No Dia Mundial do Livro só nos resta falar de livros. É só ou é tudo? Se tudo encontramos nos livros, se eles nos proporcionam abrir nossas mentes para conhecer algo novo, ficamos com o tudo.
E trazendo esse tudo para a nossa realidade de Faculdade CDL, temos aqui na nossa Biblioteca tudo para o nosso aluno explorar e se sair bem nos estudos. Livros de toda sorte, para todos os gostos e para todos os cursos que oferecemos.
Do RH à Tecnologia, do Marketing, passando pela Gestão Comercial à Logística, da Psicologia ao Direito, da Administração à Contabilidade, e no meio de tudo isso muita literatura, clássicos nacionais e internacionais, livros e mais livros… É só chegar e escolher.
Hoje, além de ler no formato tradicional, ainda temos o privilégio de ler clicando, de ler ouvindo, de ler conectado ou desligado, de ler até nas nuvens. São muitas as opções, só não lê quem não quer! E na Faculdade CDL nós temos ainda a Biblioteca Virtual Pearson, que contribui muito com os estudos, apresentando muitas facilidades de acesso.
A celebração do Dia Mundial do Livro foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1996. A data é uma homenagem ao escritor espanhol Miguel de Cervantes e ao escritor inglês Willian Shakespeare, em função da data de falecimento. Comemora-se também em 23 de Abril o Dia dos Direitos Autorais.
E como o assunto é livro, vale a pena lembrar do teórico da Biblioteconomia, o matemático e pensador indiano Shiyali Ramamritam Ranganathan. Ele definiu em 1928 cinco máximas que perpassam pelo livro, pelo seu leitor e pela instituição que os acolhe, as quais denominamos “As cinco Leis de Ranganathan“. Apesar do tempo, essas leis continuam factuais e verdadeiras até os dias de hoje.
As bibliotecas nas mais diferentes formas continuam abrigando os livros e disponibilizando-os para seus leitores.
Por Ana Luiza Chaves, Bibliotecária da Faculdade CDL