte para o estudo sobre Estatística, a Biblioteca da Faculdade CDL possui um acervo físico e virtual para orientar ou complementar os estudos.

Seguem as novidades de leitura de Estatística que chegaram em nosso acervo.

Sínteses dos livros de Estatística

1. Análise Multivariada

Hoje, o conhecimento estatístico se tornou requisito de primeira ordem e ocupa posição de destaque no exercício de várias profissões. A cada dia, os profissionais utilizam ferramentas estatísticas mais sofisticadas para auxiliá-las na tomada de decisões. A larga aplicação das técnicas multivariadas e a necessidade de disseminá-las de forma mais intensa no ambiente acadêmico e no empresarial motivaram os autores a produzir este livro, que oferece os conceitos estatísticos de forma mais objetiva e direta para o leitor, tornando-se mais acessível aos estudantes (de graduação e de pós-graduação) da área quantitativa. Sem deixar de explorar os componentes teóricos de maior relevância, demonstra-se didaticamente como utilizar as técnicas estatísticas com o apoio de softwares especializados.

2. Estatística para cursos de Engenharia e Informática

Este livro enfatiza a relação dos métodos estatísticos com o planejamento e desenvolvimento de pesquisas em Engenharia e Informática, o que diferencia da maioria dos livros-texto de Estatística, que tem uma preocupação excessiva com os aspectos matemáticos dos métodos estatísticos. Aqui, os métodos estatísticos são apresentados com muitas ilustrações, de forma simples e intuitiva. Os exemplos de motivação e exercícios são usualmente associados a problemas típicos de Engenharia e Informática, tornando o aprendizado mais agradável e motivador aos estudantes dessas áreas.

3. Estatística para ciências humanas

De maneira ampla e detalhada, Estatística para Ciências Humanas fornece uma introdução ao tema, com explicações claras que mostram como os métodos estatísticos podem ser aplicados à pesquisa social. Esta nova edição traz, além dos já tradicionais exemplos passo a passo e dos inúmeros exercícios, uma abordagem mais profunda de múltiplas regressões e análise de variância, bem como exercícios para aplicação no SPSS. Objetivo e didático, com rico material on-line, este livro é ideal para estudantes de administração, sociologia, publicidade e outros cursos da área de humanas que contam com estatística em seu currículo.

4. Estatística Básica

O livro é dividido em três partes. A primeira trata da análise de dados unidimensionais e bidimensionais, com atenção especial para métodos gráficos. A segunda parte traz os conceitos básicos de probabilidades e variáveis aleatórias. Por fim, a terceira parte estuda os tópicos principais da inferência estatística, além de alguns temas especiais, como regressão linear simples. Completo e didático, Estatística Básica é o livro mais adequado para alunos e profissionais de diversas áreas do conhecimento e se destaca por ser a única obra com uma seção em todos os capítulos que ensina a aplicar a teoria por meio dos pacotes computacionais Minitab®, Excel®, Splus® e o pacote do Repositório livre R®.

5. Estatística usando Excel

Nesta quarta edição de Estatística Usando Excel, boa parte dos temas da edição anterior foi reescrita e aumentada melhorando a sequência e compreensão dos temas. Novos temas foram adicionados ampliando os conceitos estatísticos como, por exemplo, a tabela de probabilidades conjuntas e totais, os cálculos inversos com a distribuição normal, o poder do teste de hipóteses, a análise de variância com dois fatores, a regressão linear múltipla, a projeção por ajuste de polinômio, taxa média e reta de regressão, a construção de um ou mais boxplot com os recursos próprios do Excel, e outros temas.

6. Estatística aplicada à gestão empresarial

Apresenta de forma simples, didática e clara conceitos de estatística descritiva e probabilidades aplicados à gestão empresarial, com uma grande variedade de exemplos e exercícios. Está distribuído em quinze capítulos, que abordam, inicialmente, o uso da estatística descritiva, incluindo a análise exploratória de dados, o uso dos gráficos, a análise com base em medidas de posição central, dispersão, ordenamento e forma. Contém também as técnicas da estatística inferencial, com construção de intervalos de confiança e testes de hipóteses de médias e proporções para uma ou duas amostras, tópicos de análise de regressão e correlação, incluindo ajuste por mínimos quadrados, estimativas de coeficientes de regressão e correlação e testes de hipóteses apropriados, além de explicações e exemplos sobre números-índices e séries temporais

Semana Nacional do livro e da Biblioteca

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980, que enfatiza em seu artigo 2º:

Os festejos e comemorações, de caráter cultural e popular, deverão ser levados a efeito em todo o território nacional.

Por Ana Luiza Chaves, Bibliotecária da Faculdade CDL,

com a participação das estagiárias de Biblioteconomia Camila Freitas e Victoria Lima.