Ser leitor é mergulhar nas realidades propostas pelos autores. Realidades muitas vezes não reais, contextuais e imaginárias, em que se pode viver uma história, ter um sentimento, viajar para um lugar ou simplesmente ler o que está acontecendo no mundo, não importa.
Haverá uma leitura que chame a atenção de qualquer um, seja pelo conteúdo, pelo autor, pela indicação, pela badalação, pelo texto em si, pelas imagens ou pela simples curiosidade, daí teremos um leitor.
Ler para ser, ler para entender, ler para saber, ler para crer, ler para crescer, ler para desenvolver, ler para conceber, ler para escrever! Seja leitor, é compensador! Qualquer leitor já é um vencedor.
Leitor é leitor, independente da situação, do contexto, da inclinação e da aptidão, do que lê e do que não lê. Tanto é que Daniel Pennac na obra “Como um Romance”, definiu dez direitos que os chamou de imprescritíveis, conhecidos como os 10 mandamentos do leitor.
Deu vontade de ler? Na Faculdade CDL temos acervo de biblioteca física e virtual, com leitura de lazer e de estudo, histórias pequenas e longas, tratados e romances, cultura geral e ciência, enfim, livros de toda sorte, para qualquer tipo de leitor. E temos novidades! Recentemente recebemos uma grande doação de livros, em breve divulgaremos.
O prazer da leitura é o pressuposto de tudo o mais. Quem gosta de ler tem nas mãos as chaves do mundo.
RUBEM ALVES
E digo que somos feitos de papel, porque somos feitos das leituras que fizemos.
JOSÉ SARAMAGO
Por Ana Luiza Chaves, Bibliotecária da Faculdade CDL.